A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTAO OU HIPÓTESE ? Abordagens qualitativas e quantitativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTAO OU HIPÓTESE ? Abordagens qualitativas e quantitativas."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTAO OU HIPÓTESE ? Abordagens qualitativas e quantitativas.

2 Estabeleça relaçao esperada entre variaveis Para formar hipoteses ha necessidade de estabelecer uam relaçao entre as variaveis. Exemplo de possíveis relações: Relações causaisAssociação 1. X causa Y 1. Quando X cresce, Y crescerá 2. X produz Y 2. Quando X aumenta, Y diminuirá 3. Se X então Y 3. X está positivamente relacionada a Y 4. Y é uma função de X 4. X está negativamente relacionada a Y 5. Y depende de X 5. X está correlacionada com Y 6. Y é uma conseqüência de X 6. X está associada com Y As relaçoes acima indicam um delineamento experimental.

3 INVESTIGACAO MULTIVARIADA Algumas investigaçoes podem possuir mais de duas variaveis relacionadas entre si. Exemplo: Analise da resistencia do concreto utilizando 3 tipos de aditivos cada um com duas dosagens distintas, considerando ainda um determinado tipo de agregado.

4 Outros exemplos de relacoes entre 2 variaveis 1. O grau de satisfação no trabalho está NEGATIVAMENTE CORRELACIONADA com a quantidade de supervisão recebida. 2. Lanchonetes localizadas nas proximidades dos bancos CONSEGUIRÁ MAIORES LUCROS do que lanchonetes distantes dos bancos. 3. O nível de participação feminina na força de trabalho está CORRELACIONADO COM o número de crianças que elas tem com idade abaixo de 6 anos de idade ? 4. O número de novos clientes DEPENDE DO preço do produto. 5. A promoção potencial está POSITIVAMENTE ASSOCIADA com a aceitação da meta. 6. Os vendedores que recebem reforços positivos de seus gerentes PRODUZIRÃO UM NÚMERO MAIOR de vendas.

5 Questao de investigacao Nem todo trabalho necessita de uma hipotese. As hipoteses tentam prever o tipo de relaçao existente enquanto que as questoes analisam se de fato existe alguma relacao entre as variaveis.

6 TESTE DE HIPOTESE Definição: Teste de hipótese: É o processo de fazer inferência estatística acerca da população a partir de dados retirados de amostras daquela população. Vantagens – Economiza recursos – Teste objetivo com regras claras – Bem aceito no meio academico/cientifico

7 TESTE DE HIPÓTESE Desvantagens – A amostragem pode ser cara ou necessitar de muito tempo; – Dificuldade em definir o nivel de significancia em algumas situaçoes. – Amostragem aleatoria pode se inviável.

8 Estabeleça hipótese preliminar ou questão de investigação Hipótese: Definição: uma proposição declarativa indicando uma relação conjeturada entre duas ou mais variáveis que podem ser testadas. Propósito: manter afastado do processo em si as crenças, valores e vieses do pesquisador. Vantagens – Proporciona objetividade ao investigador – Pode ser testada por outros investigadores.

9 Utiliza testes de hipotese se: 1. Na revisão de informação relacionada podem ser encontradas informações suficientes acerca das variáveis e suas relações. 2. São utilizadas amostras, e não população. 3. Você está pretendendo utilizar um nível de probabilidade antes da coleta de dados. 4. Você deseja utilizar procedimentos de teste de hipótese.

10 Utilize questões se: *1. Não há informação suficiente para formular hipótese. 2. São utilizadas populações, e não amostras. *3. Você não está pretendendo pre-especificar um nível de probabilidade no qual a hipótese será considerada sustentada. 4. Você não deseja utilizar teste de hipótese. * Estas condições freqüentemente levam a aquilo que é chamado de investigação exploratória.

11 Questoes de investigação Definição: Questão de investigação: Uma proposição interrogativa perguntando acerca da relação conjeturada entre duas ou mais variáveis. Propósito: Especificar as variáveis e as suas relações conjeturadas quando não se realiza um teste de hipótese. Vantagens: 1. Especifica as variáveis de interesse. 2. Especifica uma possível relação entre as variáveis.

12 Formas de estabelecer hipoteses 1.1 A permanência no emprego aumentar se aumenta a identificação do empregado com a organização. OU 1.2 A permanência no emprego é uma função do grau de identificação com a organização. 2.1 O grau de prevenção com marcas está associada com a estrutura familiar. 3.1 Quanto mais freqüentes forem as bonificações concedidas aos empregados, maior será as vendas mensais.

13 Mudança da hipotese para questao 1.1 A permanência no emprego melhorará se aumentar a identificação do empregado com a organização ? 2.2 A prevenção de marca está associada com a estrutura familiar ? 3.3 As vendas mensais estão positivamente associadas com a freqüência das bonificações.

14 Atividade em sala 1. Estabeleça a relação esperada entre as variáveis; 2. Estabeleça uma hipótese preliminar ou questão de investigação; 3. Identifique, se existir, a diferença entre relação de causa e relação de associação;

15 FIM


Carregar ppt "QUESTAO OU HIPÓTESE ? Abordagens qualitativas e quantitativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google