A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:"— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral.    

2 HISTÓRIA Historien em grego antigo é “procurar saber,” “informar-se”. História é uma atividade permanente de pesquisa.

3 HISTÓRIA É UMA BUSCA DE SABER VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DA VIDA DOS SERES HUMANOS E DAS SOCIEDADES AO LONGO DOS TEMPOS.

4 Um dos objetivos da História é entender as relações entre o passado e o presente.

5 Porém,o estudo do passado e a compreensão do presente não estão relacionados de forma determinista.

6 OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS
(ATIVIDADE ORAL E EM GRUPO)

7

8 As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época.

9

10

11 ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:
ATIVIDADES INDIVIDUAIS: ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:

12 1)Podemos observar permanências, quais são elas?

13 2)E também observamos mudanças. Quais são essas mudanças?

14 Mercado de escravos em Roma séc-II a. C.
Mercado de escravos no Brasil-séc XIX

15 Trabalho infantil na Revolução Industrial
Trabalho infantil na atualidade

16 Respostas possíveis: SEMELHANÇAS Exploração do trabalho infantil
Más condições de trabalho Ser humano transformado em mercadoria. Mercado de escravos...

17 DIFERENÇAS Tipo de trabalho realizado Motivos para a exploração
Objetivo do trabalho Idade das crianças Tipo físico dos escravos (apenas no período colonial a escravidão estava relacionada à critérios étnicos) Origem dos escravos

18 A verdade histórica depende de diversos fatores, como por exemplo: quando, onde e por quem foi escrita ou produzida.

19 A lenda Hindu dos cegos e do elefante ilustra bem a natureza da verdade histórica.

20 FONTES HISTÓRICAS TODO E QUALQUER VESTÍGIO DEIXADO PELO HOMEM NO LUGAR ONDE VIVE. PODEM SER:

21 NÃO-ESCRITAS ESCULTURAS VESTIMENTAS ARMAS PINTURAS MÚSICAS FOTOGRAFIAS
GRAVAÇÕES

22 ESCRITAS: INSCRIÇÕES CARTAS LETRAS DE CANÇÕES JORNAIS REVISTAS
DOCUMENTOS

23 OU DA HISTÓRIA ORAL: DEPOIMENTOS ENTREVISTAS

24 Atividade- Vídeo e Texto O Lixo-Fernando Veríssimo...
Identificar os tipos de fontes encontradas no lixo e as respectivas informações que as mesmas forneceram. Estabelecer a diferença entre hipótese e constatação.

25 INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
1)QUE INFORMAÇÕES AS IMAGENS (a seguir) NOS FORNECEM SOBRE AS SOCIEDADES QUE AS PRODUZIRAM? 2)QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELAS?

26 3)EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA COM O MUNDO ATUAL? COMENTE.

27

28

29

30 FATO HISTÓRICO ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A REALIDADE DOS GRUPOS HUMANOS EM QUE OCORREM

31 PROCESSO HISTÓRICO É O RESULTADO DA LIGAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS FATOS HISTÓRICOS PROVOCANDO MUDANÇAS, TANTO QUALITATIVAS, QUANTO QUANTITAVAS.

32 Exemplo: A morte de Tiradentes é um fato histórico, relacionado ao processo histórico do Brasil Colônia.

33 A)Identificar sujeitos históricos na letra da música.
Sugestão de atividade: Música 10 mil anos atrás...Raul Seixas A)Identificar sujeitos históricos na letra da música. B)De acordo com seus conhecimentos prévios, listar fatos históricos citados na música e relacioná-los seus aos respectivos processos históricos. Ex: Fato histórico Execução das bruxas Processo histórico Contexto histórico do poder da igreja católica na Idade Média Europeia

34 FORMAS DE ESTUDAR UM POVO:
PODEMOS ESTUDAR UM POVO PROCURANDO COMPREENDER O SISTEMA QUE O CARACTERIZA. PROCURANDO COMPREENDER O MODO DE PRODUÇÃO QUE O CARACTERIZA.

35 SISTEMA CONJUNTO DE ESTRUTURAS QUE FORMAM A VIDA DOS GRUPOS HUMANOS, OU SEJA, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E A VIDA CULTURAL.

36 ORGANIZAÇÃO SOCIAL

37 ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA

38 ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

39 VIDA CULTURAL

40 MODO DE PRODUÇÃO FORMA COMO ESTÃO COMBINADAS AS FORÇAS PRODUTIVAS, AS RELAÇÕES SOCIAIS E A POSSE DOS PRODUTOS DO TRABALHO. Exemplos…

41 SOCIALISMO CAPITALISMO

42 Ativ. Identificar na imagem características do Modo de Produção Primitivo.

43 TEMPO EXISTEM DIFERENTES PERCEPCÕES TEMPORAIS, O MODO COMO MEDIMOS O TEMPO NÃO É UNIVERSAL, É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

44 RÍTMOS DA NATUREZA E DA FÁBRICA

45

46 PARA O TRABALHADOR DAS FÁBRICAS O NASCER E O PÔR–DO-SOL NÃO DETERMINAM A JORNADA DE TRABALHO. ELE OBEDECE AS HORAS MARCADAS PELO RELÓGIO E, VENDE SUAS HORAS DE TRABALHO.

47

48 CALENDÁRIO SISTEMA QUE ESTABELECE UM MODO DE CONTAR O TEMPO.
CONSISTE EM UMA CRIAÇÃO SÓCIO CULTURAL LIGADA A DIVERSOS FATORES.

49 OBSERVE OS CALENDÁRIOS ABAIXO E PROCURE IDENTIFICAR A QUE FATORES ESTÃO RELACIONADOS

50 CALENDÁRIO ISLÂMICO

51 DIFERENTES POVOS CRIARAM CALENDÁRIOS DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS, CRITÉRIOS E NECESSIDADES

52 CALENDÁRIO MAIA CALENDÁRIO EGÍPCIO

53 CALENDÁRIO CRISTÃO OU GREGORIANO
ADOTADO PELO MUNDO OCIDENTAL, É O MAIS USADO NO MUNDO ATUAL É UM CALENDÁRIO SOLAR, AGRUPA O TEMPO EM DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS. OS PERÍODOS MAIORES SÃO AGRUPADOS EM DÉCADAS, SÉCULOS E MILÊNIOS.

54 SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA:
O SÉCULO É UMA UNIDADE DE TEMPO MUITO UTILIZADA NOS ESTUDOS DE HISTÓRIA SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA: EX: =SÉCULO XX 19OO =SÉCULO XIX

55 ALGARISMOS ROMANOS 1-I 2-II 3-III 4-IV 5-V 6-VI 7-VII 8-VIII 9-IX 10-X
11-XI... 20-XX... 50-L 100-C 500-D 1000-M


Carregar ppt "SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google