A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É: Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É: Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade,"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É: Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral. Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral.

2 HISTÓRIA Historien em grego antigo é procurar saber, informar-se. História é uma atividade permanente de pesquisa. Historien em grego antigo é procurar saber, informar-se. História é uma atividade permanente de pesquisa.

3 HISTÓRIA É UMA BUSCA DE SABER VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DA VIDA DOS SERES HUMANOS E DAS SOCIEDADES AO LONGO DOS TEMPOS.

4 Um dos objetivos da História é entender as relações entre o passado e o presente.

5 Porém,o estudo do passado e a compreensão do presente não estão relacionados de forma determinista.

6 OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS (ATIVIDADE ORAL E EM GRUPO)

7

8 As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época. As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época.

9

10

11 ATIVIDADES INDIVIDUAIS: ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:

12 1)Podemos observar permanências, quais são elas?

13 2)E também observamos mudanças. Quais são essas mudanças?

14 Mercado de escravos em Roma séc-II a. C. Mercado de escravos no Brasil-séc XIX

15 Trabalho infantil na Revolução Industrial Trabalho infantil na atualidade

16 Respostas possíveis: SEMELHANÇAS SEMELHANÇAS Exploração do trabalho infantil Exploração do trabalho infantil Más condições de trabalho Más condições de trabalho Ser humano transformado em mercadoria. Ser humano transformado em mercadoria. Mercado de escravos... Mercado de escravos...

17 DIFERENÇAS Tipo de trabalho realizado Tipo de trabalho realizado Motivos para a exploração Motivos para a exploração Objetivo do trabalho Objetivo do trabalho Idade das crianças Idade das crianças Tipo físico dos escravos (apenas no período colonial a escravidão estava relacionada à critérios étnicos) Tipo físico dos escravos (apenas no período colonial a escravidão estava relacionada à critérios étnicos) Origem dos escravos Origem dos escravos

18 A verdade histórica depende de diversos fatores, como por exemplo: quando, onde e por quem foi escrita ou produzida. A verdade histórica depende de diversos fatores, como por exemplo: quando, onde e por quem foi escrita ou produzida.

19 A lenda Hindu dos cegos e do elefante ilustra bem a natureza da verdade histórica.

20 FONTES HISTÓRICAS TODO E QUALQUER VESTÍGIO DEIXADO PELO HOMEM NO LUGAR ONDE VIVE. PODEM SER:

21 ESCULTURAS ESCULTURAS VESTIMENTAS VESTIMENTAS ARMAS ARMAS PINTURAS PINTURAS MÚSICAS MÚSICAS FOTOGRAFIAS FOTOGRAFIAS GRAVAÇÕES GRAVAÇÕES NÃO-ESCRITAS

22 ESCRITAS: INSCRIÇÕES INSCRIÇÕES CARTAS CARTAS LETRAS DE CANÇÕES LETRAS DE CANÇÕES JORNAIS JORNAIS REVISTAS REVISTAS DOCUMENTOS DOCUMENTOS

23 OU DA HISTÓRIA ORAL: DEPOIMENTOSENTREVISTAS

24 Atividade- Vídeo e Texto O Lixo-Fernando Veríssimo... Atividade- Vídeo e Texto O Lixo-Fernando Veríssimo... Identificar os tipos de fontes encontradas no lixo e as respectivas informações que as mesmas forneceram. Identificar os tipos de fontes encontradas no lixo e as respectivas informações que as mesmas forneceram. Estabelecer a diferença entre hipótese e constatação. Estabelecer a diferença entre hipótese e constatação.

25 INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS 1)QUE INFORMAÇÕES AS IMAGENS (a seguir) NOS FORNECEM SOBRE AS SOCIEDADES QUE AS PRODUZIRAM? 2)QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELAS?

26 3)EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA COM O MUNDO ATUAL? COMENTE.

27

28

29

30 FATO HISTÓRICO ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A REALIDADE DOS GRUPOS HUMANOS EM QUE OCORREM ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A REALIDADE DOS GRUPOS HUMANOS EM QUE OCORREM

31 PROCESSO HISTÓRICO É O RESULTADO DA LIGAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS FATOS HISTÓRICOS PROVOCANDO MUDANÇAS, TANTO QUALITATIVAS, QUANTO QUANTITAVAS.

