A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PRÉ- PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PRÉ- PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES."— Transcrição da apresentação:

1 O PRÉ- PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES

2 TIPOS DE PESQUISA/TCC PESQUISA DE CAMPO? PESQUISA TEÓRICA? RELATO DE EXPERIÊNCIA?

3 PRÉ-PROJETO DE PESQUISA DE CAMPO

4 PRÉ-PROJETO[1][1] CONHECIMENTOS E MITOS SOBRE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE ENTRE DOADORES E NÃO DOADORES EM BELÉM FÁBIO HENRIQUE FELIPE TEIXEIRA MENDES[2][2] SITUAÇÃO PROBLEMA Durante o estágio na Fundação Hemocentro do Pará, constatamos que a mesma enfrenta problemas com a coleta de sangue, que vem sendo abaixo do nível mínimo. Esta situação prejudica todo o serviço e a fundação deixa de atender aos pedidos da rede hospitalar por não conseguir manter seu estoque mínimo. Muitos pacientes são prejudicados. Muitas vidas colocadas em risco. Nessa perspectiva, passamos a nos interessar em saber o que atrai e afasta a população da doação, porque uns doam e outros não. Tal interesse justifica-se pois de posse de tais informações pode-se pensar estratégias de enfrentamento do problema. ______________ [1][1] Trabalho apresentado à disciplina MTC, Prof ª Dr ª Elizabeth Teixeira [2][2] Alunos do Curso de Administração da FAP, Turma 1ADMM1P1

5 Objeto de Estudo: CONHECIMENTOS E MITOS SOBRE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE ENTRE DOADORES E NÃO DOADORES EM BELÉM Problemática: QUE CONHECIMENTOS E MITOS SOBRE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE MANIFESTAM-SE ENTRE DOADORES E NÃO DOADORES EM BELÉM? Questões Norteadoras: O que sentem ao doar pessoas doadoras voluntárias de sangue? Segundo os doadores, porque o HEMOPA não atinge os níveis mínimos? O que para os doadores é significativo para a Fundação fazer para atrair o público para doação voluntária? Qual o significado da doação para doadores e não doadores? Qual o conhecimento de doadores e não doadores sobre a doação voluntária de sangue e os procedimentos para doação? Quais os mitos, medos e preconceitos em torno da doação de sangue entre doadores e não doadores?

6 OBJETIVOS GERAL: Sensibilizar a população em relação a doação voluntária de sangue; contribuir para manter um estoque regular de sangue no HEMOPA, para todos os atendimentos necessários;contribuir para acabar com certos mitos que existem sobre a doação de sangue. ESPECÍFICOS Descrever o que sentem ao doar pessoas doadoras voluntárias de sangue. Analisar segundo os doadores, porque o HEMOPA não atinge os níveis mínimos e o que para os doadores é significativo para a Fundação fazer para atrair o público para doação voluntária. Compreender o significado da doação para doadores e não doadores. Identificar o conhecimento de doadores e não doadores sobre a doação voluntária de sangue e os procedimentos para doação. Interpretar os mitos, medos e preconceitos em torno da doação de sangue entre doadores e não doadores.

7 INDICATIVOS METODOLÓGICOS ENFOQUE E MÉTODO: o estudo deverá ser conduzido com base no enfoque compreensivo e no método qualitativo. LOCAL: a pesquisa deverá ser desenvolvida em dois locais de ampla concentração populacional em Belém (um shoping center e uma feira municipal). FONTES DE INFORMAÇÃO: Utilizaremos somente fontes orais (os freqüentadores dos locais escolhidos). A escolha será intencional e os critérios de inclusão são: maiores de 18 anos, aceitação voluntária para participar, conhecimento do serviço de doação voluntária de sangue. COLETA DE DADOS: será aplicado um formulário semi-estruturado. CUIDADOS ÉTICOS: Anonimato; consentimento livre e esclarecido dos sujeitos.

8 PRÉ-PROJETO DE PESQUISA TEÓRICA

9 PRÉ-PROJETO[1][1] DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE: reflexões teóricas FÁBIO HENRIQUE FELIPE TEIXEIRA MENDES[2][2] SITUAÇÃO PROBLEMA E QUESTÕES DE PESQUISA A doação voluntária de sangue pode ser feita por homens e mulheres com idade entre 18 e 65 anos, com peso acima de 50kg e que se sintam em boas condições de saúde. O doador deve apresentar um documento com foto, que seja válido em todo o território nacional. "A doação de sangue não oferece risco ao doador porque são utilizados materiais esterilizados e descartáveis", afirma a coordenadora da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Eliana Cardoso Vieira (BRASIL, 2007, p.1). ______________ [1][1] Trabalho apresentado à disciplina MTC, Prof ª Dr ª Elizabeth Teixeira [2][2] Alunos do Curso de Administração da FAP, Turma 1ADMM1P1

