A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 AULA III – EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. 2 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa.. Introdução: A abordagem sobre os problemas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 AULA III – EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. 2 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa.. Introdução: A abordagem sobre os problemas de."— Transcrição da apresentação:

1 1 AULA III – EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA

2 2 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa.. Introdução: A abordagem sobre os problemas de saúde em nível coletivo na distribuição das ocorrências segundo valores assumidos por uma ou mais variáveis circunstanciais relacionadas ao tempo, espaço e pessoa.

3 3 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Exemplo: Um estudo realizado sobre uma epidemia de Meningite em São Paulo, utilizando como critérios classificatórios o tempo e o espaço geográfico, pode demonstrar a extrema desigualdade existente naquele município.

4 4 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... A epidemiologia descritiva é, por tanto, o estudo da distribuição de freqüência das doenças e dos agravos à saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo, ao espaço – Ambientais e populacionais – E a pessoa, possibilitando o detalhamento do perfil epidemiológico, com vista à promoção da saúde.

5 5 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Na ciência epidemiológica, é fundamental o conhecimento das circunstâncias sob as quais se desenvolve o processo saúde-doença na população: Onde e quando ocorre determinada doença? Há grupos populacionais mais vulneráveis? Existe alguma época do ano em que aumenta o número de casos? Pertencer a uma classe determinada apresenta diferenças nos riscos?

6 6 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Estas e outras questões poderão ser responsáveis pela epidemiologia descritiva, que além de permitir a avaliação do fenômeno, possibilita hipóteses geradoras de novos conhecimentos. levantar pistas epidemiologia descritiva significado e uma força especiais descrever o fenômeno A capacidade de levantar pistas conducentes a estudos complementares dá à epidemiologia descritiva um significado e uma força especiais que transcendem a uma simples capacidade de descrever o fenômeno. A Epidemiologia, portanto, na sua fase descritiva, abre caminhos ao surgimento de novos conhecimentos a cerca da distribuição e comportamento das doenças, como também dos fatores que a determinam.

7 7 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Em Epidemiologia, sob a designação genética de variável relacionada ao tempo trabalha-se com, no mínimo, três conceitos distintos: INTERVALO DE TEMPO 1º - INTERVALO DE TEMPO: Qualidade/Quantidade de tempo transcorridos entre dois eventos e tomados em consideração, abstraída a marcação cronológica. Esta variável é medida em número de horas, dias, semanas, meses ou anos. Ex: tempo de incubação. INTERVALO CRONOLÓGICO 2º - INTERVALO CRONOLÓGICO: Em uma visão simplista, refere-se a uma seqüência de alguns anos, especificados, do calendário oficial.

8 8 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Denomina-se intervalo cronológico, portanto, um intervalo de tempo datado e definido por marcos cronológicos tirados do calendário oficial. Ex: A distribuição da incidência de poliomielite no intervalo cronológico de 1979 a PERÍODO 3º - PERÍODO: Refere-se à denominação de ordem geral que se dá a partes de tempo delimitadas, marcadas cronologicamente e especificadas. Ex: Um mês qualquer do ano (janeiro), a 5ª semana epidemiológica do ano, etc.

9 9 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Distribuição cronológica É a relação entre uma seqüência de marcos cronológicos sucessivos (cronologia) e uma variável de freqüência, constituem uma variação cronológica de casos de doenças/agravos ou de óbitos. Na maioria dos estudos epidemiológicos, tomam-se como marcos cronológicos os anos do calendário. Para construção de distribuições cronológicas, levantam-se dados de mortalidade a partir do registro de casos, de hospitais, dados de notificação ou, ainda, informações obtidas através de inquérito de investigação epidemiológica.

