A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giz, lousa e saliva = Aula Expositiva. Vantagens: Custo baixo; Poupa tempo dos professores na preparação; Requer um mínimo de conhecimento prévio para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giz, lousa e saliva = Aula Expositiva. Vantagens: Custo baixo; Poupa tempo dos professores na preparação; Requer um mínimo de conhecimento prévio para."— Transcrição da apresentação:

1

2 Giz, lousa e saliva = Aula Expositiva.

3 Vantagens: Custo baixo; Poupa tempo dos professores na preparação; Requer um mínimo de conhecimento prévio para sua utilização; Possível transmitir, num tempo menor, grandes quantidades de informações É um meio rápido, onde o conteúdo a ser apreendido é apresentado em sua forma final; Requerer do estudante apenas o entendimento da mensagem, procurando, simultaneamente, desenvolver seu raciocínio crítico. Desvantagens: A falta de envolvimento dos professores; A redução dos gastos com a educação; A acomodação de alunos e professores; Transmissão de conhecimento

4 Valorização da participação do aluno e do professor no processo ensino - aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos de trabalho. Estes Projetos contribuem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.

5 Os projetos pedagógicos dinâmicos permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos alunos, vivenciando as situações - problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Ao professor compete resgatar as experiências do aluno, auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização dessas reflexões em ações.

6

7 Ensino curricular (compartimentado) Ensino com projetos de trabalho EnfoqueTransmissão de conteúdos prontos. Resolução de problemas significativos. ConhecimentoAcúmulo de fatos e informações isoladas. Compreensão da realidade e possível intervenção nela. ProfessorÚnico informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização. intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras. Aluno Sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. Sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas.

8 As metodologias tradicionais têm sido pouco eficientes para ajudar o aluno a aprender a pensar, refletir e criar com autonomia soluções para os problemas que enfrenta. Os alunos acumulam saberes, mas não conseguem aplicar seus conhecimentos em situações reais do dia-a-dia. Encontra-se, no trabalho com projetos, uma proposta de educação voltada para a formação de competências, que pretende que a aprendizagem não se torne passiva, verbal e teórica, mas que tenha a participação ativa dos alunos.

9  OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG,  A Metodologia de Projetos como recurso de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Disponível em: C-914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf  LEAO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. FACED. UFC, 1999 Disponível em:


Carregar ppt "Giz, lousa e saliva = Aula Expositiva. Vantagens: Custo baixo; Poupa tempo dos professores na preparação; Requer um mínimo de conhecimento prévio para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google