A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO: LOURENÇO DE OLIVEIRA BASSO Questão de pesquisa e abordagens quantitativas/qualitativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO: LOURENÇO DE OLIVEIRA BASSO Questão de pesquisa e abordagens quantitativas/qualitativas."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO: LOURENÇO DE OLIVEIRA BASSO Questão de pesquisa e abordagens quantitativas/qualitativas

2 Questões de pesquisa Como formular: não só no início, mas também ao conceitualizar, entrar no campo, selecionar casos e coletar os dados. Nestas fases, refletir sobre e reformulá-la para avaliar se as decisões tomadas são apropriadas. Formulação guiada pelo objetivo de esclarecer o que os contatos com o campo irão revelar.

3 Questões de pesquisa Ter idéia clara das questões buscadas, mas estar aberto a novos resultados. Clareza permite verificar se as decisões metodológicas são apropriadas: Quais métodos? É possível com os métodos escolhidos? Usar qualitativa? A questão vem do interesse do pesquisador e de seu contexto (histórico e social).

4 Questões de pesquisa Redução da variedade: certos aspectos ganham destaque. Crucial quando usarmos entrevista individual Menos relevantes se usarmos observação ou entrevistas repetidas (podem ir sendo alteradas) Questão de pesquisa não deve suscitar muitas outras questões ao mesmo tempo para conseguir orientar as atividades empíricas.

5 Questões de pesquisa Quais aspectos incluir e quais excluir? Conceitos-chave (analíticos e sensibilizadores) são um bom ponto de partida. Ex: interação Triangulação de perspectivas: combinação de perspectivas e métodos apropriados de pesquisa que sejam adequados para considerar tantos aspectos distintos de um problema quanto possível. Ex: mediação na aprendizagem e interação entre Downs Conceitos + triangulação = aumento na proximidade ao objeto na forma pela qual os casos e os campos são explorados.

6 Questões de pesquisa Tipos de questões: Descrição de estados: como determinado estado ocorreu e como se mantém. Descrição de processos: como algo se desenvolve ou se modifica. Questões gerativas: objetivo de descobrir novas questões, estimulando a linha de investigação em direções lucrativas. Critério de avaliação das questões: Solidez Clareza Possibilidade de execução

7 Pesquisas qualitativas x quantitativas Objeto de estudo do cientista social: comportamento e estados subjetivos (pensamentos, atitudes, etc) Formas de compreender : Observar como ocorre no âmbito real (observação de comportamento). Criar situações artificiais e observar diante de tarefas definidas (experimento). Perguntar às pessoas sobre o seu comportamento (survey).

8 Pesquisas qualitativas x quantitativas Quantitativo Crença: a realidade é independente do pesquisador (neutro e distante) Procura causas, tenta prever e testar hipóteses Abordagem experimental ou correlacional Foco: porque Qualitativo Crença: a realidade depende do sujeito e do pesquisador (imerge no fenômeno estudado) Procura compreender e descrever um fenômeno Abordagem etnográfica Foco: como

9 Pesquisas qualitativas x quantitativas Quantitativo Método: dedutivo - da teoria para os dados, definições pré- determinadas, precisão pela manipulação estatística das variáveis. Amostra: estatisticamente grande Hipóteses Questões Fechadas Qualitativo Método: indutivo - dos dados para a teoria, pela síntese holística e análise comparativa Amostra: pequena Questões de pesquisa Questões abertas

10 Pesquisas qualitativas x quantitativas Mas… pesquisa qualitativa não se contrapõe à pesquisa quantitativa; Não existe uma seqüência linear entre as partes de uma pesquisa qualitativa (diferente da quantitativa). Há interdependência entre as partes; Características gerais da pesquisa qualitativa: Compreensão como princípio do conhecimento: estudar relações complexas e não variáveis isoladas. Busca a construção da realidade Descoberta e a construção de teorias Ciência baseada em textos

11 Pesquisas qualitativas x quantitativas Coleta de dados: Princípio da abertura: nem estruturações teóricas e hipóteses, nem procedimentos metodológicos devem impedir a visão de aspectos essenciais do objeto (Mayring). Espectro de métodos e técnicas, adaptados ao caso específico, ao invés de um método padronizado único.

12 Pesquisas qualitativas x quantitativas Objeto de estudo: A totalidade do indivíduo como objeto de estudo é essencial. Historicidade do objeto (seu desenvolvimento e contexto). Perspectivas de todos participantes (ñ só do pesquisador) "O todo é maior que a soma das suas partes", mas podemos nos concentrar apenas numa parte do processo da pesquisa.

