A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Currículo na Educação Infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Currículo na Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 O Currículo na Educação Infantil
Debatendo e Conceituando...

2 Como Conceituar “Currículo”?

3 É necessário compreender o currículo como uma práxis de pluralidade linguística, étnica, cultural e sócio-econômica; Não podemos conceber o conceito de currículo desvinculado de relações sociais, políticas e econômicas; Currículo é conhecimento escolar e extra-escolar, é cultura, é identidade, é relação de poder, é contradição (...);

4 O conjunto das ações sistematizadas e não sistematizadas de uma escola compõem o contexto curricular da instituição; Debater sobre currículo significa implementar o diálogo sobre: concepção de escola, de mundo (sociedade), de infância; O currículo escolar é o percurso educacional a fim de atingir certas finalidades, é um contínuo de situações de aprendizagem que se dão em um dado período e dentro de um dado contexto sócio-cultural;

5 Currículo Oculto Aspectos do ambiente escolar que não fazem parte do currículo oficial explícito, mas apresentam-se implicitamente nas relações e espaços escolares influenciando o processo de aquisição de valores e conhecimentos.

6 O Currículo na Educação Infantil
Para Kishimoto, 1994: “explicitação de intenções que dirigem a organização da escola visando colocar em prática experiências de aprendizagem consideradas relevantes para as crianças e seus pais”. O CONCEITO DE CURRÍCULO ESTARIA VINCULADO A UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA?

7 PROPOSTA PEDAGÓGICA X CURRÍCULO
Proposta Pedagógica, entre outros conceitos: “explicitação de qualquer orientação presente na escola” (KISHIMOTO, 1994); Poderíamos então afirmar que o currículo na Educação Infantil orienta-se por uma proposta pedagógica que revela determinada concepção de infância e de escola?

8 PARA REFLETIR... As experiências de aprendizagem são organizadas de acordo com os objetivos de cada escola, ou seja, possuem uma intenção (proposta) definida; Referida intencionalidade, pauta-se em uma concepção filosófica do desenvolvimento infantil.


Carregar ppt "O Currículo na Educação Infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google