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1 Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos) Procedimento formal Utiliza método de pensamento reflexivo Requer tratamento científico Caminho para conhecer a.

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1 1 Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos) Procedimento formal Utiliza método de pensamento reflexivo Requer tratamento científico Caminho para conhecer a realidade – Ou descobrir verdades parciais

2 2 Seis passos para desenvolver um projeto de pesquisa 1) Seleção do problema para investigação 2) Definição e diferenciação do problema 3) Levantamento das hipóteses de trabalho 4) Coleta, sistematização e classificação dos dados 5) Análise e interpretação dos dados 6) Relatório / artigo do resultado do pesquisa

3 3 Planejamento da pesquisa Preparação da pesquisa Fases da pesquisa Execução da pesquisa Relatório da pesquisa

4 4 Preparação da pesquisa Decisão – A investigação supõe conhecimentos anteriores e metodologia adequada Objetivos – Limitado e claramente definido Estudos formulativos, descritivos ou verificação de hipóteses – Aumentar o conhecimento sobre um assunto Aumentar as possibilidades disto...

5 5 Elaboração de um esquema Viabilidade da pesquisa Abordagem objetiva e ordem lógica do trabalho Estudar e planejar – Obtenção de recursos materiais – Recursos humanos – Tempo

6 6 Equipe de trabalho Recrutamento de pessoas Treinamento Distribuição das tarefas e funções Indicação dos locais de trabalho Equipamento necessário A equipe pode ser apenas uma pessoa

7 7 Recursos e cronograma Previsão de despesas – Patrocínio de alguma entidade: CNPq, Fapesp,... – Orçamento aproximado Um cronograma financeiro é importante – Atrelado aos recursos que devem estar disponíveis em cada etapa da pesquisa – Liberação financeira na época certa para que o recurso esteja disponível

8 8 Fases da pesquisa Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Definição dos termos Construção de hipóteses Indicação das variáveis Delimitação da pesquisa Amostragem Seleção de métodos Instrumental Procedimentos

9 9 Escolha do tema Selecionar um assunto de acordo com – Inclinações – Possibilidades – Aptidões – Tendências Objeto de pesquisa relevante – Possa ser formulado e delimitado O que será explorado?

10 10 Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica – Principais trabalhos realizados sobre o tema – Dados atuais e relevantes. Fonte de informações – Orienta as indagações Documentos – Material arquivado, registros pessoais, correspondência pública ou privada Contatos diretos, pesquisa de campo ou laboratório

11 11 Formulação do problema Etapa para se obter o conhecimento Especificar em detalhes precisos Formular com clareza, precisão e objetividade Pode ser na forma de questão Processo de pensamento reflexivo Aspecto de valoração do problema: – Viável? A pesquisa resolve-o eficazmente? – Relevante? Traz novos conhecimentos? – Exeqüível? Chega a alguma conclusão válida? – Atende a interesses particulares ou gerais?

12 12 Formulação do problema Relacionar fatores com o fenômeno em estudo Tipos de problemas: 1. Estudos acadêmicos: descritivos, informativos, explicativos ou preditivos. 2. Informação: estruturas observáveis dentro de uma classe de fenômenos. 3. Ação: aplicação de conhecimentos com êxito. Desenvolvimento. 4. Investigação pura e aplicada: conhecimento científico.

13 13 Definição dos termos Esclarecê-los e compreendê-los Verificar se há margens a outras interpretações – Ex.: gorduras trans, ontologia – Depende da área de conhecimento Se o termo não satisfaz ao requisito que lhe foi atribuído, não tem o mesmo significado. Deve ser substituído Não interessam as palavras em si, mas os conceitos que elas transmitem

14 14 Construção de hipóteses Podem ser comprovadas ou rejeitadas pelos resultados da pesquisa – Plausível ou detonado Dificuldades para formular hipóteses úteis: 1. Falta de um quadro teórico claro 2. Falta de habilidade para utilizar logicamente esse esquema teórico 3. Desconhecimento das técnicas de pesquisa existentes para expressar a hipótese

15 15 Indicação de variáveis Mostrar quais são as variáveis dependentes e as independentes. Defini-las claramente, de forma operacional Controlá-las, para conhecer sua real influência nas hipóteses que estão sendo testadas. – A falta de controle pode invalidar a pesquisa

16 16 Delimitação da pesquisa Assunto: tópicos não podem ser muito extensos ou muito complexos. Extensão: nem sempre pode-se abranger todo o universo onde o fenômeno ocorre Meios: humanos, econômicos e temporais podem restringi-la

17 17 Delimitação da pesquisa Objeto: variáveis que condicionam o grau de especialização e precisão do objeto Campo de investigação: limite no tempo (quadro histórico) e no espaço (quadro geográfico) Nível de investigação: estágios a) exploratório, b) de investigação e c) de comprovação de hipóteses. – Cada um requer rigor metodológico

18 18 Delimitação da pesquisa Estudar todo o universo das variáveis ou uma amostra Nem sempre se pode estudar todos as instâncias (ou indivíduos) do grupo – Recursos escassos ou premência de tempo Amostra – Representativa ou significativa – Deve conter todas as características na mesma proporção que seu universo apresenta

19 19 Seleção dos métodos e técnicas Não utilizar apenas um método ou técnica Ou comparar com algum método já publicado sobre as mesmas variáveis de estudo Não se limitar aos métodos conhecidos Às vezes, combina-se dois ou mais métodos, usando-os paralelamente

20 20 Organização do instrumental Formulários, questionários, roteiros de entrevistas, material de laboratório Arquivamento de idéias, reflexões e fatos que o pesquisador vem acumulando – Ao longo do seu projeto de pesquisa – Ao longo da sua carreira científica naquela área Arquivo contendo resumo de livros, recortes, notas, gravações, vídeos, etc.

21 21 Teste de procedimentos e instrumentos Pré-teste – Utilizar uma pequena parte da amostra – Verificar se os instrumentos apresentam resultados confiáveis – Verificar se os procedimentos estão adequados – Previsão de dificuldades ou imperfeições – Rigoroso = pesquisa-piloto Amostra da amostra

22 22 Execução da pesquisa


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