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A atividade de ensino e aprendizagem de línguas

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Apresentação em tema: "A atividade de ensino e aprendizagem de línguas"— Transcrição da apresentação:

1 A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
Bruna Gabriela Paola Buvolini

2 Textos estudados Freeman & Johnson. Toward Linking Teacher Knowledge and Student Learning (2005); Tarone & Allwright. Second Language Teacher Learning and Student Second Language Teacher Education: Shaping the Knowledge Base (2005).

3 Proposta de reconceituação do conhecimento-base da educação de professores de línguas - Freeman e Johnson (1998) Por quê? (1) Muitos cursos não levam em consideração o conhecimento prévio dos professores alunos quanto à aprendizagem de como ensinar, assim como; (2) Não incluem no conteúdo do curso discussões a respeito do contexto real em que o ensino e a aprendizagem do professor ocorrem. O quê? Professor como aprendiz; contexto (escola); ensino de línguas (ensinagem)

4 Ampliando a reconceituação do conhecimento-base da educação de professores de línguas – Tarone e Allwright (2005) Por quê? (2) – motivo idealizado e distorcido. Âmbito escolar  contexto de crítica social para a aprendizagem. Não variações sociais dentro da escola. (1) – motivo relevante. * preservice X inservice courses; * educação X treinamento X desenvolvimento (conhecimento) (habilidades) (entendimento) Mais pesquisas na área de aprendizagem dos professores de segunda língua (novatos e experientes).

5 Implicações do uso de teorias da aprendizagem do professor em geral nos cursos de formação do professor de segunda língua. Academic Fallacy – Conteúdo descontextualizado. Ex. Aprendizagem da voz passiva. = sem valor aos olhos dos alunos professores; Noninterface Fallacy – Prática * É preciso mais do que saber a língua e como controlar uma sala de aula; é necessário pensar analiticamente nas estruturas da língua e ter conhecimento dos estilos de aprendizagem para melhor fazer o curso de acordo com as necessidades dos alunos. * Falante + um pouco de prática = conhecimento limitado de práticas em contextos também limitados. * Falta de tempo ou empenho dos mentores. * Necessidade de conhecimentos: fonologia, morfologia, etc. Abordagem integrada: Novatos: ponte entre conteúdo e prática; Experientes: reflexão sobre suas práticas e a necessidade de desenvolvimento.

6 Ampliando a reconceituação do conhecimento-base da educação de professores de línguas – Tarone e Allwright (2005) O quê? Professor como aprendiz; Contexto (escola); Ensino de línguas (ensinagem) * Foco na área específica de formação de professores e de sua aprendizagem profissional E o aluno?

7 O conhecimento-base e aquisição da segunda língua.
Freeman e Johnson (1998) – SLA é importante para professores saberem como é realizada, mas não deixam claro como (não está na sua proposta de conhecimento-base). As pesquisas na área não oferecem resultados úteis para professores; Tarone e Allwright (2005) – As pesquisas na área não tem objetivos aplicados, por isso muitas não oferecem resultados, mas as que oferecem ajudam professores a entender acontecimentos da sala de aula, refletirem suas práticas e optarem por uma melhor abordagem.

8 Refletir criticamente suas crenças;
Avaliar a prática e os resultados dela em sala de aula; Disponibilizar esse estudo; Dialogar com outros estudos; Mudar quando necessário; Visar o aluno e o processo de aprendizagem.

9 Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno
Como essa relação tem sido conceituada: Condicionamento Causal *Não condiz com a realidade; *Avaliação: “performance dos alunos pelo padrão de provas” *Visão simplista: ensino competente = aprendizagem satisfatória; * Banco depositário (Freire, 1970) Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno Ensino Implica em Aprendizagem

10 Treinamento do Professor
Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno Treinamento do Professor Implica em Bom ensino Como essa relação tem sido conceituada: Causalidade Fundamentada *Pensamento do professor: a) guia suas ações; b) pode ser moldado e melhorado com novas ideias e práticas; *técnicas e rotinas de classe + teorias psicológicas das técnicas = bom ensino, método de aproximação para atingir o ensino/aprendizagem. *Teachers´mental lives (WALBERG, 1972)

11 Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno
Como essa relação tem sido conceituada: Um relacionamento de influência *Estático  dinâmico; *Aprendizagem do professor em relação à dos alunos por meio de ferramentas conceituais e físicas; *Contexto; *Socialmente situada; *Desenvolve com o tempo e por meio da prática. Aprendizagem do Professor Atividade de Sala de Aula Aprendizagem do aluno

12 Relacionamento de influência: conceitos chave
Ações: o que o indivíduo faz; Atividade: jogo de ações (mentais e comportamentais) comparado ao jogo de futebol; Ferramenta: Conceitos ou objetos utilizados pelo indivíduo para realizar uma ação em determinada atividade, alcançando determinado propósito.

13 Entender o contexto Entender as ferramentas físicas Entender as ferramentas conceituais Entender como o professor desenvolve esses conceitos (prática reflexiva) Entender o link entre aprendizagem do professor e aprendizagem do aluno.


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