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Ergonomia Cognitiva: Novo trabalho, Tarefas complexas, Outras competências Júlia Issy Abrahão Universidade de Brasília Conferência realizada no Departamento.

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1 Ergonomia Cognitiva: Novo trabalho, Tarefas complexas, Outras competências Júlia Issy Abrahão Universidade de Brasília Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social em 27 de abril de Seminários Saúde e Trabalho

2 Os princípios que norteiam a ação ergonômica: a integração entre o conforto, a segurança e a eficiência dos homens e dos equipamentos; a atividade de trabalho como eixo central; e, a articulação entre o trabalho prescrito e o trabalho real Objetivos da Ergonomia: transformar o contexto de trabalho e, produzir conhecimentos científicos Ergonomia

3 A introdução das novas tecnologias no contexto de trabalho: altera a natureza da atividade; eleva a complexidade da tarefa; e, aumenta as exigências de natureza cognitiva. As evoluções tecnológicas influenciaram na gênese da ergonomia enquanto disciplina e têm alterado de forma estrutural a relação homem-trabalho. Ergonomia e Novas Tecnologias

4 Características das tarefas complexas As tarefas tendem a ser mais complexas: quanto maior o número de elementos a serem tratados; quando requer do sujeito uma capacidade de avaliação e antecipação dos procedimentos e disfuncionamentos; quando exige capacidade de abstração acentuada; quando a sua natureza é dinâmica e incerta.

5 Operador Características (físicas, psicológicas, sociológicas) CompetênciasCompetências Atividades físicas + cognitivas resultados do trabalho demanda restrições suportes resposta ações Sistema de trabalho metas e sub-metas critérios para bons resultados Sistema tecnológico Posto de trabalho Sistema empresarial e organizacional ambiente físico Co-operadores Políticas sócio-econômicas ST interpretado ST real ST prescrito Ambiente do sistema de trabalho demanda restrições condições resposta produtos Modelo Ergonômico Genérico - MEG Modelo proposto por Marmaras e Pavard (1999)

6 MEG - Cognição Sistema de Trabalho Ambiente do Sistema de Trabalho Operador Ênfase no componente cognitivo Diagnóstico Compreensão dos processos cognitivos Transformação do sistema técnico

7 Possibilidade de erros Verdade X Realidade Processos perceptivo e cognitivo

8 Objeto Características: - cor - textura - tamanho - formato - profundidade Captação pelo Sistema Sensorial Cérebro Estrutura s corticais Sistema Cognitivo Processo Perceptivo Processos Cognitivos Interpretação e Integração das características do objeto aos conhecimentos do sujeito RESPOSTASRESPOSTAS Memória Categorização Atenção Resolução de Problemas: tipos de raciocínio Linguagem

9 Cognição Conjunto de atividades e processos pelos quais um organismo adquire informação e desenvolve conhecimentos. Mecanismos mentais que agem sobre a informação sensorial, buscando a sua interpretação, classificação e organização

10 Cognição Diferentes disciplinas estudam os Processos Cognitivos A cognição no contexto do trabalho (mesmo em tarefas repetitivas) A influência das Novas Tecnologias Necessidade de novos métodos de investigação e um novo corpo teórico

11 Ergonomia Cognitiva Disciplina aplicada que estuda os processos cognitivos em situação de trabalho Não se trata de entender a natureza da cognição humana Particularização do conhecimento mais amplo para compreender uma situação específica Formação de um quadro teórico com conceitos próprios

12 Cognição Situada Centrada na Atividade Particularização de conhecimentos Conhecimento criado pela ação e para ação

13 Cognição Compartilhada Conhecimento relativo ao coletivo do trabalho Representações compartilhadas sobre as atividades desempenhadas Não é uma somatória de conhecimentos Estruturadora das ações e interações no grupo

14 Representação para Ação Representações mentais que atuam como elo entre sujeito e o contexto Apreensão de elementos de um contexto Imagem operatória Modelos mentais incompletos, pessoais e instáveis Norteia a ação do indivíduo

15 Representação para Ação Características: - processos mentais ativos para apropriação das situações; - construir significados sobre uma situação - caráter finalístico; - processo qualitativo de re(estruturação) constante e reorganização dos conteúdos - processo de aprendizagem; - desenvolvimento contínuo; e - o processo representativo não é cristalizado.

16 Desenvolvimento de competências Conhecimentos Habilidades Experiência Competência


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