10 10 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Objetivos da distribuição cronológica: 1º Exibir a ação da doença ou agravo à saúde coletiva, desde a atualidade, regredindo ao passado, registrando, assim, a história do evento analisando; 2º Mostrar o tipo de variação que caracteriza o processo estudado, se cíclico, se sazonal; 3º Revelar a tendência secular do processo em consideração; 4º Manifestar o processo epidêmico ou endêmico da doença; 5º Avaliação das medidas de controle; 6º Na compreensão de eventos inusitados; 7º Da detecção de epidemias, etc.

11 11 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... As variáveis relacionadas ao espaço As variáveis relacionadas ao espaço Espaço físico vivas e inanimadas Espaço físico: No sentido em que aqui é empregado, denota a totalidade das coisas materiais vivas e inanimadas, de cuja associação o mundo, ou parte delimitada deste, é formado. O espaço pode ser organizado e subdividido em lugares determinados e perfeitamente definidos. Os diferentes critérios adotados para a organização e subdivisão racionais do espaço constituem as variáveis de lugar, que podem ser agrupadas em: variáveis geopolíticas, variáveis político-administrativas e variáveis geográficas.

12 12 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis Geopolíticas Variáveis Geopolíticas Refere-se ao estudo do evento saúde-doença relacionado comparativamente em nível internacional. Ex: países do terceiro mundo, países membros da ONU, etc. Utilizadas para análises comparativas, podendo ser tomados paises de um mesmo continente, de igual ou diferente nível econômico, países de clima assemelhado, etc...

13 13 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis Político-administrativo Variáveis Político-administrativo Os territórios nacionais podem estar organizados segundo critérios político- administrativos, alguns determinados pela tradição histórica, ou simplesmente segundo necessidades administrativas internas.

14 14 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis geográficas Variáveis geográficas Refere-se à explicação da doença enquanto fenômeno de massa. vertentes populacionais: Necessita de uma investigação de suas vertentes populacionais: social, econômica e política, analisadas através de seus fatores contribuintes.

15 15 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis Geográficas continuação... Variáveis Geográficas continuação... Torna-se necessário, também, uma análise critica da estrutura social como totalidade, determinante que é no processo de geração de doença em nível coletivo. A proliferação de um determinado fator geográfico isolado como estando associado à geração de doença é apenas artifício metodológico necessário. Trabalha-se a partir desta abstração para melhor se ter controle das variáveis e acesso a hipóteses causais.

16 16 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Conceitos de Espaço Geográfico Espaço geográfico é uma determinada porção localizada da superfície terrestre, constituída pelas rugosidades, águas correntes e estaques, solo, clima, fauna e flora, ocupada, modificada e organizada por uma população socialmente estruturada, acrescida dos resultados objetivos de interação do homem no decurso da história. Os elementos do espaço geográfico constituem a paisagem, que é um reflexo do espaço.

17 17 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Conceitos de Espaço Geográfico continuação... Conceitos de Espaço Geográfico continuação... Na paisagem, podemos distinguir duas categorias de elementos: 1ª Elementos naturais: Sua presença independe da ação do homem: solo, fauna, hidrografia, etc. 2ª Elementos artificiais: São acrescidos pelo homem à paisagem modificada: represas, obras de irrigação, etc.

18 18 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores Ambientais Fator é tudo o que contribui para um determinado resultado. Em estudos de análise epidemiológica, fator é o fato ou fenômeno de comportamento variável, cuja medida, inclusive presença ou ausência, pode ser significativamente associada à incidência ou prevalência de doença.

19 19 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores ambientais naturais Fatores ambientais naturais Por toda a literatura especializada existem inúmeros relatórios de trabalho de investigação epidemiológica que evidenciam associações significativas entre variáveis ambientais e a incidência ou prevalência de doenças. Ex: localização, relevo, hidrografia, solo, clima e fauna.

20 20 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores Ambientais Artificiais Inquéritos epidemiológicos comprovam que, em países africanos, o amendoim mal preservado, contaminado por fungo da espécie Aspergillus flavus, era um dos fatores responsáveis pela alta incidência de câncer hepático.

