A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matriz de indicadores do eixo Condições de Vida e Saúde do Observatório de Saúde da RMSP Álvaro Escrivão Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matriz de indicadores do eixo Condições de Vida e Saúde do Observatório de Saúde da RMSP Álvaro Escrivão Junior."— Transcrição da apresentação:

1 Matriz de indicadores do eixo Condições de Vida e Saúde do Observatório de Saúde da RMSP Álvaro Escrivão Junior

2 Condições de Vida e Saúde na RMSP Reflexão sobre os problemas de saúde mais relevantes para a população da RMSP, com ênfase nas desigualdades das condições de vida e de trabalho e da situação de saúde. Resgate do olhar para a metrópole no processo de regionalização do SUS

3 Condições de Vida e Saúde na RMSP Com o movimento de descentralização para os municípios, o recorte metropolitano foi relegado a um segundo plano dificultando as medidas necessárias para o enfrentamento da conseqüentemente um agravamento da desigualdade social e de saúde neste espaço

4 Eixo Condições de vida e Saúde Definir, analisar e divulgar instrumentos de avaliação e monitoramento da situação de saúde da população da Região Metropolitana de São Paulo, para subsidiar os gestores de saúde no planejamento e implementação de políticas públicas e as iniciativas da sociedade voltadas para a diminuição das desigualdades em saúde.

5 Eixo Condições de vida e Saúde Selecionar indicadores adequados para fornecer um quadro simples, porém sensível das condições de vida e saúde da RMSP Produzir indicadores de acompanhamento, avaliação de tendências, análises de distribuição espacial, análise de perfis, entre outras abordagens necessárias

6 Eixo Condições de vida e Saúde Aprimorar -em termos de conteúdo, qualidade e cobertura- as fontes de dados nacionais e estaduais para o estudo da iniqüidade em saúde e do desenvolvimento de alternativas ainda pouco exploradas para este tipo de estudo, principalmente em áreas menores

7 Dimensões do Eixo - I Os determinantes ambientais são os fatores físicos, químicos e biológicos do ambiente que atuam como determinantes de agravos à saúde. Os socioeconômicos e demográficos envolvem as características socioeconômicas e demográficas, contextuais e dos indivíduos relacionadas com a produção de agravos à saúde.

8 Dimensões do Eixo - II Os comportamentais e biológicos abrangem atitudes, práticas, crenças, bem como fatores biológicos individuais que condicionam ou predispõem a ocorrência dos problemas de saúde. As condições de saúde da população são estudadas por meio de indicadores de morbidade (sintomas, doenças e deficiências), estado funcional (limitação ou restrição de atividades cotidianas), bem estar (qualidade de vida) e de mortalidade.

9 Seleção dos indicadores - I A seleção do conjunto básico de indicadores – e de seus níveis de desagregação – deve ajustar-se à disponibilidade de sistemas de informação, fontes de dados, recursos, prioridades e necessidades específicas em cada região. A manutenção deste conjunto de indicadores deve depender de instrumentos e métodos simples, para facilitar a sua extração regular dos sistemas de informação.

10 Seleção dos indicadores - II Para assegurar a confiança dos usuários na informação produzida, é necessário monitorar a qualidade dos indicadores e revisar periodicamente a consistência da série histórica de dados, e disseminar a informação com oportunidade e regularidade.

11 Seleção dos indicadores - III Algumas informações relevantes para a gestão de saúde não estão disponíveis com nível de desagregação municipal ou das regiões de saúde, como por exemplo a Pesquisa Nacional de Domicílios – PNAD. Esses indicadores serão trabalhados na análise da Região Metropolitana, pois consideramos que as informações contidas nesse tipo de pesquisa são extremamente relevantes na identificação de necessidades de saúde.

12 Metodologia de Seleção Análise de artigos e pesquisas referentes às dimensões do eixo Condições de Vida e Saúde Projeto Bireme Análise das experiências de sistematizações de indicadores referentes ao eixo condições de vida e saúde Elaboração de quadro comparativo Entrevistas com especialistas em informação e gestores municipais Seleção dos indicadores Validação com gestores de saúde

13 Experiências de Sistematizações RIPSA – Rede Interagencial de Informações para a Saúde, que congrega instituições responsáveis por informação em saúde no Brasil, com o objetivo de produzir subsídios para políticas públicas de saúde; CEInfo- Coordenadoria de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e o GAIS - Grupo Técnico de Avaliação e Informações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Sistematização de indicadores no sentido de avaliar o desempenho do Sistema de Saúde, como é o caso do Pro-Adess (Projeto de Sistematização de Avaliação do Sistema de Saúde Brasileiro), além de iniciativas de monitoramento, como é caso do Atlas de Desenvolvimento Humano e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD e mais recentemente, o Pacto pela Saúde, por meio dos indicadores do Pacto pela Vida.

14 Obrigado –


Carregar ppt "Matriz de indicadores do eixo Condições de Vida e Saúde do Observatório de Saúde da RMSP Álvaro Escrivão Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google