A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Epidemiologia Descritiva Claudia Barleta 2010. Variáveis de: Tempo, Espaço e Pessoa Epidemiologia Descritiva – é o estudo da distribuição de freqüência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Epidemiologia Descritiva Claudia Barleta 2010. Variáveis de: Tempo, Espaço e Pessoa Epidemiologia Descritiva – é o estudo da distribuição de freqüência."— Transcrição da apresentação:

1 Epidemiologia Descritiva Claudia Barleta 2010

2 Variáveis de: Tempo, Espaço e Pessoa Epidemiologia Descritiva – é o estudo da distribuição de freqüência das doenças e dos agravos à saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo, ao espaço – ambientais e populacionais – e à pessoa, possibilitando o detalhamento do perfil epidemiológico, com vistas à promoção da saúde.

3 Ciência Epidemiológica: são fundamentais os seguintes conhecimentos: onde, quando e sobre quem ocorre tal doença? há grupos mais vulneráveis? existe alguma época do ano em que aumenta o número de casos? qual a distribuição geográfica da doença? há diferenças regionais/locais? qual(is) a(s) faixa(s) etária(s) mais atingida(s)? pertencer a uma dada classe social determina diferenças nos riscos? A capacidade de levantar pistas conducentes a estudos complementares dá à epidemiologia descritiva um significado e uma força especiais que transcendem a sua simples capacidade de descrever o fenômeno.

4 Variáveis relacionadas ao Tempo Distribuição Cronológica – relação entre uma sequência de marcos cronológicos sucessivos e uma variável de freqüência de casos ou de óbitos. Tem os seguintes papéis: exibir a ação da doença ou agravo, desde a atualidade, regredindo a um tempo passado; mostrar o tipo de variação que caracteriza o processo estudado, se cíclico ou errático, se sazonal ou não; revelar a tendência secular do processo; manifestar o caráter endêmico ou epidêmico da doença;

5 Com o objetivo de: - fazer uma avaliação das Medidas de Controle; - auxiliar na compreensão de eventos inusitados; - detectar epidemias Variações: Atípicas Cíclicas – Sazonal Tendências – De Elevação; de Constância e de Redução Exemplos atuais: A.Mudança na estrutura da morbimortalidade – doenças cardiovasculares/infecciosas e aumento das mortes violentas; B.Diminuição da morbimortalidade por doenças imunopreviníveis; C.Permanência e até agravamento dos níveis de pobreza em algumas regiões do mundo.

6 Variáveis relacionadas ao Espaço - Variáveis Geopolíticas – países das Américas, do terceiro mundo; - Variáveis Político-Administrativas; diferenças entre regiões - Variáveis Geográficas Fatores Ambientais: Fatores Populacionais: Variáveis relacionadas às pessoas Idade e Gênero 1) Naturais – Localização, Relevo, Hidrografia, Solo, clima, Vegetação e Fauna; 2) Artificiais – Alteração da paisagem natural, Emissão de poluentes, Uso abusivo de agrotóxicos, Contaminação de alimentos, Introdução de aditivos químicos, Restrição na quantidade e diversificação de alimentos disponíveis, Tipo de habitação, Organização do espaço urbano e Condições adversas nos locais de trabalho 1)Demográficos – pirâmide populacional; 2)Sociais – cultura, religião, organização social, condições sócio-econômicas, Variação urbano/rural.


Carregar ppt "Epidemiologia Descritiva Claudia Barleta 2010. Variáveis de: Tempo, Espaço e Pessoa Epidemiologia Descritiva – é o estudo da distribuição de freqüência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google