A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA MARIA ISABEL ALARCÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA MARIA ISABEL ALARCÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA MARIA ISABEL ALARCÃO

2 Educador Reflexivo Tema muito badalado Porquê?

3 Porque os educadores não podem ser: Burocratas Correias de transmissão de decisões de outros Distribuidores de conhecimentos

4 Porque os educadores querem ser: Profissionais do humano Homens e mulheres de cultura Informadores informados Gestores de aprendizagens Analistas críticos da realidade

5 É assim que venho tentando ser professor, assumindo minhas convicções, disponível ao saber, sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço por superá-las, limitações que não procuro esconder em nome mesmo do respeito que me tenho e aos educandos (Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia)

6 Razões sócio-históricas O avanço rápido das informações A importância da comunicação A sociedade da aprendizagem A responsabilização A escola para todos A multiplicidade de funções do educador

7 Educador reflexivo Atuação flexível e contextualizada Diálogo com a realidade Mobilização e reconstrução de saberes Aprendizagem continuada Reflexão na e sobre a acção

8 Escola reflexiva Organização que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua estrutura e se confronta com o desenrolar da sua atividade num processo heurístico, simultaneamente avaliativo e formativo (Alarcão, 2001)

9 Como formar um educador reflexivo? Como formar-se como educador reflexivo?

10 As estratégias para uma formação reflexiva se apoiam numa atitude de questionamento sustentado por: Uma vontade de melhor conhecer e melhor agir (querer) Referenciais teóricos de análise (saberes) Domínio das metodologias apropriadas (métodos) Encorajamento e apoio (suporte afetivo - motivacional)

11 Finalidade Conhecer e conhecer-se para agir em situação

12 Algumas estratégias Perguntas pedagógicas Observação conjugada com reflexão Análise de casos Pesquisa - acção Portfólios de desenvolvimento Portfólios reflexivos Reflexões em grupo

13 Perguntas pedagógicas Descrição Interpretação Confronto Reconstrução

14 Observação Observação é um processo… orientado por um objetivo / fim ou organizador e dirigido sobre um objeto para dele recolher informações (De Ketele, 1980: 27)

15 Observar não implica apenas constatar o que se passa, mas também colocar questões, ou seja, desmontar a situação. Porque é que é assim? Quais as razões? E se fosse de outra maneira?

16 Observação conjugada com reflexão Acompanhada pela reflexão, a observação é o ponto de apoio que facilita o conhecimento e o auto-conhecimento

17 Análise de casos São descrições contextualizadas Desocultam as teorias subjacentes Clarificam os referentes teóricos Revelam conhecimentos sobre algo Têm valor epistêmico

18 Caso Um caso, entendido na sua globalidade, não é apenas o relato de um acontecimento ou incidente. Para que se possa chamar de caso é preciso que se teorize…Um acontecimento pode ser descrito, um caso tem de ser explicado, interpretado, discutido, dissecado e reconstruído. Assim se pode concluir que, não há nenhum acontecimento que se constitua num verdadeiro caso, sem a correspondente interpretação teórica. (Shulman, 1986)

19 Pesquisa - ação Combina conhecimento e experimentação através do questionamento e da observação conjugada com a reflexão

20

21 Narrativas Escrever implica refletir Intencionalidade refletida

22 Portfólios de desenvolvimento Um conjunto coerente de documentação refletidamente selecionada, significati- vamente comentada e sistematicamente organizada e contextualizada no tempo, reveladora do desenvolvimento profis- sional. ( Alarcão)

23 Portfólios reflexivos com enfoques Formativos Continuados Reflexivos Compreensivos ( Sá – Chaves,2000)

24 Reflexões em grupo Ver como se… Escutar a voz dos outros Partilhar Fazer/receber supervisão horizontal Comprometer-se em conjunto Sentir apoio

25 Quadro de análise de estratégias de formação reflexiva Dimensões de análise Estratégias objetivosprocessoscontextos conhecer conhecer- se questionamentoobservaçãoindividualem grupo perguntas pedagógicas observação e reflexão análise de casos pesquisa - ação narrativas portfólios reflexões em grupo

26 Diálogo Consigo Com os outros Com as tarefas

27 O que é ser-se educador reflexivo, afinal? É agir, pensando É saber quem se é É compreender as razões do nosso agir É ter consciência do lugar que ocupamos na sociedade É ser responsável

28 Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática ( Paulo Freire, em A Educação na Cidade)


Carregar ppt "PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA MARIA ISABEL ALARCÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google