Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral.
2
HISTÓRIA Historien em grego antigo é “procurar saber,” “informar-se”. História é uma atividade permanente de pesquisa.
3
HISTÓRIA É UMA BUSCA DE SABER VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DA VIDA DOS SERES HUMANOS E DAS SOCIEDADES AO LONGO DOS TEMPOS.
4
Um dos objetivos da História é entender as relações entre o passado e o presente.
5
Porém,o estudo do passado e a compreensão do presente não estão relacionados de forma determinista.
6
OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS
(ATIVIDADE ORAL E EM GRUPO)
8
As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época.
11
ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:
ATIVIDADES INDIVIDUAIS: ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:
12
1)Podemos observar permanências, quais são elas?
13
2)E também observamos mudanças. Quais são essas mudanças?
14
Mercado de escravos em Roma séc-II a. C.
Mercado de escravos no Brasil-séc XIX
15
Trabalho infantil na Revolução Industrial
Trabalho infantil na atualidade
16
Respostas possíveis: SEMELHANÇAS Exploração do trabalho infantil
Más condições de trabalho Ser humano transformado em mercadoria. Mercado de escravos...
17
DIFERENÇAS Tipo de trabalho realizado Motivos para a exploração
Objetivo do trabalho Idade das crianças Tipo físico dos escravos (apenas no período colonial a escravidão estava relacionada à critérios étnicos) Origem dos escravos
18
A verdade histórica depende de diversos fatores, como por exemplo: quando, onde e por quem foi escrita ou produzida.
19
A lenda Hindu dos cegos e do elefante ilustra bem a natureza da verdade histórica.
20
FONTES HISTÓRICAS TODO E QUALQUER VESTÍGIO DEIXADO PELO HOMEM NO LUGAR ONDE VIVE. PODEM SER:
21
NÃO-ESCRITAS ESCULTURAS VESTIMENTAS ARMAS PINTURAS MÚSICAS FOTOGRAFIAS
GRAVAÇÕES
22
ESCRITAS: INSCRIÇÕES CARTAS LETRAS DE CANÇÕES JORNAIS REVISTAS
DOCUMENTOS
23
OU DA HISTÓRIA ORAL: DEPOIMENTOS ENTREVISTAS
24
Atividade- Vídeo e Texto O Lixo-Fernando Veríssimo...
Identificar os tipos de fontes encontradas no lixo e as respectivas informações que as mesmas forneceram. Estabelecer a diferença entre hipótese e constatação.
25
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
1)QUE INFORMAÇÕES AS IMAGENS (a seguir) NOS FORNECEM SOBRE AS SOCIEDADES QUE AS PRODUZIRAM? 2)QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELAS?
26
3)EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA COM O MUNDO ATUAL? COMENTE.
30
FATO HISTÓRICO ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A REALIDADE DOS GRUPOS HUMANOS EM QUE OCORREM
31
PROCESSO HISTÓRICO É O RESULTADO DA LIGAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS FATOS HISTÓRICOS PROVOCANDO MUDANÇAS, TANTO QUALITATIVAS, QUANTO QUANTITAVAS.
32
Exemplo: A morte de Tiradentes é um fato histórico, relacionado ao processo histórico do Brasil Colônia.
33
A)Identificar sujeitos históricos na letra da música.
Sugestão de atividade: Música 10 mil anos atrás...Raul Seixas A)Identificar sujeitos históricos na letra da música. B)De acordo com seus conhecimentos prévios, listar fatos históricos citados na música e relacioná-los seus aos respectivos processos históricos. Ex: Fato histórico Execução das bruxas Processo histórico Contexto histórico do poder da igreja católica na Idade Média Europeia
34
FORMAS DE ESTUDAR UM POVO:
PODEMOS ESTUDAR UM POVO PROCURANDO COMPREENDER O SISTEMA QUE O CARACTERIZA. PROCURANDO COMPREENDER O MODO DE PRODUÇÃO QUE O CARACTERIZA.
35
SISTEMA CONJUNTO DE ESTRUTURAS QUE FORMAM A VIDA DOS GRUPOS HUMANOS, OU SEJA, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E A VIDA CULTURAL.
36
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
37
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
38
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
39
VIDA CULTURAL
40
MODO DE PRODUÇÃO FORMA COMO ESTÃO COMBINADAS AS FORÇAS PRODUTIVAS, AS RELAÇÕES SOCIAIS E A POSSE DOS PRODUTOS DO TRABALHO. Exemplos…
41
SOCIALISMO CAPITALISMO
42
Ativ. Identificar na imagem características do Modo de Produção Primitivo.
43
TEMPO EXISTEM DIFERENTES PERCEPCÕES TEMPORAIS, O MODO COMO MEDIMOS O TEMPO NÃO É UNIVERSAL, É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
44
RÍTMOS DA NATUREZA E DA FÁBRICA
46
PARA O TRABALHADOR DAS FÁBRICAS O NASCER E O PÔR–DO-SOL NÃO DETERMINAM A JORNADA DE TRABALHO. ELE OBEDECE AS HORAS MARCADAS PELO RELÓGIO E, VENDE SUAS HORAS DE TRABALHO.
48
CALENDÁRIO SISTEMA QUE ESTABELECE UM MODO DE CONTAR O TEMPO.
CONSISTE EM UMA CRIAÇÃO SÓCIO CULTURAL LIGADA A DIVERSOS FATORES.
49
OBSERVE OS CALENDÁRIOS ABAIXO E PROCURE IDENTIFICAR A QUE FATORES ESTÃO RELACIONADOS
50
CALENDÁRIO ISLÂMICO
51
DIFERENTES POVOS CRIARAM CALENDÁRIOS DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS, CRITÉRIOS E NECESSIDADES
52
CALENDÁRIO MAIA CALENDÁRIO EGÍPCIO
53
CALENDÁRIO CRISTÃO OU GREGORIANO
ADOTADO PELO MUNDO OCIDENTAL, É O MAIS USADO NO MUNDO ATUAL É UM CALENDÁRIO SOLAR, AGRUPA O TEMPO EM DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS. OS PERÍODOS MAIORES SÃO AGRUPADOS EM DÉCADAS, SÉCULOS E MILÊNIOS.
54
SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA:
O SÉCULO É UMA UNIDADE DE TEMPO MUITO UTILIZADA NOS ESTUDOS DE HISTÓRIA SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA: EX: =SÉCULO XX 19OO =SÉCULO XIX
55
ALGARISMOS ROMANOS 1-I 2-II 3-III 4-IV 5-V 6-VI 7-VII 8-VIII 9-IX 10-X
11-XI... 20-XX... 50-L 100-C 500-D 1000-M
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.