A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth"— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth
Caracterização Institucional e Diagnóstico das Necessidades Psicossociais Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth

2 Diagnóstico Institucional
Antes de qualquer intervenção é necessário CONHECER! Realizar levantamento das necessidades psicossociais, conhecer as demandas. A questão da demanda: Pode ser proposta pelo interventor Pode ser solicitada pela instituição

3 O que é importante saber...
Objetivos da organização: explícitos e implícitos Necessidades manifestas e latentes Diferenciar os objetivos da instituição dos objetivos para os quais a instituição solicitou ou aceitou a intervenção.

4 Passos para o diagnóstico
Delinear os passos: Contrato de trabalho Coleta de dados: entrevistas, questionários, observações, análise histórica e/ou documental, diário de campo, fotos, filmes, gravações, etc. Definir objetivos prioritários Os dados deverão ser organizados na forma de relatório a fim de tirar conclusões para o diagnóstico e traçar a intervenção.

5 Sobre a instituição As visitas devem ser previamente AGENDADAS.
Postura ética e de respeito. É importante conhecer o histórico da instituição, serviços, clientela, infraestrutura e recursos, funcionários, necessidades e interesse e disponibilidade institucional.

6 Projeto de Intervenção
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth

7 Objetivos A elaboração do projeto de intervenção depende dos OBJETIVOS. Objetivo maior: “promoção de saúde e bem estar dos integrantes da instituição” Conhecer sobre o tema ajuda a delimitar com maior clareza os objetivos.

8 Embasamento teórico Delimitar o tema. Revisão bibliográfica:
Definir palavras-chave Fazer busca em bancos de dados científicos (BVS, Scielo, Pepsic...) Fichamento dos artigos encontrados Procurar encontrar intervenções semelhantes já realizadas.

9 Metodologia População-alvo: caracterização
Instrumentos: Termo de Autorização, técnicas de grupo, jogos, papelaria, etc. Instrumento pré e pós intervenção. Duração, periodicidade e local Procedimentos: passo a passo! Depois de constituir o grupo é necessário planejar cada encontro.

10 Agora, mãos à obra!


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google