A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Endemia: Ocorrência coletiva de uma doença no decorrer de um largo período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Endemia: Ocorrência coletiva de uma doença no decorrer de um largo período."— Transcrição da apresentação:

1

2 Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Endemia: Ocorrência coletiva de uma doença no decorrer de um largo período histórico Pandemia: Ocorrência epidêmica caracterizada pôr uma distribuição espacial atingindo várias nações Surto: Uma ocorrência epidêmica restrita a um espaço extremamente delimitado Morbidade: Comportamento das doenças e dos agravos da saúde em uma população exposta Prevalência: Relação entre o número de casos conhecidos de uma dada doença e a população Letalidade: Maior ou menor poder que tem uma doença em provocar a morte das pessoas que adoeceram pôr esta doença

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ALGUNS INDICADORES NOVOS DESAFIOS PARA A VIGILÂNCIA NACIONAL

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE MARCOS REFERENCIAIS:.. A democratização da informação é fator essencial no processo de construção da cidadania;. Informação não pode ser confundida com informática, pois esta é apenas um meio, podendo ou não ser adotada pelos municípios;. Descentralizar e democratizar a gestão dos serviços de saúde pressupõe a descentralização e a democratização do acesso às informações em saúde;. As informações oriundas do setor privado, participantes ou não do SUS, devem integrar ao Sistemas de Informação em Saúde nos três níveis de governo;. Não permitir que se percam os sistemas de informação já existentes.

5 CONCEITOS IMPORTANTES NO SIS: Dado: valor quantitativo obtido para caracterizar um fato ou uma circunstância, ou ainda matéria-prima da produção de informação. Informação: conhecimento obtido a partir dos dados e que implica em interpretação por parte do usuário ou seja informação é o dado trabalhado. Sistema de Informação: conjunto de componentes que atuam de forma integrada e que têm por finalidade produzir a informação necessária e oportuna para implementar processos de decisão no sistema de serviços de saúde (OPAS); De forma esquemática, pode-se dizer que qualquer Sistema de Informação tem, pelo menos, três componentes básicos: Coleta de Dados, Processamento de Dados e Produção de Informação(que inclui a retroalimentação).

6

7 Finalidades do Sistema de Informação em Saúde. Subsidiar a organização e a operacionalização dos serviços de saúde;. Facilitar o processo de tomada de decisão no sistema de serviços de saúde;. Reduzir a influência de fatores subjetivos (políticos, culturais, clientelísticos, etc.) no processo de tomada de decisão;. Viabilizar o redesenho de seu próprio sistema;. Informar dentro e entre os níveis que compõem o SIS e o SUS;. Colaborar na fixação de metas e padrões;. Atender à necessidade de informação da Instituição;. Implementar a cidadania, através da democratização da informação

8 SUB-SISTEMAS QUE COMPÕEM O SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SiglaNome do Sistemao que faz Indicadores SINANSistema de Informação de Agravos de Notificação (1) Reúne informações sobre as doenças de notificação compulsória do país SIMSistema de Informação sobre Mortalidade (1) Reúne informações de todos os óbitos do país Informações relacionadas à situação de saúde SINASCSistema de Informação sobre Nascidos Vivos (1) Reúne informações sobre os nascidos vivos do país SISVANSistema de Informação de Vigilância Alimentar e Nutricional (1) Reúne informações relativas à situação alimentar e nutricional SIAPIAvaliação do Programa de Imunizações (1) Reúne informações referentes à imunização Informações relacionadas à situação de saúde Informações relacionadas à situação de saúde

9 SIA-SUS Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (2) Reúne informações relativas ao atendimento ambulatorial realizado pelo SUS Informações relacionadas à assistência e à administração SIH-SUSSistema de Informação Hospitalar do SUS (2) Reúne informações relativas às internações hospitalares no país SIABSistema de Informação de Atenção Básica (2) Reúne informações relativas aos atendimentos realizados pelos serviços de atenção básica de saúde CENSO Sistema Decenal de dados sobre a população (3) Reúne informações relativas à população brasileira Informações extra-setoriais Órgão responsável: (1) Ministério da Saúde – Centro Nacional de Epidemiologia (FUNASA/CENEPI) (2) Ministério da Saúde – Departamento de Informática do SUS – DATASUS (3) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

10 FONTES DE DADOS Morbidade Dados demográficos: populacionais sócio-econômicos habitacionais culturais saneamento Mortalidade SINAN, SIAB, SIH-SUS, SIA-SUS Laboratórios e Unidades Hospitalares Lideranças comunitárias e religiosas Inquéritos Equipes de Saúde da Família Programa de agentes comunitários de saúde (PACS); entre outras. Instituto Brasileiro de Geografia Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Estadual e Municipal de Planejamento SINASC; entre outras SIM Cartórios (registros de óbitos) Cemitérios Hospitais; entre outras


Carregar ppt "Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Endemia: Ocorrência coletiva de uma doença no decorrer de um largo período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google