A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Geografia bíblica. ESTRUTURAIntrodução 1.Definição de geografia geral. 2.Ciências auxiliares à Geografia (História, Geologia, Arqueologia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Geografia bíblica. ESTRUTURAIntrodução 1.Definição de geografia geral. 2.Ciências auxiliares à Geografia (História, Geologia, Arqueologia,"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Geografia bíblica

2 ESTRUTURAIntrodução 1.Definição de geografia geral. 2.Ciências auxiliares à Geografia (História, Geologia, Arqueologia, Palentologia). 3.Definição de geografia bíblica. 4.Divisão da geografia bíblica 5.Distribuição da geografia bíblica (Geral, Regional, Física [Climatologia, Biogeografia, Hidrografia, Humana]). 6.Relação entre Geografia Bíblica e Geral. 7.Instrumentos que auxiliam no estudo da Geografia Bíblica.

3 Introdução 1 – DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA GERAL A palavra geografia é formada dos termos gregos gê e graph que, respectivamente, significam terra, solo, chão e descrição, descrever. Geografia, assim, é a descrição da terra. Modernamente, é a ciência que estuda a organização do espaço terrestre, determinada pela convergência de fatores físicos, biológicos e sociais, desenvolvido pelo homem.

4 Introdução 2 – CIÊNCIAS AUXILIARES À GEOGRAFIA a)História b)Geologia c)Arqueologia d)Paleontologia

5 Introdução a) História Ciência responsável pela narração e análise social e crítica dos acontecimentos passados relevantes ocorridos na vida dos povos tanto antigos quanto hodiernos. Analisa desde os acontecimentos sociais, políticos, econômicos e até os artísticos e religiosos que tenham provocado importantes transformações nas sociedades humanas.

6 Introdução b) Geologia Ciência que tem por objetivo o estudo dos materiais que compõem o globo terrestre, bem como a origem, formação e sucessivas transformações da terra, e da evolução do seu mundo orgânico.

7 Introdução c) Arqueologia Arqueologia é a recuperação e o estudo sistemático dos restos materiais do passado, dos quais se tiram conclusões sobre a cultura, cenário, a sociedade e a história do povo que deixou as relíquias.

8 Introdução d) Paleontologia Os campos do estudo da paleontologia são os vegetais e os animais fósseis. Esta ciência pesquisa toda espécie de vestígio das primitivas formas de vida e os classificam numa determinada sequência, segundo as idades relativas das rochas.

9 Introdução 3 – DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA BÍBLICA Geografia bíblica é o ramo da introdução bíblica cuja finalidade é localizar, descrever e explicar as diferentes paisagens que são descritas nas Escrituras, além de observar como o homem se organizou no espaço terrestre em que viveram os povos bíblicos.

10 Introdução 4 – DIVISÃO DA GEOGRAFIA BÍBLICA Geografia do Antigo Testamento Geografia do Novo Testamento

11 Introdução 5 – DISTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA BÍBLICA A) Geral B) Regional C) Física Climatologia Biogeografia Hidrografia Humana

12 Introdução A) GERAL Quando trata dos fatos geográficos e humanos expostos na Bíblia em sua dimensão mundial, como por exemplo: rios do mundo bíblico, montanhas do mundo bíblico.

13 Introdução B) REGIONAL Quando ocupa apenas uma área da superfície terrestre, como por exemplo: a distribuição da Palestina entre as doze tribos, ou os eventos e locais da 2ª viagem missionária de Paulo.

14 Introdução C) FÍSICA Trata do espaço terrestre tal qual se encontra na natureza, independentemente da ação do homem. Compreende diversos ramos, entre eles:

15 Introdução C limatologia que estuda os climas. B iogeografia que estuda a distribuição dos animais (Zoogeografia) e vegetais (Fitogeografia) no globo terrestre. H idrografia que estuda as águas na superfície terrestre. H umana que estuda o espaço ocupado e elaborado pelo homem.

16 Introdução 6 – RELAÇÃO ENTRE GEOGRAFIA BÍBLICA E GEOGRAFIA GERAL A geografia bíblica é uma ciência auxiliar à exegese (Principal importância da disciplina). Alguns a classificam como um ramo da geografia geral, apesar dos cursos superiores de geografia jamais considerarem a geografia bíblica um sub-ramo de seu campo.

17 Introdução 7 – INSTRUMENTOS QUE AUXILIAM NO ESTUDO DA GEOGRAFIA BÍBLICA a) Bíblia b) Cartografia


Carregar ppt "Introdução Geografia bíblica. ESTRUTURAIntrodução 1.Definição de geografia geral. 2.Ciências auxiliares à Geografia (História, Geologia, Arqueologia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google