A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Mudanças no Mundo e Seus Impactos. O que as escolas precisam aprender para...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Mudanças no Mundo e Seus Impactos. O que as escolas precisam aprender para..."— Transcrição da apresentação:

1 As Mudanças no Mundo e Seus Impactos

2 O que as escolas precisam aprender para...

3 ...enfrentar os desafios do Século XXI?

4 A Escola se mantém fossilizada

5 Num mundo que não para de mudar

6 Século XX Século XXI

7 Século XX Século XXI

8 A escola como conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no Século XVIII.

9 Revolução Industrial Estados Modernos Revolução Francesa Independência Americana

10 MÃO DE OBRA

11 Revolução Tecnológica

12 Refletir sobre o processo produtivo

13 O que fazer? Ensino por conteúdo? ou Ensino por competências e habilidades?

14 COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

15 PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

16 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

17 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

18 COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?

19 O processo de aprendizagem ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

20 COMO SE DÁ O PENSAMENTO?

21 PROCESSO COGNITIVO PASSA POR SEIS DOMÍNIOS 1.CONHECIMENTO 2.COMPREENSÃO 3.APLICAÇÃO 4.ANÁLISE 5.SÍNTESE 6.AVALIAÇÃO OU JULGAMENTO 7.OPERAÇÕES DO PENSAMENTO

22 TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR) Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

23 CONHECIMENTO Apresentar o que precisa ser conhecido COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO

24 COMPREENSÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Entender o significado da informação

25 APLICAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Uso da informação em situações concretas

26 ANÁLISE COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Examinar a informação em suas partes

27 SÍNTESE COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE OBSERVAÇÃO Integrar as partes em um todo

28 CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.

29 COMPETÊNCIAS ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO.

30 PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto A abordagem por competências junta- se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos.


Carregar ppt "As Mudanças no Mundo e Seus Impactos. O que as escolas precisam aprender para..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google