21 21 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores Ambientais Artificiais continuação... As condições ambientais artificialmente criadas pelo homem e que em situações específicas causam doenças, podem ser encontradas dentre algumas das seguintes atividades e situações: 1 – modificação ou destruição da paisagem natural; 2 – Emissão de poluentes ambientais; 3 – uso de agrotóxicos; 4 – Contaminação de alimentos por agentes macrobióticos, químicos e radioativos. Ex: fungos em grãos mal conservados; pelos agrotóxicos, etc.

22 22 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores Ambientais Artificiais continuação Introdução de aditivos químicos em alimentos industrializados e hormônios na alimentação animal; 6 – Restrição na qualidade, diversificação e quantidade de alimentos; 7 – Tipo de habitação: urbana, rural – ex: transmissão de doença de chagas; 8 – Organização do espaço urbano – ex: expansão da Esquistossomose, em São Paulo,1950; 9 – Condições adversas nos locais de trabalho: ruídos excessivos, iluminação inadequada, longas jornadas de trabalho, ritmos intensos de trabalho, etc.

23 23 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores populacionais A estrutura e a organização do espaço geográfico, em um dado momento de sua evolução, são o resultado da interação sistemática de dois componentes fundamentais, o ambiente e população permanente, socialmente organizada, nela inserida. A ocorrência espacialmente localizada de doença coletiva pode estar associada a fatores populacionais, independente do seu vinculo ambiental. Os fatores populacionais, estão ligados ao conjunto socialmente organizado, e não a características individuais dos elementos que o compõem.

24 24 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores demográficos Fatores demográficos Populações divergem na sua composição. As disparidades evidenciadas à medida que se procure configurar a estrutura populacional levando-se em conta variáveis como: local de moradia (urbana e rural), estado civil, profissão, etnia, nível econômico, etc.

25 25 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Fatores sociais Sob a denominação geral de fatores sociais associados à produção de doenças, estão incluídos os fatores vinculados à existência, organização e estruturação de grupos populacionais. Dentre estes fatores sociais Dentre estes fatores sociais, estão os ligados à cultura, religião, organização social e condições sócio-econômicas.

26 26 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Religião (e também a cultura): Ex: nos EUA; religião Mórmon – Abstenção ao fumo; baixa mortalidade por câncer de pulmão.

27 27 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Organização social: O nível de organização social alcançado por uma coletividade humana pode ser avaliado por sua capacidade de encontrar formas de atender suas necessidades e de detectar e resolver seus problemas, lançando mão de instrumentos sociais. Quanto maior a cultura de uma população, maior será a sua organização social e seu interesse na preservação do meio-ambiente e de sua saúde.

28 28 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Condições Sócio-econômicas A importância de observarmos que o Brasil, em função de suas dimensões territoriais, apresenta profundas diferenças entre suas regiões.

29 29 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variação local Variação local Dentre as possíveis formas de estudo da concentração espacial diferenciada de casos de doenças ou casos de óbitos, a determinada variação local abrange as ocorrências que se dão em espaços restritos.

30 30 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis relacionadas à pessoa Variáveis relacionadas à pessoa As variáveis relacionadas à pessoa independem do tempo e do espaço, portanto não devem ser confundidas com as variáveis populacionais.

31 31 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis relacionadas à pessoa continuação... Dentre as variáveis relacionadas à pessoa, já provadas como epidemiologicamente significativas em estudos anteriores, relacionadas à distribuição de doenças e causas de morte, temos:

32 32 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis relacionadas à pessoa temos: 1ª - Características gerais:Idade e gênero 2ª-Características familiares: Estado civil, dimensão da família, morbidade familiar por causas específicas; 3ª- Características étnicas: Raça, cultura e religião

33 33 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis relacionadas à pessoa continuação... Variáveis relacionadas à pessoa continuação... 4ª-Nível Sócio-econômica: Ocupação, renda pessoal/familiar, tipo e zona de residência, nível de instrução. 5ª - E ao nascer: ocorrências durante a vida intra- uterina Idade materna ao nascer, gestação/paridade, características e ocorrências durante o parto, condições físicas da mãe e ocorrências vividas por esta durante a gestação. 6ª - Características endócrinas: Estado fisiológico e de nutrição, resistência individual, constituição física.

