A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades"— Transcrição da apresentação:

1 Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Dra. Elizabeth Teixeira

2 INTRODUÇÃO PONTO DE PARTIDA
( ) Um tema? Um assunto? Uma área de interesse? Uma linha de pesquisa? ( ) Um problema? Uma questão? Uma inquietação? Uma dúvida? ( ) Um Título? 2 1 3

3 Se o problema indica necessidade de:
.Descrever experiências humanas, experiências da vida e da existência no mundo, como a felicidade, a morte, a perda ou ser mãe, sentir medo, ser líder, ser paciente de UTI, ser docente, etc Se você quer responder questões como: .O que vem a mente de crianças quando ouvem a palavra dor? O que significa a morte para estudantes de enfermagem iniciantes? Como as mulheres constroem a experiência de viver com hipertensão? Como os docentes definem as experiências que estão vivenciando no estágio? O que é cuidar da família para os alunos? Então se aproxime da FENOMENOLOGIA....

4 Se o problema indica o desejo de:
.Explorar processos sociais pouco explicados com o objetivo de desenvolver teoria, ou seja, explicar teoricamente um fenômeno através dos processos estruturantes e organizacionais dominantes; Se você quer responder questões como: .Que aspectos caracterizam a estrutura do desempenho dos estudantes-iniciantes? Como se organizam os cuidados à crianças queimadas? Então se aproxime da TEORIA FUNDAMENTADA EM DADOS

5 Se o problema indica o desejo de conhecer:
.Os procedimentos que os indivíduos utilizam para levar a cabo as diferentes operações que realizam em sua vida cotidiana/de trabalho, ou seja, as Atividades (o que fazem), a Linguagem (o que falam sobre o que fazem), a Reflexão (o que pensam sobre o que fazem), a Descrição (como descrevem o que fazem), a Equipe (como se inserem em um grupo); Se você quer responder questões como: .Como os enfermeiros cuidam? Qual cuidado é prestado em uma sala de cirurgia?o que é cuidar em terapia intensiva?como os alunos pensam os cuidados que são prestados no domicílio? Qual a especificidade da ação de cuidar da família? Então se aproxime da ETNOMETODOLOGIA

6 Se o problema indica a vontade de descrever:
. As estratégias de sobrevivência no cotidiano e suas relações com o ecossistema, os saberes e os fazeres de um grupo/comunidade sobre um determinado aspecto de sobrevivência (corpus e praxis) no contexto local/natural onde vivem; Se você quer responder questões como: . Que saberes têm o grupo sobre amamentação? Que interações produzem para prevenir doenças?que elementos da natureza utilizam para tratar lesões de pele? Então se aproxime da ETNOECOLOGIA

7 Se o problema indica o desejo de compreender:
. Os modos e padrões culturais de cuidado, as crenças, tabus, bem como os espaços, os atores, as atividades, os objetos, as ações, os acontecimentos, o tempo, a meta, os sentimentos, o clima social e cuidativo de um grupo em relação a um centro de interesse. Se você quer responder questões como: . Qual o contexto cultural da alimentação entre pescadores? Quais as crenças e tabus acerca da higiene? Que valores e crenças os moradores consideram para cuidar dos doentes?Como é viver com hanseníase em uma localidade urbana? Então se aproxime da ETNOENFERMAGEM

8 Se o problema indica a necessidade de interpretar e narrar:
. Acontecimentos passados, a história biográfica (de um indivíduo), a história social ( de um período e os acontecimentos), a história intelectual ( de um pensamento e seus atores); Se você quer responder questões como: . Que acontecimentos marcaram a implantação do Hospital Universitário? Como ao longo da vida mulheres cuidadoras relacionaram-se com médicos? Então se aproxime da PESQUISA HISTÓRICA

9 Se o problema indica um querer saber:
. Como as pessoas apreendem o mundo e constituem seu saber do senso comum com base nas relações sociais, como interpretam e elaboram o real-cotidiano, qual a expressão objetiva sobre um determinado objeto e em que ancoram tal expressão. Se você quer responder questões como: . Quais os saberes-do-cotidiano dos clientes? o que é um cuidado com qualidade para eles? Como os clientes representam a sua doença? Como as famílias representam saúde e doença? Então se aproxime da TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

10 Se o problema indica a necessidade de:
. Implementar uma prática, melhorar condições, estudar os efeitos de uma ação, procurar soluções,implementar mudanças, agir sobre um contexto; Se você quer responder questões como: . Como se dá a prática com base nos princípios de Oren? quais os pontos positivos da prática? Como os clientes percebem a prática?Quais os impactos do programa saúde da família? Então se aproxime da INVESTIGAÇÃO-AÇÃO

11 Se o problema indica o desejo de compreender:
. O ser humano e o agir em relação às coisas com base nos significados que elas têm para ele, a natureza das interações entre as pessoas e o significado sobre o agir; Se você quer responder questões como: . Como os docentes definem a experiência de avaliação e como agem diante dessas experiências? Como é a convivência familiar de mulheres com AIDS? Como as interações entre pais e filhos interferem nas atividades escolares? Então se aproxime do INTERACIONISMO SIMBÓLICO

12 TRAVESSIAS EPISTEMOLÓGICAS
(COMO INVESTIGAR ?) 1.Na IQL a fonte direta é o ambiente natural (o ato, a palavra, o gesto) 2.A IQL é descritiva (palavras e imagens) 3.Na IQL interessa o processo, o acontecer, o percurso, as mudanças 4.Na IQL a análise é indutiva 5.Na IQL busca-se o significado que o outro constrói e atribui, as percepções e representações sobre os fenômenos

13 (O QUE DECIDIR PARA INVESTIGAR?)
TRAVESSIAS METODOLÓGICAS (O QUE DECIDIR PARA INVESTIGAR?) 1.Qual o contexto para o estudo? 2.Quais os atores e suas qualidades? Quais os critérios de inclusão? 3.Quais os procedimentos para construção e registro dos dados? Quais os instrumentos? 4.Como analisar os dados e validar os resultados? 5. Quais as estratégias para obter o consentimento e garantir a anonimato (aspectos éticos da pesquisa com seres humanos)

14 PONTOS DE CHEGADA: ( ) Respostas? Propostas? Sugestões? Teses? Teorias? Transformação? Compreensão? Interpretação? ( ) Leis? Generalizações? Relações entre variáveis? Comprovação de hipóteses? Testagem? Índices? Indicadores? Incidências? X


Carregar ppt "Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google