A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A atividade de ensino e aprendizagem de línguas Bruna Gabriela Paola Buvolini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A atividade de ensino e aprendizagem de línguas Bruna Gabriela Paola Buvolini."— Transcrição da apresentação:

1 A atividade de ensino e aprendizagem de línguas Bruna Gabriela Paola Buvolini

2 Textos estudados O Freeman & Johnson. Toward Linking Teacher Knowledge and Student Learning (2005); O Tarone & Allwright. Second Language Teacher Learning and Student Second Language Teacher Education: Shaping the Knowledge Base (2005).

3 Por quê? (1) Muitos cursos não levam em consideração o conhecimento prévio dos professores alunos quanto à aprendizagem de como ensinar, assim como; (2) Não incluem no conteúdo do curso discussões a respeito do contexto real em que o ensino e a aprendizagem do professor ocorrem. O quê? -Professor como aprendiz; -contexto (escola); -ensino de línguas (ensinagem)

4 Por quê? (2) – motivo idealizado e distorcido. Âmbito escolar contexto de crítica social para a aprendizagem. Não variações sociais dentro da escola. (1) – motivo relevante. * preservice X inservice courses; * educação X treinamento X desenvolvimento (conhecimento) (habilidades) (entendimento) Mais pesquisas na área de aprendizagem dos professores de segunda língua (novatos e experientes).

5 Academic Fallacy – Conteúdo descontextualizado. Ex. Aprendizagem da voz passiva. = sem valor aos olhos dos alunos professores; Noninterface Fallacy – Prática * É preciso mais do que saber a língua e como controlar uma sala de aula; é necessário pensar analiticamente nas estruturas da língua e ter conhecimento dos estilos de aprendizagem para melhor fazer o curso de acordo com as necessidades dos alunos. * Falante + um pouco de prática = conhecimento limitado de práticas em contextos também limitados. * Falta de tempo ou empenho dos mentores. * Necessidade de conhecimentos: fonologia, morfologia, etc. Abordagem integrada: -Novatos: ponte entre conteúdo e prática; -Experientes: reflexão sobre suas práticas e a necessidade de desenvolvimento.

6 Ampliando a reconceituação do conhecimento- base da educação de professores de línguas – Tarone e Allwright (2005) O quê? Professor como aprendiz; Contexto (escola); Ensino de línguas (ensinagem) * Foco na área específica de formação de professores e de sua aprendizagem profissional E o aluno?

7 O conhecimento-base e aquisição da segunda língua. Freeman e Johnson (1998) – SLA é importante para professores saberem como é realizada, mas não deixam claro como (não está na sua proposta de conhecimento-base). As pesquisas na área não oferecem resultados úteis para professores; Tarone e Allwright (2005) – As pesquisas na área não tem objetivos aplicados, por isso muitas não oferecem resultados, mas as que oferecem ajudam professores a entender acontecimentos da sala de aula, refletirem suas práticas e optarem por uma melhor abordagem.

8 Refletir criticamente suas crenças; Avaliar a prática e os resultados dela em sala de aula; Disponibilizar esse estudo; Dialogar com outros estudos; Mudar quando necessário; Visar o aluno e o processo de aprendizagem.

9 Como essa relação tem sido conceituada: -Condicionamento Causal *Não condiz com a realidade; *Avaliação: performance dos alunos pelo padrão de provas *Visão simplista: ensino competente = aprendizagem satisfatória; * Banco depositário (Freire, 1970) EnsinoImplica emAprendizagem Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno

10 Como essa relação tem sido conceituada: -Causalidade Fundamentada *Pensamento do professor: a) guia suas ações; b) pode ser moldado e melhorado com novas ideias e práticas; *técnicas e rotinas de classe + teorias psicológicas das técnicas = bom ensino, método de aproximação para atingir o ensino/aprendizagem. *Teachers´mental lives (WALBERG, 1972) Treinamento do Professor Implica emBom ensino Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno

11 Como essa relação tem sido conceituada: -Um relacionamento de influência * Estático dinâmico; *Aprendizagem do professor em relação à dos alunos por meio de ferramentas conceituais e físicas; *Contexto; *Socialmente situada; *Desenvolve com o tempo e por meio da prática. Aprendizagem do Professor Atividade de Sala de Aula Aprendizage m do aluno Conhecimento do professor Aprendizagem do aluno

12 Relacionamento de influência: conceitos chave O Ações: o que o indivíduo faz; O Atividade: jogo de ações (mentais e comportamentais) comparado ao jogo de futebol; O Ferramenta: Conceitos ou objetos utilizados pelo indivíduo para realizar uma ação em determinada atividade, alcançando determinado propósito.

13 Entender o contextoEntender as ferramentas físicas Entender as ferramentas conceituais Entender como o professor desenvolve esses conceitos (prática reflexiva) Entender o link entre aprendizagem do professor e aprendizagem do aluno.


Carregar ppt "A atividade de ensino e aprendizagem de línguas Bruna Gabriela Paola Buvolini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google