A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2007. CAPÍTULO 2 www.inf.ufsc.br/~barbetta/livro1.htm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2007. CAPÍTULO 2 www.inf.ufsc.br/~barbetta/livro1.htm."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2007. CAPÍTULO 2

2 BEM Decisões do dia-a-dia baseadas em dados
Satisfaz nossas necessidades? Preço compatível? Outras alternativas? COMPRÁ-LO? BEM Processamos internamente os dados dessas alternativas e decidimos comprá-lo ou não. Pesquisas científicas dados fornecem informações para responder nossas indagações Resultados confiáveis Coleta Análise Devem ser feitas de forma criteriosa e objetiva

3

4 Planejamento de uma pesquisa
bem definido com base na literatura do tema em questão. Problema de pesquisa Formulação dos objetivos elaborados de forma clara. Objetivo geral Avaliar as conseqüências sociais do uso da Internet na população de estudantes dos cursos XYZ, da Universidade W. Objetivos específicos Conhecer o tempo médio que os estudantes passam na Internet para fins de: estudos/pesquisas acadêmicas, lazer, compras/informações/comunicações. Conhecer o tempo médio que os estudantes gastam com família, amigos, eventos sociais, compras em estabelecimentos comerciais. Avaliar o nível de satisfação dos estudantes com uso da Internet e e com a realização de outras atividades sociais. Verificar se existe associação entre o nível de satisfação com Internet e realização de outras atividades sociais.

5 Tipos de pesquisa População e amostra
A partir dos objetivos, decidir sobre o delineamento da pesquisa. Tipos de pesquisa Pesquisa de levantamento ou survey Observam-se diversas características dos elementos de uma certa população ou amostra, utilizando-se questionários ou entrevistas. A observação é feita naturalmente e sem interferência do pesquisador. Pesquisa experimental O pesquisador exerce controle sobre o tratamento que vai ser aplicado a cada elemento da(s) amostra(s). Há, portanto interferência do pesquisador. População e amostra População-alvo é o conjunto de elementos que queremos abranger em nosso estudo. São os elementos para os quais desejamos que as conclusões oriundas da pesquisa sejam válidas. População acessível, ou população, é o conjunto de elementos que queremos abranger em nosso estudo e que são passíveis de serem observados, com respeito às características (variáveis) que pretendemos levantar.

6 em cada elemento da população, sob as mesmas condições.
A definição da população depende dos objetivos da pesquisa, das características a serem levantadas e dos recursos disponíveis. Depois de definidos objetivos e população a ser estudada é preciso pensar COMO será a coleta de dados. A coleta de dados Existem dados secundários? Questionário? Entrevista estruturada? DADOS E VARIÁVEIS O QUE vamos observar ou medir nos elementos de uma população ou amostra? As variáveis são as características que podem ser observadas (ou medidas) em cada elemento da população, sob as mesmas condições.

7 Variáveis qualitativa e quantitativas
Como definir uma variável na prática? A variável deve estar definida de tal forma que cada elemento observado tenha um – e apenas um – resultado (valor ou atributo) associado a essa variável. Variáveis qualitativa e quantitativas quantitativa dados quantitativos Variável dados qualitativos ou categorizados qualitativa Variáveis e itens de um questionário Exemplo: Assinale os esportes que você costuma praticar regularmente: ( ) futebol ( ) basquetebol ( ) voleibol ( ) outros. Especificar __________ Várias variáveis poderiam ser associadas a esse item: (1) quantidade de esportes que pratica regularmente; (2) futebol (pratica ou não); (3) basquetebol (pratica ou não)...

8 ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO
Separar as características (variáveis) a serem levantadas; Fazer uma revisão bibliográfica para verificar formas de mensurar as variáveis em estudo; Estabelecer a forma de mensuração das variáveis a serem levantadas; Elaborar uma ou mais perguntas para cada variável a ser observada; Verificar se a pergunta está suficientemente clara; Verificar se a forma da pergunta não está induzindo alguma resposta; Verificar se a resposta da pergunta não é óbvia.

9 Formas de aplicação de um instrumento de pesquisa
Questionário Entrevista estruturada Pré-testagem Pré-teste


Carregar ppt "PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2007. CAPÍTULO 2 www.inf.ufsc.br/~barbetta/livro1.htm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google