A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TAFONOMIA. Tafonomia Tafonomia Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. Estudo das leis que governam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TAFONOMIA. Tafonomia Tafonomia Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. Estudo das leis que governam."— Transcrição da apresentação:

1 TAFONOMIA

2 Tafonomia Tafonomia Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. Análise dos processos de preservação e como eles afetam a informação no registro biológico. Análise dos processos de preservação e como eles afetam a informação no registro biológico. Subdivisões Subdivisões 1. Bioestratinomia. 1. Bioestratinomia. 2. Diagênese dos fósseis. 2. Diagênese dos fósseis.

3 Tafonomia Tafonomia 1. Bioestratinomia engloba a história sedimentar dos restos esqueléticos até o soterramento. engloba a história sedimentar dos restos esqueléticos até o soterramento. Causas de morte. Causas de morte. Decomposição. Decomposição. Transporte. Transporte. Soterramento. Soterramento.

4 Tafonomia Tafonomia 2. Diagênese dos restos orgânicos reunião dos processos físicos e químicos que alteram os restos esqueléticos após o soterramento. reunião dos processos físicos e químicos que alteram os restos esqueléticos após o soterramento. * necrólise. * necrólise. * soerguimento tectônico. * soerguimento tectônico.

5 Tafonomia Tafonomia

6 Ciência interdisciplinar que envolve conhecimentos paleontológicos, geológicos, biológicos, ecológicos e a ampla escala de análise dos dados. Ciência interdisciplinar que envolve conhecimentos paleontológicos, geológicos, biológicos, ecológicos e a ampla escala de análise dos dados. * Retrato de morte distorcido e repleto de tendenciamentos. * Retrato de vida identificação e descrição dos processos tafonômicos/sedimentares/temporais que atuaram para formar o retrato de morte. * Retrato de vida identificação e descrição dos processos tafonômicos/sedimentares/temporais que atuaram para formar o retrato de morte.

7 Tafonomia Tafonomia auxilia na determinação de camadas-guias. auxilia na determinação de camadas-guias. determinação de tafofacies. determinação de tafofacies. ferramenta de análise de bacias. ferramenta de análise de bacias. resolução temporal dos estratos biológicos. resolução temporal dos estratos biológicos. estabelecimento de seqüências estratigráficas. estabelecimento de seqüências estratigráficas. # identificação de eventos sedimentares e causa mortis de organismos. # reconstituições paleoecológicas e/ou auxílio na determinação do padrão de comportamento social em paleocomunidades.

8 Tafonomia Tafonomia Assembléia Assembléia qualquer acumulação relativamente densa de partes duras esqueléticas, a despeito de sua composição taxonômica, estado de preservação ou grau de modificação pós-morte. qualquer acumulação relativamente densa de partes duras esqueléticas, a despeito de sua composição taxonômica, estado de preservação ou grau de modificação pós-morte. Tipos Tipos * Assembléia autóctone composta por fósseis derivados de uma comunidade local e preservados em posição de vida. * Assembléia parautóctone formada por espécimens. autóctones que não foram transportados para fora de seu habitat original. * Assembléia alóctone composta por espécimens transportados para fora de seu habitat de vida.

9 Tafonomia Tafonomia Coleta Coleta natureza do estudo que será realizado. natureza do estudo que será realizado. qualidade e natureza dos afloramentos investigados. qualidade e natureza dos afloramentos investigados. tipo de preservação do material estudado. tipo de preservação do material estudado. * retirada azimutal de toda concentração orgânica no afloramento (anotações de topo e base). * retirada azimutal de toda concentração orgânica no afloramento (anotações de topo e base).

10 Tafonomia Tafonomia A coleta dos restos orgânicos: A coleta dos restos orgânicos: o encontro costuma ser não intencional o encontro costuma ser não intencional * em escavações. * em escavações. * quando rochas sedimentares afloram. * quando rochas sedimentares afloram. * quando bacias sedimentares são elevadas por tectonismo. * quando bacias sedimentares são elevadas por tectonismo. * quando a erosão desgasta sedimentos expostos. * quando a erosão desgasta sedimentos expostos. * quando áreas são desnudadas de sua cobertura vegetal. * quando áreas são desnudadas de sua cobertura vegetal.