34 34 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Variáveis relacionadas à pessoa continuação... Variáveis relacionadas à pessoa continuação... 7ª - Ocorrências acidentais: Acidentes sofridos, ocorrências estressantes, doenças sofridas, medicamentos eventualmente consumidos. 8ª - Hábitos atividades: Atividades ocupacionais, medicamentos usados habitualmente, uso/abuso de drogas lícitas (fumo...) e ilícitas; abuso de inseticidas domésticos e agrícolas.

35 35 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... O Processo Epidêmico Endemia - Endemia - É a constante presença de uma determinada doença em um determinado espaço geográfico-social; pode também se referir à prevalência usual de uma doença em uma determinada área. (BENENSON, 1990).

36 36 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... O Processo Epidêmico continuação... Epidemia - Epidemia - É a ocorrência, em um determinado espaço geográfico-social, de um conjunto de casos de natureza semelhante, claramente excessiva em relação ao que normalmente è esperado. (BENENSON, 1990). De acordo com Mausner; Kramer (1985), o exame dessa definição indica que o termo adquire um significado mais amplo, albergando algumas características: Pode ser aplicado a qualquer tipo de doença ou agravo, inclusive doenças não-transmissíveis;

37 37 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Epidemia continuação... Epidemia continuação... Não existe uma regra geral sobre o número de casos que deve existir para se definir a existência de uma Epidemia. Ela existe quando o número de casos excede o esperado, com base na experiência anterior para uma dada população. Este nível varia para as diferentes doenças e em diferentes circunstâncias. Em qualquer lugar do mundo hoje, um único caso de varíola iria exceder o esperado, enquanto que até recentemente, 100 casos em um único ano constituiria o número esperado em países como a Índia ou a Etiópia;

38 38 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Não há especificação de extensão geográfica: uma epidemia pode ocorrer em regiões que compreendem desde uns poucos quarteirões de uma cidade até um país inteiro ou pode mesmo se distribuir pelo mundo todo, constituindo uma Pandemia, como é o caso da aids; Uma Epidemia pode compreender qualquer período de tempo: pode durar algumas horas (intoxicação química ou alimentar), algumas semanas (hepatite ou gripe), ou muitos anos (câncer de pulmão ).

39 39 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Epidemia continuação... Assim, o número mínimo de casos que indica a existência de uma Epidemia variará de acordo com o agente infeccioso, com o tipo e tamanho da população exposta, com a susceptibilidade da população à doença, e com o lugar e tempo de ocorrência. Portanto, para caracterizar a existência de uma Epidemia é importante conhecer a freqüência usual da doença na mesma área, na mesma população e no mesmo período do ano. A determinação de que a incidência excede a freqüência usual requer comparar, de forma contínua, a incidência recente com aquela notificada durante períodos anteriores.

40 40 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Aspectos diferenciais das epidemias As Epidemias podem ser classificadas em: Epidemia Explosiva; Epidemia Lenta; Epidemia Progressiva ou Propagada.

41 41 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Pandemia Pandemia Em uma visão simplista, a Pandemia é uma Epidemia que ultrapassa os limites territoriais de um país. Ex: Gripe do frango, Gripe Espanhola, aids, Gripe A, etc.

42 42 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa... Surto epidêmico - Surto epidêmico - É a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados, elevando o número de casos de determinada doença, em uma determinada área geográfica restrita, como um edifício, instituição, rua, bairro, e outros.

43 43


Carregar ppt "1 AULA III – EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. 2 Epidemiologia descritiva as variáveis tempo, espaço e pessoa.. Introdução: A abordagem sobre os problemas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google