A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE E SIGNIFICATIVA?

2 Explicitar que a prática educativa não é desprovida de sentido e muito menos de intencionalidade e que as ações no interior de cada curso/instituição de ensino revelam aquilo que fundamenta a sustentação da ação docente. Objetivo

3 Questão Como a interação entre as pessoas envolvidas na EAD (aluno, professor tutor, professor temático, monitor e outros) pode tornar a aprendizagem mais atraente e significativa? Questão

4 Pesquisa respondentes de alunos. Período de 09 de novembro a 10 de dezembro de Pesquisa

5 O que mobiliza a ação docente? Como ajudar os alunos envolvidos na EAD a terem uma aprendizagem mais significativa? Introdução

6 Contrapor as respostas dos alunos às teorias que pautam a prática educativa e cada proposta do processo ensino-aprendizagem para melhor analisar e compreender os resultados. Análise

7 Abordagens do processo educativo e resultados da pesquisa

8 Transmissão de conhecimento acumulado pelo professor ao aluno. educação bancária (FREIRE, 1975). Educação restrita ao espaço escolar. Quando há unidade entre os ministradores de ensino o processo de aprendizagem fica bem mais fácil Abordagem tradicional

9 Ensino baseado em processos que visam habilidades que levam à competência. Conhecimento é fruto da experiência e seus resultados serão mensurados pelo professor. Falta algo que não consegui identificar ainda, acho que calor humano Abordagem comportamentalista

10 Professor facilitador da aprendizagem do aluno. O professor desenvolve junto aos educandos novas experiências significativas. A relação pedagógica entre professor e aluno acontece em clima favorável de colaboração. Abordagem humanista

11 Trabalhar em equipe é uma arte (...) que tem que ser constantemente repensada. É isso que acontece na EAD, uma multidão se esforçando para fazer o melhor, por pessoas que sequer conhecem. Uma magia que forma pessoas, moldam caráter e destes bancos surgem profissionais competentes e atuantes. Abordagem humanista

12 Capacidade do indivíduo de integrar informações e processá-las. O conhecimento é produto da interação do homem com o mundo. Cabe ao docente criar situações que propiciem condições para o desenvolvimento, evitando rotina e propondo desafios contínuos. Abordagem Cognitivista

13 Norteando essa aprendizagem com questionamentos que relacione os saberes, faça pensar e refletir num desafio constante e do grupo. Certamente todos ganharão. Abordagem Cognitivista

14 O trabalho destaca um dos aspectos das falas dos alunos, qual seja a percepção de uma abordagem educativa presente no cotidiano da EAD. O material permitirá outras análises para o avanço do processo de interação que pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos da EAD. Considerações finais Obrigada!


Carregar ppt "Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo COMO A INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA EAD PODE TORNAR A APRENDIZAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google