11 Tafonomia Tafonomia Selecionando a área de pesquisa Selecionando a área de pesquisa * dependerá do interesse do pesquisador * dependerá do interesse do pesquisador verificação dos trabalhos e mapas geológicos. verificação dos trabalhos e mapas geológicos. verificação do relevo e do tipo de sedimento. verificação do relevo e do tipo de sedimento. verificação de informações junto aos moradores da região. verificação de informações junto aos moradores da região. Material de coleta Material de coleta vassouras, facas, escovas, brochas, pincéis, pás, picaretas, martelos, talhadeiras, formões, estiletes, tesouras, bisturis. vassouras, facas, escovas, brochas, pincéis, pás, picaretas, martelos, talhadeiras, formões, estiletes, tesouras, bisturis.

12 Tafonomia Tafonomia Técnicas de preparação: Técnicas de preparação: Micro organismos Micro organismos * seção polida * seção polida * lâmina delgada * lâmina delgada * desintegração mecânica * desintegração mecânica * desintegração com água oxigenada * desintegração com água oxigenada * uso de ácido fluorídrico (HF) * uso de ácido fluorídrico (HF) * cristalização * cristalização * método de Schulze * método de Schulze

13 Tafonomia Tafonomia Técnicas de preparação: Técnicas de preparação: Vertebrados Vertebrados * gesso e/ou resina. * gesso e/ou resina. # deve ser anotada a orientação espacial do elemento ósseo com as rochas encaixantes. # verificação de sua relação com os limites da camada e das estruturas sedimentares internas.

14 Tafonomia Tafonomia Descrição Descrição importante na identificação dos diferentes processos físico/químico/biológico responsáveis pela origem de assembléias. importante na identificação dos diferentes processos físico/químico/biológico responsáveis pela origem de assembléias. * Feições sedimentológicas. * Feições bioestratinômicas dos bioclastos. * Feições estratigráficas da assembléia. * Feições paleoecológicas da assembléia. * Feições diagenéticas dos bioclastos.

15 Tafonomia Tafonomia Feições sedimentológicas Feições sedimentológicas volume de bioclastos (%) no depósito. volume de bioclastos (%) no depósito. grau de empacotamento dos bioclastos. grau de empacotamento dos bioclastos. tamanho dos bioclastos. tamanho dos bioclastos. grau de seleção dos bioclastos. grau de seleção dos bioclastos.

16

17

18 Tafonomia Tafonomia Feições bioestratinômicas dos bioclastos Feições bioestratinômicas dos bioclastos orientação dos bioclastos. orientação dos bioclastos. grau de articulação das carapaças ou esqueletos. grau de articulação das carapaças ou esqueletos. fragmentação. fragmentação. corrosão. corrosão. incrustação. incrustação.

19

20

21 Tafonomia Tafonomia Outras feições bioestratinômicas Outras feições bioestratinômicas # Desarticulação resultante do retrabalhamento, a partir de processos físicos (transporte). resultante do retrabalhamento, a partir de processos físicos (transporte). # Fragmentação resultante de ação hidráulica e/ou biogênica. resultante de ação hidráulica e/ou biogênica.

22 Tafonomia Tafonomia Outras feições bioestratinômicas Outras feições bioestratinômicas # Abrasão, Bioerosão e Dissolução atuação inicial em restos esqueléticos expostos na interface água/sedimento por prolongados períodos de tempo. atuação inicial em restos esqueléticos expostos na interface água/sedimento por prolongados períodos de tempo. # Dissolução associada à atividade de águas intersticiais, organismos ou águas subterrâneas e superficiais em relação ao intemperismo. associada à atividade de águas intersticiais, organismos ou águas subterrâneas e superficiais em relação ao intemperismo.