13 Pesquisas qualitativas x quantitativas Interpretação dos resultados: Contextualidade x abstração para generalização (quanti) Reflexão contínua sobre o comportamento do pesquisador Interação dinâmica entre o pesquisador e o objeto de estudo (na quanti só até a coleta) Generalização dos resultados: Generalização argumentativa para estudo de caso Na quantitativa depende de uma amostra representativa.

14 Pesquisas qualitativas x quantitativas Postura pessoal do pesquisador: Influência de crenças e valores do pesquisador sobre a teoria, escolha dos tópicos, método e interpretação. Envolvimento emocional do pesquisador com seu tema de investigação. Estratégias de coleta de dados: Contexto natural (todas variáveis são relevantes) x laboratório (reduzir variáveis irrelevantes ou interferentes).

15 Pesquisas qualitativas x quantitativas Estudo de caso: Associadas a pesquisas qualitativas, mas dependem de estudos quantitativos para serem generalizados. Papel do sujeito: Grau de passividade (são envolvidos?) dos participantes da pesquisa: ativo (qualitativa) ou passivo (quantitativa)

16 Pesquisa qualitativa Passos da pesquisa qualitativa Delineamento Coleta de dados Transcrição Preparação para análise

17 Pesquisa qualitativa Delineamentos da pesquisa qualitativa (Mayring): Estudo de caso: coleta e análise de dados (quanti ou quali) sobre um exemplo individual para definir um fenômeno mais amplo (Vogt) Análise de documentos: revisão de literatura, com procedimentos de leitura e resumo de idéias, sumarização de resultados. Pesquisa-ação Pesquisa de campo Experimento qualitativo Avaliação qualitativa

18 Pesquisa qualitativa Coleta de dados na pesquisa qualitativa: Entrevistas: a) focalizada, b) semi-estandardizada, c) centrada num problema e d) centrada no contexto (com especialistas ou etnógrafos) Relatos: a) entrevista narrativa, b) entrevista episódica e c) contos Procedimentos grupais: a) entrevista em grupo, b) discussão em grupo e c) narrativa em grupo Procedimentos visuais: a) observação, b) observação participante, c) etnografia, d) fotografia e e) análise de filmes

19 Pesquisa qualitativa Transcrição de dados: Representação dos dados: depende da técnica de coleta Transcrição de dados: transcrição literal (cara), transcrição comentada (cara), protocolo resumido e protocolo seletivo. Preparação para análise: elo com a interpretação dos dados. Análise de dados: Mayring menciona sete maneiras: a) grounded theory, b) análise fenomenológica, c) paráfrase social-hermenêutica, d) análise de conteúdo qualitativa, e) hermenêutica objetiva, f) interpretação psicanalítica de textos e g) análise tipológica

20 Pesquisa qualitativa Qualidade da pesquisa: As perguntas da pesquisa são claramente formuladas? O delineamento da pesquisa é consistente com o objetivo e as perguntas? Os paradigmas e os construtos analíticos foram bem explicitados? A posição teórica e as expectativas do pesquisador foram explicitadas? Adotaram-se regras explícitas nos procedimentos metodológicos? Os procedimentos metodológicos são bem documentados? Adotaram-se regras explícitas nos procedimentos analíticos?

21 Pesquisa qualitativa Qualidade da pesquisa: Os procedimentos analíticos são bem documentados? Os dados foram coletados em todos os contextos, tempos e pessoas sugeridos pelo delineamento? O detalhamento da análise leva em conta resultados não- esperados e contrários ao esperado? A discussão dos resultados leva em conta possíveis alternativas de interpretação? Os resultados são – ou não – congruentes com as expectativas teóricas?

22 Pesquisa qualitativa Qualidade da pesquisa: Explicitou-se a teoria que pode ser derivada dos dados e utilizada em outros contextos? Os resultados são acessíveis, tanto para a comunidade acadêmica quanto para os usuários no campo? Os resultados estimulam ações – básicas e aplicadas – futuras?

23 Qualitativa ou quantitativa? Escolha entre pesquisa qualitativa ou quantitativa: Não deveriamos escolher entre um método ou outro, mas usar várias abordagens, quantitativas ou qualitativas, que melhor se adequarem à questão de pesquisa. Recursos disponíveis (tempo, equipamentos, equipe).


Carregar ppt "DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO: LOURENÇO DE OLIVEIRA BASSO Questão de pesquisa e abordagens quantitativas/qualitativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google