A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006,"— Transcrição da apresentação:

1 MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p questões

2 G1 a) Definir contexto de influência contexto de produção e contexto da prática como referência de análise das políticas de currículo. b) O que significa transferência educacional e quando ela ocorre? c) O que significa, na opinião do grupo, tratar a questão cultural nos currículos do ponto de vista da pluralidade ou diversidade?

3 G2 a)O que é um tema transversal, na opinião o grupo? b)Como os PCNs abordam a questão a pluralidade cultural? c)Como se expressa o mito da democracia racial no Brasil? d)Como as relações de poder impactam a questão da diferença no Brasil?

4 G3 a)O que significa concepção universalista do conhecimento? b)Por que os PCN são considerados híbridos pela autora? c)O que é pedagogia histórico-crítica e porque é questionada pela autora?

5 G4 a)O que a autora quer dizer quando afirma que as diversas culturas vivenciadas pelos alunos são valorizadas apenas como ponto de partida para a aprendizagem do saber acumulado? b)Comentar as expressões: cidadão nacional e cidadão do mundo global. c) Comentar as expressões: diferença individual e diversidade regional.

6 G5 a)O que significa relativismo cultural? b)Quais os desdobramentos de entender a pluralidade como convivência pacífica? c)Por que é importante tematizar a diferença?

7 G6 a)O que é uma cultura de pertencimento? b)O que é uma cultura de fronteiras? c)O que significa relativismo cultural?

8 G7 a)O que são padrões culturais? b)O que significa considerar o universal como um horizonte incompleto? c)Relacionar, em termos culturais, os conceitos universal e hegemônico.

9 G8 a)Comente os dois modos de definir cultura apresentados por Santos. b)O que significa entender o cultural como lugar enunciativo? c)O que significa pensar o currículo como espaço-tempo cultural?


Carregar ppt "MACEDO, E. A DIFERENÇA NOS PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL In LOPES, A.C. E MACEDO, E. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google