23

24

25 Tafonomia Tafonomia Feições estratigráficas da assembléia Feições estratigráficas da assembléia espessura. espessura. extensão lateral. extensão lateral. geometria do depósito. geometria do depósito. contatos estratigráficos (superfícies de erosão). contatos estratigráficos (superfícies de erosão). estrutura interna ou microestratigrafia. estrutura interna ou microestratigrafia. posição na seqüência deposicional. posição na seqüência deposicional. Feições paleoecológicas da assembléia Feições paleoecológicas da assembléia número de espécies. número de espécies. abundancia relativa de espécies. abundancia relativa de espécies. composição taxonômica. composição taxonômica. modo de vida. modo de vida. classes de tamanho (idade). classes de tamanho (idade). mineralogia e microarquitetura (originais). mineralogia e microarquitetura (originais).

26 Tafonomia Tafonomia Estratigrafia Estratigrafia

27 Tafonomia Tafonomia Paleoecologia Paleoecologia

28 Tafonomia Tafonomia Feições diagenéticas Feições diagenéticas

29 Tafonomia Tafonomia Restos alterados Restos alterados são aqueles em que se processa a verdadeira fossilização, pela ocorrência de alterações químicas, mineralógicas, ou ambas, no organismo durante a fossildiagênese. são aqueles em que se processa a verdadeira fossilização, pela ocorrência de alterações químicas, mineralógicas, ou ambas, no organismo durante a fossildiagênese. Tipos fundamentais Tipos fundamentais 1. Recristalização 1. Recristalização 2. Substituição 2. Substituição 3. Carbonização 3. Carbonização

30 Tafonomia Tafonomia 1. Recristalização não ocorreu a verdadeira fossilização. não ocorreu a verdadeira fossilização. manteve-se a composição original. manteve-se a composição original. ocorreu a perda ou alteração mineralógica. ocorreu a perda ou alteração mineralógica. Processou-se uma reordenação cristalográfica. Processou-se uma reordenação cristalográfica.

31 Tafonomia Tafonomia 2. Substituição dissolução química dos compostos orgânicos originais. dissolução química dos compostos orgânicos originais. deposição simultânea de alguma substância mineral do solo. deposição simultânea de alguma substância mineral do solo. * processo rápido cópia grosseira. * processo rápido cópia grosseira. * processo lento cópia idêntica (substituição histometabásica). * processo lento cópia idêntica (substituição histometabásica).

32 Tafonomia Tafonomia Principais tipos de Substituição: Principais tipos de Substituição: Carbonatização Carbonatização substituição por carbonato de cálcio (calcário). substituição por carbonato de cálcio (calcário). mineral mais comum na natureza. mineral mais comum na natureza. Silicificação Silicificação substituição por sílica. substituição por sílica. pode associar-se a íons metálicos. pode associar-se a íons metálicos. coloração variada. coloração variada.

33 Tafonomia Tafonomia 3. Carbonização perda dos elementos voláteis (H, O e N). perda dos elementos voláteis (H, O e N). enriquecimento gradual de carbono. enriquecimento gradual de carbono. processo comum em animais e vegetais marinhos quitinosos. processo comum em animais e vegetais marinhos quitinosos. * exemplo clássico carvão mineral. * exemplo clássico carvão mineral.

34 Tafonomia Tafonomia Indícios Indícios quaisquer vestígios indicadores da presença de organismos viventes em tempos geológicos pretéritos. quaisquer vestígios indicadores da presença de organismos viventes em tempos geológicos pretéritos. Categorias Categorias * moldes * moldes * pegadas e pistas * pegadas e pistas * coprólitos * coprólitos * ovos * ovos

35 Tafonomia Tafonomia Moldes Moldes impressões deixadas pelo organismo no sedimento sepultante após seu sepultamento e posterior destruição. impressões deixadas pelo organismo no sedimento sepultante após seu sepultamento e posterior destruição. Tipos Tipos * molde externo (baixo relevo). * molde interno (alto relevo). * contra molde (réplica inorgânica).

36 Tafonomia Tafonomia Pegadas e Pistas Pegadas e Pistas impressões deixadas pelo organismo em seu deslocamento (marcas de sua locomoção). impressões deixadas pelo organismo em seu deslocamento (marcas de sua locomoção). comuns em areia molhada, terra fofa, áreas lodosas, etc. comuns em areia molhada, terra fofa, áreas lodosas, etc. * pegadas impressões de patas de vertebrados. * pegadas impressões de patas de vertebrados. * pistas impressões de invertebrados e vertebrados rastejantes. * pistas impressões de invertebrados e vertebrados rastejantes. Estudo de grande valor paleontológico biomecânica da marcha (configuração anatômica). Estudo de grande valor paleontológico biomecânica da marcha (configuração anatômica).

