A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Estado da Saúde. POP IDB-SC POP IDB-SC 1.ELABORAÇÃO DO IDB-SC Definir o subconjunto de indicadores do IDB – SC; PRIMEIRA ETAPA: Indicadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Estado da Saúde. POP IDB-SC POP IDB-SC 1.ELABORAÇÃO DO IDB-SC Definir o subconjunto de indicadores do IDB – SC; PRIMEIRA ETAPA: Indicadores."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado da Saúde

2 POP IDB-SC POP IDB-SC 1.ELABORAÇÃO DO IDB-SC Definir o subconjunto de indicadores do IDB – SC; PRIMEIRA ETAPA: Indicadores do IDB Nacional que possam ser reproduzidos para os níveis de agregação espacial do Estado. Prazo 30/10/2008 Indicadores do Pacto pela Vida (Validados pela RIPSA?). Prazo 30/11/2008 Identificar as principais limitações relativas a cobertura e a qualidade dos dados utilizados para a construção dos indicadores utilizados na primeira etapa do IDB-SC. Prazo Fev/2009 Levantar instrumentos e metodologias existentes para o enfrentamento dos principais problemas identificados. Prazo Fev/2009 Estabelecer estratégias para o aprimoramento da informação. Prazo Mar/2009

3 POP IDB-SC POP IDB-SC CONTINUAÇÂO da PRIMEIRA ETAPA: Validar o IDB-SC na RIPSA Nacional. Prazo Fev/2009 Definir a formatação síntese do IDB-SC. Prazo mar/2009 Publicar o IDB-SC. Prazo mai/2009 Fomentar o uso dos indicadores do IDB-SC através de encontros com os Secretários Municipais de Saúde e Conselhos Estadual e Municipais. Prazo mai-jun/ 2009

4 POP IDB-SC POP IDB-SC SEGUNDA ETAPA: Novos indicadores propostos pelos representantes da RIPSA no Estado a partir da discussão dos subconjuntos do IDB Nacional (iniciar pelo subconjunto dos indicadores de mortalidade). Prazo ago/2009 Indicadores do Pacto de Gestão. Prazo ago/2009 Elaborar fichas de qualificação técnica dos novos indicadores. Seguir as demais atividades elencadas na Primeira Etapa.

5 POP IDB-SC 2. Formação Permanente Assessoria técnica da RIPSA Nacional para os técnicos da RIPSA no Estado. Inserir nos cursos de capacitação/educação permanente do Estado módulos/conteúdos relativos a informação em saúde. Levantar alternativas de formação existentes que possam apoiar o aprimoramento da qualidade e do uso da informação. Propor capacitação específica com base nas principais limitações encontradas quanto ao aspecto de cobertura e qualidade dos dados. Propor a inserção das alternativas de formação identificadas na política de educação permanente do Estado. (EAD, Videoconferência, Especialização e aperfeiçoamento, Oficinas...)

6 POP IDB-SC 3. Qualidade da Informação Instituir o processo de qualificação e validação dos indicadores de saúde utilizados pelas diversas áreas da SES. Propor que a concepção dos documentos fonte dos sistemas de informação sejam feitas de forma participativa e descentralizadas. Propor o desenvolvimento de manuais operacionais dos sistemas de informações sejam claros, objetivos e com critérios de inclusão da informação. Propor o aprimoramento das críticas de inconsistência dos sistemas de informação. Propor o uso das ferramentas de LINKAGE para correção/complementação dos dados nos sistemas de informação.


Carregar ppt "Secretaria de Estado da Saúde. POP IDB-SC POP IDB-SC 1.ELABORAÇÃO DO IDB-SC Definir o subconjunto de indicadores do IDB – SC; PRIMEIRA ETAPA: Indicadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google