A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS). Definção A Lei 8080/1990 prevê no artigo 47, a organização pelo Ministério da Saúde (MS), em articulação com os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS). Definção A Lei 8080/1990 prevê no artigo 47, a organização pelo Ministério da Saúde (MS), em articulação com os."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)

2 Definção A Lei 8080/1990 prevê no artigo 47, a organização pelo Ministério da Saúde (MS), em articulação com os níveis estaduais e municipais do SUS, um Sistema Nacional de Informação em Saúde – SIS, integrado em todo território nacional abrangendo questões epidemiológicas e de prestação de serviços.

3 Definição A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde –SIS como: Um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação.

4 São funções do SIS: Planejamento; Coordenação; Supervisão dos processos de seleção; Coleta; Aquisição; Registro; Armazenamento; Processamento; Recuperação; Análise e difusão de dados e Geração de informações.

5 Objetivos A coleta de dados deve ser racional e objetiva visando a construção de indicadores epidemiológicos ou operacionais que atendam ao objetivo de cada programa ou instituição, evitando-se descrédito do sistema e desperdício de tempo e recursos.

6 SIM SIM – Sistema de Informação de mortalidade; Coleta dados sobre óbitos; Fornece informações sobre o perfil de mortalidade nos diferentes níveis do SUS, Vigilância de Óbitos; O documento de entrada do sistema é a Declaração de Óbito – DO.

7 SINASC SINASC- Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos; Identifica os nascidos vivos em todo território nacional; Está diretamente relacionado à saúde da mulher e da criança em todos os níveis do SUS; O documento de entrada do sistema é a Declaração de Nascido Vivo - DNV

8 SINAN SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; Notifica e investiga os casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de notificação de agravos, em determinada área geográfica; É facultado aos estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. A comunicação das SES com a SVS(Secretária de Vigilância em Saúde) deverá ocorrer quinzenalmente.

9 SIH SIH – Sistema de Informação Hospitalar; Tem com principal objetivo capturar as informações referentes aos atendimentos realizados no âmbito hospitalar, executar o processamento da produção referente às internações hospitalares, assim como a gestão das informações relacionadas à atenção ambulatorial;

10 SIH É operacionalizado pelos gestores locais; O SIH contém informações que viabilizam efetuar o pagamento dos serviços hospitalares prestados pelo SUS, através da captação de dados das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH);

11 SIH Dispõe de informações sobre recursos destinados a cada hospital que integra a rede do SUS; As principais causas de internações no Brasil; A relação dos procedimentos mais frequentes Quantidade de leitos existentes para cada especialidade; Tempo médio de permanência do paciente no hospital; Além de subsidiar estudos epidemiológicos utilizando os dados disponíveis.

12 SIA SIA - Sistema de Informação Ambulatorial; Tem como principal objetivo capturar as informações referentes aos atendimentos realizados no âmbito ambulatorial, executar o processamento da produção ambulatorial, assim como a gestão das informações relacionadas à atenção ambulatorial; É operacionalizado pelos gestores locais;

13 SIA O documento básico é o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), preenchido mensalmente pelas unidades ambulatoriais, contendo dados do número de atendimentos realizados por tipo de procedimento e, dependendo deste, por grupo populacional.

14 SIAB SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica; O SIAB foi implantado em 1998 em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – SIPACS; Acompanha as ações e os resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família – PSF;

15 SISPRÉNATAL SISPRÉNATAL - Sistema de Acompanhamento da Gestante; Tem por objetivo o desenvolvimento de Ações de Promoção, Prevenção e Assistência à Saúde de Gestantes e Recém-Nascidos; Cadastra dados diversos sobre os procedimentos envolvidos na assistência pré-natal, desde a primeira consulta, exames, vacinas, acompanhamentos e consulta de puerpério;

16 SISPRÉNATAL Permite acompanhamento de gestação de alto-risco; Gera fatura para o SIA-SUS, para posterior pagamento extra-teto (Cadastro e Conclusão);

17 SIS - HIPERDIA SIS – HIPERDIA Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos; Permite o acompanhamento e a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos; Poderá definir o perfil epidemiológico desta população; Pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e reduz o custo social.

