A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de História. E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de História. E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de História

2 E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam

3 Povos que habitavam a ilha de marajó na pré-história

4 Moradia e alimentação Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras.

5 Imagem de pedra e ossos

6 Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso.

7 Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.animais

8 Ao povos marajoanos revelam sensíveis qualidades de sentimento artístico, dignos até hoje de admiração. A argila que se transformava em panelas, vestimentas, cachimbo, maracá ou outros objetos, não traduzia apenas o estado de espírito do oleiro, o sentimento isolado do artesão, mas o da nação a que pertencia. Além do artefato doméstico, revelador do lar, as peças decoradas revelam o estado religioso do modelador, seu folclore e o seu modo de caçar, pescar, navegar e lutar.

9 Objetos

10

11 Região geográfica A Ilha de Marajó está dividida em duas áreas fisiográficas naturais, a parte leste compreende uma área de cerca de Km2 e é constituída por uma grande planície com vegetação tipo savana: a parte oeste, com uma área de Km2, é recoberta por densas florestas.

12

13 Montagem: Lucas Cadette. Apresentação: Vanessa. Pesquisas: Angélica, Carla, Claudia e Rodrigo. FIM


Carregar ppt "Trabalho de História. E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google