A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: desafios atuais para a escola VERA MARIA CANDAU 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: desafios atuais para a escola VERA MARIA CANDAU 2007."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: desafios atuais para a escola VERA MARIA CANDAU 2007

2 1. INCLUSÃO-EXCLUSÃO: polos contrapostos?

3 UNIVERSO SEMÂNTICO EXCLUSÃO eliminar - expulsar - abandonar Silenciar- privar - negar INCLUSÃO envolver – implicar – inserir pertencer – participar- unir

4 Integrar na sociedade vigente? Assimilar os referentes dominantes? Promover o acesso a determinados bens e serviços? Expandir a lógica social em que vivemos sem questioná-la? Que significa incluir?

5 o binômio exclusão-inclusão está vinculado à problemática da desigualdade social, característica estrutural das sociedades capitalistas em que vivemos, e reforçada pelas políticas neoliberais. É neste contexto que a questão deve ser colocada. PRIMEIRA AFIRMAÇÃO

6 A questão da desigualdade-igualdade não dá conta das diferentes dimensões da problemática da inclusão-exclusão presentes na nossa sociedade. As questões relativas à diferença e às políticas de identidade também estão a elas articuladas. SEGUNDA AFIRMAÇÃO

7 EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UMA RELAÇÃO PARADOXAL Sociedade excludente x educação inclusiva

8 NOSSO ENFOQUE : CENTRALIDADE DA RELAÇÃO ENTRE IGUALDADE E DIFERENÇA TEMOS O DIREITO DE SER IGUAIS QUANDO A DIFERENÇA NOS INFERIORIZA E TEMOS O DIREITO A SER DIFERENTES QUANDO A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZA Boaventura Sousa Santos

9 2. QUESTÕES PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO: MUITAS LEITURAS

10 Inserção de pessoas com deficiência em escolas comuns

11 ampliação das oportunidades educacionais de grupos marginalizados

12 uma escola que assume cada um dos sus alunos e alunas com todo o seu potencial e tendo presente o seu contexto

13 Cada pessoa – criança, jovem ou adulto- deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem......

14 A amplitude das necessidades básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazê-las varia segundo cada país e cada cultura e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo Tailândia 1990 Conferência mundial de Educação para Todos

15 PROCESSO EDUCATIVO: TENSÃO EXCLUSÃO-INCLUSÃO

16 A diversidade na educação é ordem e caos, unidade e diferença, inclusão e exclusão em educação são condições contraditórias da orientação moderna E, se a ordem é o que mais nos ocupa, a ambivalência é o que mais nos preocupa. A modernidade abordou a diversidade de duas formas básicas: assimilando tudo que é diferente a padrões unitários ou segregando-o em categorias fora da normalidade dominante. Gimeno Sacristán

17 QUESTÕES FUNDAMENTAIS : O fracasso escolar nos incomoda? Os outros fazem diferença?

18 DESAFIO: SUPERAR A CONTRAPOSIÇÃO SITUAÇÃO – PADRÃO x ENSINO INDIVIDUALIZADO

19 A escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença. Tende a silenciá-las e neutralizá-las. Sente-se mais confortável com a homogeneização e a padronização. No entanto, abrir espaços para a diversidade, a diferença e para o cruzamento de culturas constitui o grande desafio que está chamada hoje a enfrentar. Moreira e Candau


Carregar ppt "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: desafios atuais para a escola VERA MARIA CANDAU 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google