10 COM BASE NO EXPOSTO, DESEJAMOS ENCONTRAR RESPOSTA ÀS SEGUINTES QUESTÕES? SEGUNDO FONTES DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICAS: Quando e como se instituiu a doação voluntária de sangue no contexto da história da saúde pública?. E no Brasil?. Quais as ações do Ministério da Saúde nesse sentido?. Quais os objetivos dos Hemocentros?. O que se pesquisa nessa área? O que os resultados dessas pesquisas indicam?. Quem e como se faz campanha para doação voluntária de sangue? Quais as iniciativas mais promissoras?

11 OBJETIVOS GERAL: Discutir a doação voluntária de sangue numa perspectiva histórica e como política pública de saúde com vistas a pensar indicativos mais sensíveis para nortear o trabalho dos hemocentros e das campanhas locais e nacionais. ESPECÍFICOS. Descrever quando e como se instituiu a doação voluntária de sangue no contexto da história da saúde pública e no Brasil.. Identificar as ações do Ministério da Saúde nesse sentido.. Constatar os objetivos dos hemocentros.. Analisar o que se pesquisa nessa área e o que os resultados dessas pesquisas indicam.. Evidenciar quem e como se faz campanha para doação voluntária de sangue e quais as iniciativas mais promissoras.

12 COM BASE NO EXPOSTO, DESEJAMOS ENCONTRAR RESPOSTA ÀS SEGUINTES QUESTÕES? SEGUNDO FONTES DOCUMENTAIS E BIBLIOGRÁFICAS: Quando e como se instituiu a doação voluntária de sangue no contexto da história da saúde pública?. E no Brasil?. Quais as ações do Ministério da Saúde nesse sentido?. Quais os objetivos dos Hemocentros?. O que se pesquisa nessa área? O que os resultados dessas pesquisas indicam?. Quem e como se faz campanha para doação voluntária de sangue? Quais as iniciativas mais promissoras?

13 PRÉ-PROJETO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

14 PRÉ-PROJETO[1][1] DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE: relato de experiência FÁBIO HENRIQUE FELIPE TEIXEIRA MENDES[2][2] SITUAÇÃO PROBLEMA E QUESTÕES DE PESQUISA Durante o ano de 2006, realizamos estágio na Fundação Hemocentro do Pará, e constatamos nesse período que a mesma enfrentava problemas com a coleta de sangue, que vem sendo abaixo do nível mínimo. Esta situação prejudicava todo o serviço e a fundação deixava de atender aos pedidos da rede hospitalar por não conseguir manter seu estoque mínimo. Muitas vidas eram colocadas em risco. Nessa perspectiva, durante nove meses desenvolvemos uma estratégia mobilizadora para captação de doadores em vários locais da cidade de Belém. Tal interesse em relatar essa experiência justifica-se pois de posse de tais informações pode-se pensar estratégias de enfrentamento do problema. ______________ [1][1] Trabalho apresentado à disciplina MTC, Prof ª Dr ª Elizabeth Teixeira [2][2] Alunos do Curso de Administração da FAP, Turma 1ADMM1P1

15 COM BASE NO EXPOSTO, DESEJAMOS RESPONDER ÀS SEGUINTES QUESTÕES? Quando e como se identificou a necessidade de uma ação mobilizadora para captação de doadores voluntários de sangue?. Que estratégias foram implementadas?. Que instrumentos foram utilizados?. Como se deu a atuação da equipe nos múltiplos locais em Belém?. Qual a reação à ação mobilizadora?. Que aspectos facilitaram e/ou dificultaram a ação?. Quais os resultados obtidos?. Como se encontra atualmente a ação mobilizadora?

16 OBJETIVOS GERAL: Refletir sobre a experiência da equipe de estagiários junto a uma ação mobilizadora para captação de doadores de sangue em Belém com vistas a pensar indicativos mais sensíveis para nortear o trabalho dos hemocentros e das campanhas locais e nacionais. ESPECÍFICOS. Descrever quando e como se identificou a necessidade de uma ação mobilizadora para captação de doadores voluntários de sangue;. Revelar que estratégias foram implementadas;. Apontar que instrumentos foram utilizados;. Analisar como se deu a atuação da equipe nos múltiplos locais em Belém;. Apontar qual a reação à ação mobilizadora;. Descrever que aspectos facilitaram e/ou dificultaram a ação;. Revelar quais os resultados obtidos;. Indicar como se encontra atualmente a ação mobilizadora.


Carregar ppt "O PRÉ- PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google