32 Exemplo: A morte de Tiradentes é um fato histórico, relacionado ao processo histórico do Brasil Colônia.

33 Sugestão de atividade: Sugestão de atividade: Música 10 mil anos atrás...Raul Seixas A)Identificar sujeitos históricos na letra da música. A)Identificar sujeitos históricos na letra da música. B)De acordo com seus conhecimentos prévios, listar fatos históricos citados na música e relacioná-los seus aos respectivos processos históricos. B)De acordo com seus conhecimentos prévios, listar fatos históricos citados na música e relacioná-los seus aos respectivos processos históricos. Ex: Fato histórico Execução das bruxas Processo histórico Contexto histórico do poder da igreja católica na Idade Média Europeia Processo histórico Contexto histórico do poder da igreja católica na Idade Média Europeia

34 FORMAS DE ESTUDAR UM POVO: PODEMOS ESTUDAR UM POVO PROCURANDO COMPREENDER O SISTEMA QUE O CARACTERIZA. PODEMOS ESTUDAR UM POVO PROCURANDO COMPREENDER O SISTEMA QUE O CARACTERIZA. PROCURANDO COMPREENDER O MODO DE PRODUÇÃO QUE O CARACTERIZA. PROCURANDO COMPREENDER O MODO DE PRODUÇÃO QUE O CARACTERIZA.

35 SISTEMA CONJUNTO DE ESTRUTURAS QUE FORMAM A VIDA DOS GRUPOS HUMANOS, OU SEJA, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E A VIDA CULTURAL.

36 ORGANIZAÇÃO SOCIAL

37 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA

38 ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

39 VIDA CULTURAL

40 MODO DE PRODUÇÃO FORMA COMO ESTÃO COMBINADAS AS FORÇAS PRODUTIVAS, AS RELAÇÕES SOCIAIS E A POSSE DOS PRODUTOS DO TRABALHO. Exemplos…

41 SOCIALISMO SOCIALISMO CAPITALISMO CAPITALISMO

42 Ativ. Identificar na imagem características do Modo de Produção Primitivo.

43 TEMPO EXISTEM DIFERENTES PERCEPCÕES TEMPORAIS, O MODO COMO MEDIMOS O TEMPO NÃO É UNIVERSAL, É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

44 RÍTMOS DA NATUREZA E DA FÁBRICA

45

46 PARA O TRABALHADOR DAS FÁBRICAS O NASCER E O PÔR–DO-SOL NÃO DETERMINAM A JORNADA DE TRABALHO. ELE OBEDECE AS HORAS MARCADAS PELO RELÓGIO E, VENDE SUAS HORAS DE TRABALHO.

47

48 CALENDÁRIO SISTEMA QUE ESTABELECE UM MODO DE CONTAR O TEMPO. SISTEMA QUE ESTABELECE UM MODO DE CONTAR O TEMPO. CONSISTE EM UMA CRIAÇÃO SÓCIO CULTURAL LIGADA A DIVERSOS FATORES. CONSISTE EM UMA CRIAÇÃO SÓCIO CULTURAL LIGADA A DIVERSOS FATORES.

49 OBSERVE OS CALENDÁRIOS ABAIXO E PROCURE IDENTIFICAR A QUE FATORES ESTÃO RELACIONADOS

50 CALENDÁRIO ISLÂMICO

51 DIFERENTES POVOS CRIARAM CALENDÁRIOS DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS, CRITÉRIOS E NECESSIDADES

52 CALENDÁRIO MAIA CALENDÁRIO EGÍPCIO CALENDÁRIO EGÍPCIO

53 CALENDÁRIO CRISTÃO OU GREGORIANO ADOTADO PELO MUNDO OCIDENTAL, É O MAIS USADO NO MUNDO ATUAL É UM CALENDÁRIO SOLAR, AGRUPA O TEMPO EM DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS. OS PERÍODOS MAIORES SÃO AGRUPADOS EM DÉCADAS, SÉCULOS E MILÊNIOS.

54 O SÉCULO É UMA UNIDADE DE TEMPO MUITO UTILIZADA NOS ESTUDOS DE HISTÓRIA SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA: EX: =SÉCULO XX 19OO 19=SÉCULO XIX 19OO 19=SÉCULO XIX

55 ALGARISMOS ROMANOS 1-I 2-II 3-III 4-IV 5-V 6-VI 7-VII 8-VIII 9-IX 10-X 11-XI XX L 100-C 500-D 1000-M


Carregar ppt "HISTÓRIA SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É: Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google