37 Tafonomia Tafonomia Ovos Ovos bastante conhecidos. bastante conhecidos. de variados grupos taxonômicos. de variados grupos taxonômicos. de variadas idades geológicas. de variadas idades geológicas. comuns em areia molhada, terra fofa, áreas lodosas, etc. comuns em areia molhada, terra fofa, áreas lodosas, etc. * especialmente importantes ovos de répteis mesozóicos. * especialmente importantes ovos de répteis mesozóicos. * inesperados conhecimentos reprodutivos e embrionários. * inesperados conhecimentos reprodutivos e embrionários.

38 Tafonomia Tafonomia Coprólitos Coprólitos massas nodulares fosfáticas. massas nodulares fosfáticas. * têm fornecido valiosas informações sobre o regime alimentar e aspectos morfológicos dos tubos digestivos de diversos animais. * têm fornecido valiosas informações sobre o regime alimentar e aspectos morfológicos dos tubos digestivos de diversos animais. * Paleoparasitologia estuda o parasitismo através dos excremento fósseis. * Paleoparasitologia estuda o parasitismo através dos excremento fósseis.

39 Tafonomia Tafonomia A cor dos fósseis A cor dos fósseis costuma ser secundária (alterada para a cor do sedimento). costuma ser secundária (alterada para a cor do sedimento). Cores mais comuns: Cores mais comuns: * calcários brancos branca (levemente acinzentada). * calcários brancos branca (levemente acinzentada). * calcários com óxido de ferro levemente avermelhada. * calcários com óxido de ferro levemente avermelhada. * sílica pura branca. * sílica pura branca. * sílica com óxido metálicos multicolorida. * sílica com óxido metálicos multicolorida. * depósitos carboníferos e betuminosos cinza escura ou preta. * depósitos carboníferos e betuminosos cinza escura ou preta.

40 Tafonomia Tafonomia Pseudofósseis Pseudofósseis estruturas inorgânicas que podem ser confundidas com estruturas animais ou vegetais. estruturas inorgânicas que podem ser confundidas com estruturas animais ou vegetais. Problemáticos Problemáticos estruturas, especialmente pré-cambrianas, que até o presente momento não tiveram suas origens (orgânica ou inorgânica) definidas. estruturas, especialmente pré-cambrianas, que até o presente momento não tiveram suas origens (orgânica ou inorgânica) definidas.

41 Tafonomia Tafonomia A cor dos fósseis A cor dos fósseis costuma ser secundária (alterada para a cor do sedimento). costuma ser secundária (alterada para a cor do sedimento). Cores mais comuns: Cores mais comuns: * calcários brancos branca (levemente acinzentada). * calcários brancos branca (levemente acinzentada). * calcários com óxido de ferro levemente avermelhada. * calcários com óxido de ferro levemente avermelhada. * sílica pura branca. * sílica pura branca. * sílica com óxido metálicos multicolorida. * sílica com óxido metálicos multicolorida. * depósitos carboníferos e betuminosos cinza escura ou preta. * depósitos carboníferos e betuminosos cinza escura ou preta.

42 A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA Pseudofósseis Pseudofósseis estruturas inorgânicas que podem ser confundidas com estruturas animais ou vegetais. estruturas inorgânicas que podem ser confundidas com estruturas animais ou vegetais. Problemáticos Problemáticos estruturas, especialmente pré-cambrianas, que até o presente momento não tiveram suas origens (orgânica ou inorgânica) definidas. estruturas, especialmente pré-cambrianas, que até o presente momento não tiveram suas origens (orgânica ou inorgânica) definidas.


Carregar ppt "TAFONOMIA. Tafonomia Tafonomia Estudo das leis que governam a transição dos restos orgânicos da biosfera para litosfera. Estudo das leis que governam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google