18 SISPACTO SISPACTO É um instrumento virtual para preenchimento e registro da pactuação de prioridades, objetivos, metas e indicadores do Pacto pela Saúde, com resultados alcançados no ano anterior e a proposta de meta para o ano em curso; Produz relatórios dos dados inseridos pelo usuário do SISPACTO por meio da internet garantindo a agilidade na transmissão das informações bem como a credibilidade das mesmas.

19 SI-PNI SI - PNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações; Possibilita o controle do estoque de imunobiológicos necessário as unidades de saúde, que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

20 SI-PNI Controla as indicações de aplicação de vacinas de imunobiológicos especiais e seus eventos adversos, dentro dos Centros de Referências em imunobiológicos especiais;

21 SISREG SISREG - Sistema Nacional de Regulação; É composto por dois módulos independentes, a Central de Marcação de Consultas (CMC) e a Central de Internação Hospitalar (CIH); É operado, de um lado, por profissionais das secretarias municipais e estaduais de saúde, e de outro, por profissionais das unidades de saúde.

22 CNES CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde; O CNES é uma obrigatoriedade instituída a TODOS os estabelecimentos que se dizem prestadores de serviços de saúde no Brasil; É a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente;

23 CNES O cadastramento nada mais é do que uma prestação de informações completas e precisas, relacionadas aos aspectos de recursos humanos, área física, equipamentos e serviços ambulatoriais e hospitalares sobre cada uma destas unidades de saúde;

24 CNES Visa disponibilizar informações das atuais condições de infra-estrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde em todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal.

25 FUNIVERSA / MÉDICO / SESDF Os sistemas de informação em saúde devem fornecer o suporte necessário para que o planejamento de ações e as decisões dos gestores sejam baseados em dados objetivos. Assinale a alternativa correta acerca dos sistemas de informação disponíveis no Brasil. (A) O Sistema de Informações de Agravos de Notificação(SINAN) é o sistema mais importante para a vigilância epidemiológica, sendo mantido, operado e alimentado pelo Ministério da Saúde. (B) O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) tem como instrumento de coleta de dados a declaração de óbito, que deve ser preenchida por qualquer profissional de saúde que presencie o óbito. (C) A declaração de nascido vivo é o instrumento de coleta do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e deve ser emitida somente no hospital ou na maternidade de ocorrência do nascimento. (D) O Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) foi criado com o objetivo de operar o sistema de pagamento de internações pelo Governo Federal. (E) O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) é um excelente sistema de Informação epidemiológica, tendo sido criado para este fim.

26 FUNIVERSA 2011/ENFERMEIRO/ SES-DF Com relação aos sistemas de informação em saúde utilizados no SUS, assinale a alternativa correta. (A) O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). (B) O Programa Nacional da Infância (PNI) permite o gerenciamento do processo de vacinação infantil. (C) O Sistema de Cadastro de Mortalidade (SISCAM) objetiva dar suporte ao controle de mortalidade no Brasil. (D) O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Portadores de AIDS (HIPERDIA) destina-se ao cadastramento e ao acompanhamento de pacientes HIV positivo atendidos na rede ambulatorial do SUS, permitindo a geração de informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de forma regular e sistemática, a todos os pacientes cadastrados. (E) O Sistema de Acompanhamento do Recém-nascido (SISPRENATAL) permite o cadastramento e o acompanhamento de todos os recém-nascidos no âmbito do SUS.

27 FUNIVERSA 2007/AUXILIAR DE ENFERMAGEM/ SES-DF Os programas de saúde são subsidiados pelas Unidades Básicas de Saúde ao Sistema de Informações e Vigilância Epidemiológica (SIS). Tem por objetivo facilitar a formulação e a avaliação de políticas, planos e programas de saúde. Com relação a esse assunto assinale a alternativa que associa corretamente o Sistema e sua obtenção. (A)Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM) – obtidos por meio do código internacional de doenças. (B)Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) – obtido por meio da declaração de óbito. (C)Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) – obtido por meio do prontuário da gestante. (D)Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) – obtido por meio das fichas de internação dos hospitais universitários. (E)Sistema de Informação de Internações Hospitalares (SIH) – obtido por meio das fichas de atendimento do pronto socorro.


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS). Definção A Lei 8080/1990 prevê no artigo 47, a organização pelo Ministério da Saúde (MS), em articulação com os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google