A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação da Terra Estrutura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação da Terra Estrutura"— Transcrição da apresentação:

1 Formação da Terra Estrutura

2 Formação da Terra Estrutura
Crosta Terrestre Camada Silicática SIAL Silício+Alumínio Descontinuidade de Transição Núcleo de Ferro e Níquel NIFE Manto SIMA- Silício+Magnésio Correntes de convecção

3 Composição da Terra

4 TETÔNICA DE PLACAS

5

6 Movimento das Placas

7 Falhas Geológicas – Movimento relativo de 2 blocos.
Comum em Bacias Sedimentares

8

9 Dobras

10 Classificação das rochas
Erosão Água, vento, etc Rochas extrusivas Magma resfriado rapidamente na superfície consolidação Depósitos de Sedimentos transportados Rochas sedimentares Magma Magma lentamente no interior da terra Rochas intrusivas Erosão Água, vento, etc

11 Classificação das rochas
Erosão Água, vento, etc Rochas extrusivas Basaltos, Pedra-Pome consolidação Areias, siltes e argilas Arenitos, argilitos,siltitos Magma Granitos, Gabro Rochas intrusivas Erosão Água, vento, etc

12 Rochas Magmáticas, Eruptivas ou Ígneas
São aquelas resultantes da consolidação do magma . Quando a consolidação do magma ocorre em sub-superfície formam-se rochas plutônicas. Ex.: Granito. Quando ocorre em superfície (lava vulcânica) formam-se rochas magmáticas extrusivas. Ex.: Basalto. Diferenças A principal entre uma rocha intrusiva ou extrusiva é a sua textura. O resfriamento dos magmas intrusivos é lento, dando tempo para que os minerais em formação cresçam o suficiente para serem facilmente visíveis. Bastante silício e alumínio com cores mais claras. Nas magmas extrusivos, o resfriamento é muito mais rápido e não há tempo suficiente para os cristais crescerem muito. Bastante ferro e magnésio com cores mais escuras.

13 Rochas Magmáticas ou Ígneas
Extrusivas -Basalto

14 Rochas Magmáticas ou Ígneas
Intrusivas –granitos e gabro.

15 Rochas Sedimentares Resultam da deposição de detritos de outras rochas (magmáticas ou metamórficas), ou do acúmulo de detritos orgânicos ou ainda, da precipitação química. Ex.: Arenito, Calcário, etc. O processo geológico que une as partículas é denominado litificação ou diagênese, e compreende uma combinação entre os processos de compactação e cimentação.

16 Rochas Sedimentares Calcárias Arenitos, argilitos e siltitos.

17 Rochas Metamórficas Resultam da transformação de outras rochas preexistentes, agora, sob novas condições de temperatura e pressão. Ex.: Mármore, Gnaisse, etc. O metamorfismo regional ocorre em grandes extensões da superfície do globo terrestre, em conseqüência de eventos geológicos de grande porte como, por exemplo, na edificação de cadeias de montanhas. Muitas rochas metamórficas são reconhecidas graças à sua estrutura (foliação), ou seja, orientação preferencial dos minerais, ou à sua estrutura de camadas dobradas, estas, devido a deformações que acompanham o metamorfismo regional.

18 Rochas Metamórficas ação das pressões e altas temperaturas Argilito >>>>>>>>>>>>>>Ardósia Arenito >>>>>>>>>>>>>>Quartizito Calcária >>>>>>>>>>>>>>Mármore Granito >>>>>>>>>>>>>> Gnaisse

19 Ciclo das Rochas

20 Arthur Holmes 1921: Terra 4 Ga Geólogo britânico - (1890 - 1965)
3. Datação absoluta Arthur Holmes 1921: Terra 4 Ga Geólogo britânico - ( ) Por meio da série urânio chumbo conseguiu obter uma idade de 370 Ma (Devoniano) de rochas na Noruega

21 Decaimento Radioativo
Reação espontânea que ocorre dentro do átomo instável que se transforma em outro átomo estável Elemento-pai ou Nuclídeo-pai (RADIOATIVO) Elemento-filho ou Nuclídeo-filho (RADIOGÊNICO)

22 Princípios básicos Série de decaimento radioativo do Urânio 238 para
Chumbo 206. Neste processo, a emissão de partículas alfa e beta transforma o Urânio 238 (radiativo) em chumbo 206 (radiogênico), um elemento estável.

23 Princípios básicos Tempo de decaimento Meia-vida Elemento-pai ou
Nuclídeo-pai (RADIOATIVO) Elemento-filho ou Nuclídeo-filho (RADIOGÊNICO) Tempo de decaimento Meia-vida

24 Elemento Pai (radioativos) Elemento Filho (radiogênicos)
Princípios básicos Dentre os inúmeros isótopos radioativos existentes na natureza apenas cinco tem meias vidas suficientemente longas, para serem utilizadas na datação de materiais geológicos. Elemento Pai (radioativos) Elemento Filho (radiogênicos) Meia vida   (t1/2) (Ga) Potássio (40K) Argônio (40Ar) 1,3 Rubídio (87Rb) Estrôncio (87Sr) 4,8 Samário (147Sm) Neodímio (143Nd) 1,06 Tório (232Th) Chumbo (208Pb) 1,4 Urânio (235U) Chumbo (207Pb) 0,70 Urânio (238U) Chumbo (206Pb) 4,5 Rênio (187Re) Ósmio (187Ar) 4,2

25 Princípios básicos Datação radiométrica
Baseia-se na acumulação de elementos filhos, a partir do decaimento de um tipo de átomo pai É NECESSÁRIO CONHECER: No DE ÁTOMOS PAI, ÁTOMOS FILHOS E A TAXA DE DECAIMENTO .

26

27 São Paulo

28 São Paulo

29 Tipos de Solos Solo é o material granular não consolidado que é o resultado da decomposição de rochas. 1- Residual. Decomposto no mesmo local sobre a rocha sã. 2- Transportado. Decomposto e transportado por ação das águas, gelo ou vento Para outra região.

30 Tipos de Solos 1- Residual.
Decomposto no mesmo local sobre a rocha sã. Eluvião. A água transporta o material dissolvido deixando no local (in situ) um material residual formando a princípio, um solo pobre denominado Solo Eluvionar. Tálus. É resultado da desagregação de um talude por ação da gravidade. Material e heterogêneo que se acumula nos pés das encostas . Provenientes de material intemperizado e deslocado pela ação da gravidade,o tálus não apresenta estratificações.

31 Tipos de Solos 2- Transportado.
Coluvião é o transporte de solo originado nas vertentes de uma elevação. Aluvião é um sedimento formado por camadas de areia, argila, cascalho depositados ao longo dos rios e transportados por grandes distâncias. Solo Coluvionar se distingue do solo Aluvionar pela distância de transporte. O solo coluvionar percorreu distâncias curtas e o Solo Aluvionar percorreu grandes distâncias e se assentou nas margens de rios ou lagos.

32

33

34

35

36 Solos da minha cidade

37 Solos da minha cidade


Carregar ppt "Formação da Terra Estrutura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google