A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO PASSO A PASSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PASSO A PASSO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PASSO A PASSO
Elizabeth Teixeira

2 PONTUANDO OS MOMENTOS... O ENFOQUE E O MÉTODO O PRÉ-PROJETO
O REFERENCIAL TEÓRICO O PROJETO

3 DAR A PARTIDA PARA O PRÉ-PROJETO
Primeiro Passo DAR A PARTIDA PARA O PRÉ-PROJETO A) Frase- exercício número 1: o tópico Do que temos lido ao longo do curso / Do que que estamos aprendendo nas disciplinas / Do que temos vivenciado em nossa prática / Do que identificamos em visita / Do que presenciamos no estágio………..estamos interessados em pesquisar sobre Tal interesse justifica-se porque… Exemplo: Do que identificamos em nosso estágio na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), estamos interessados em pesquisar sobre o baixo número de doadores de sangue. Tal interesse justifica-se porque o HEMOPA precisa diariamente de milhares de litros de sangue para salvar vidas, mas não tem tido doadores suficientes para atender a demanda de hospitais da capital e de outros municípios do Pará.

4 DAR A PARTIDA PARA O PRÉ-PROJETO
Primeiro Passo DAR A PARTIDA PARA O PRÉ-PROJETO  B)    Frase- exercício número 2: as perguntas   Estamos interessados nesse tópico-problema porque queremos encontrar resposta às seguintes perguntas: Exemplo: O que faz com que as pessoas não sejam doadoras voluntárias de sangue? Segundo a população, o que o HEMOPA pode fazer para atrair o público para doação voluntária? Qual o conhecimento da população sobre a doação voluntária de sangue e os procedimentos para doação? Qual a disponibilidade da população para a doação? Quais os mitos, medos e preconceitos em torno da doação de sangue?

5 DAR A PARTIDA PARA O PRÉ-PROJETO
Primeiro Passo DAR A PARTIDA PARA O PRÉ-PROJETO  C)    Frase- exercício número 3: o fundamento lógico   Estamos interessados nesse tópico-problema e queremos encontrar resposta às perguntas formuladas a fim de: Exemplo: Sensibilizar a população em relação a doação voluntária; contribuir para manter um estoque regular de sangue no HEMOPA, para todos os atendimentos necessários; mostrar que se trata de uma instituição séria e competente; contribuir para acabar com certos mitos que existem sobre a doação de sangue.

6 CONSTRUIR O PRÉ-PROJETO
Doação Voluntária de Sangue QUAL O TEMA? QUAL O TIPO DE ESTUDO ADEQUADO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES? Pesquisa Bibliográfica? Pesquisa Documental? Pesquisa de Campo? CONHECIMENTOS E MITOS DA POPULAÇÃO DE BELÉM SOBRE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE QUAL O TÍTULO? COM BASE NESSE PRIMEIRO PASSO VAMOS ELABORAR O PRÉ-PROJETO

7 IDENTIFICAR O ENFOQUE ADEQUADO
Segundo Passo IDENTIFICAR O ENFOQUE ADEQUADO SERÁ O ENFOQUE EMPÍRICO-ANALÍTICO? SERÁ O ENFOQUE INTERPRETATIVO? SERÁ O ENFOQUE CRÍTICO-DIALÉTICO? PARA SABER QUAL O ENFOQUE SERÁ PRECISO CONSIDERAR O PROBLEMA DE PESQUISA, OU SEJA, AS PERGUNTAS QUE SE DESEJA OU NECESSSITA RESPONDER. VAMOS TER QUE ANALISAR OS TRÊS ENFOQUES DE PESQUISA PARA IDENTIFICAR O MAIS ADEQUADO.

8 IDENTIFICAR O MÉTODO QUANTITATIVO COMO FAZER A COLETA?:
Testes, Escalas Questionários estruturados COMO FAZER A COLETA?: Formulários estruturados Observação controlada COMO ANALISAR OS DADOS?: Estatística

9 QUALITATIVO COMO FAZER A COLETA? COMO ANALISAR OS DADOS?
Entrevistas semi-estruturadas ou abertas História Oral História de Vida Observação Participante Grupo Foco COMO FAZER A COLETA? COMO ANALISAR OS DADOS? Análise de Conteúdo

10 Terceiro Passo Qual autor (es)? DECIDIR POR UM REFERENCIAL TEÓRICO
Qual teoria (s)? Qual obra (s)? O que afirmam os autores? Quais as posições? Como têm pesquisado o problema? DEPOIS DE DECIDIR (Resenhas) Quais conceitos/ categorias têm trabalhado? Que respostas têm formulado? Que teses defendem?

11 Quarto Passo ELABORAR O PROJETO DE PESQUISA PRÉ-TEXTO PARTE 1 PARTE 2
PÓS-TEXTO


Carregar ppt "PLANEJAMENTO PASSO A PASSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google