A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
2. OS PROCEDIMENTOS PARA SABER O QUE SE QUER SABER

2 ELEMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA
1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA ou ESPECIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS 2. IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS 3. FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES 4. OPERACIONALIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS 5. IDENTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS (técnicas de coleta) 6. SELEÇÃO DA AMOSTRA 7. ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA 8. PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS

3 9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO/PLANO
DE TRABALHO 10. ORÇAMENTO PROBLEMA DE PESQUISA Não há regras nem métodos para ter idéias, nem para selecionar temas: envolve preferência, valores, motivação,etc  é o coração do projeto e da pesquisa

4 O QUE É UM PROBLEMA DE PESQUISA
- é sempre uma pergunta - indaga sobre variáveis e/ou suas relações - é claro e preciso - é empírico - é suscetível de solução - tem dimensão viável: é delimitado - possui relevância científica - é original

5 O QUE NÃO É PROBLEMA DE PESQUISA
1- PROBLEMAS DE ENGENHARIA: - Não indagam sobre variáveis. - Indagam sobre como fazer as coisas: isto é questão de decisão e não de ciência. EX: O que fazer para melhorar a distribuição de renda? Como reduzir a desigualdade social? Como melhorar os transportes urbanos? Como incrementar as relações de cooperação do Brasil com o país X? - A resolução de um problema de engenharia pode ser auxiliada se for precedida pela resolução de um problema de pesquisa.

6 2 - PROBLEMAS DE VALOR: - Não indagam sobre variáveis e suas relações indagam sobre preferências, certo/errado, pior/melhor, desejável/indesejável, dever fazer/não fazer algo. EX: qual a melhor técnica didática? A política de renda mínima é justa? Os professores devem exigir mais dos alunos? As empresas estatais devem ser privatizadas? É certo acabar com a estabilidade dos funcionários públicos? O Brasil deve modernizar suas forças armadas? Os recursos da venda de estatais devem ser destinados ao pagamento da dívida externa ou a políticas sociais?

7 OBJETIVOS DE UM PROBLEMA
DE PESQUISA - Descrição de determinado fenômeno/evento. - Distribuição de características ou atributos de uma população. - Avaliação dos efeitos de algum fenômeno ou evento - Comparação de fenômenos/eventos/medidas - Identificar relações entre variáveis: associação, dependência, causa etc

8 Orientações para Formular Problemas de Pesquisa
a) Selecionar questão relevante no mundo real. b) Escolher problema/hipótese sobre os quais não haja estudo sistemático completo. c) Escolher problema/hipótese sobre os quais existam dúvidas e investigar se é falsa ou se outra é mais verossímil. d) Problematizar aspecto não questionado na literatura. e) Escolher controvérsia na literatura e explorar um dos seus ângulos. f) Mostrar que as teorias/evidências usadas para algum objetivo na literatura podem ser aplicados para resolver problemas não solucionados em outra literatura

9 VARIÁVEIS Variável: é um conceito empírico ou teórico que pode assumir diversos valores (variar) e que se pode dizer, mediante observações, que valor assume no problema específico que se está estudando. Variáveis variam: não são constantes, nem se comportam como constantes. Variáveis podem ser empíricas ou teóricas. Uma variável empírica é aquela que possui um referente diretamente observável no mundo empírico. Exemplo: temperatura da água.

10 Variáveis teóricas ou conceituais nem sempre possuem referentes empíricos diretamente observáveis no mundo empírico. Nesse caso diz-se que são variáveis formais. Variáveis teóricas ou conceituais podem ser complexas, ou seja, podem conter muitas dimensões. Ex: democracia: Tarefa Fundamental:  Operacionalizar conceitos: significa esclarecer o significado de cada um dos conceitos essenciais à pesquisa e definir como o conceito poderá ser transformado em uma variável que pode ser examinada empiricamente. É a maneira de tornar precisos os conceitos, de maneira a podermos usá-los para formular hipóteses.

11 Cada uma das dimensões de uma variável teórica deve ser desdobrada em variáveis empíricas, passíveis de operacionalização Operacionalização de Variáveis: significa expressar a variável em termos das tarefas através das quais ela se manifesta e pode ser medida (e não por meio de construtos abstratos). Exemplo: Capacidade de compreensão de textos é uma variável. Significa o quê? Uma definição operacional para isso seria: “reproduzir com as próprias palavras um texto lido”. Isto pode ser medido: corresponde a uma ação clara e precisa: “diga com suas palavras o que você entendeu deste texto”.

12 HIPÓTESE É uma resposta provisória a uma pergunta de pesquisa.
É provisória porque será submetida a teste ou validação através da realização da pesquisa. Serve de fio condutor da reflexão proposta na pesquisa. Pode ser validada ou não. Se for validada, o conhecimento avança: FOI FEITA UMA DESCOBERTA SOBRE O FENÔMENO EXAMINADO Se não for validada, o conhecimento avança do mesmo modo: TAMBÉM FOI FEITA UMA DESCOBERTA SOBRE O FENÔMENO EXAMINADO

13 CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE
LOGO: Hipóteses servem para ser testadas. A PESQUISA CIENTÍFICA NÃO SE DESTINA À COMPROVAÇÃO. DESTINA-SE APENAS A TESTAR HIPÓTESES. CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE HIPÓTESE - É uma resposta provisória ao problema de pesquisa. - Vinculação direta e inequívoca com o problema de pesquisa. - É sempre afirmativa. - Refere-se a variáveis: não admite julgamentos de valor. - É passível de teste empírico:conceitos/variáveis operacionalizadas. - É parcimoniosa.

14 Hipótese: trata de variáveis: enuncia suas características, seus comportamentos ou as relações entre elas Status das variáveis: Dependentes: são aquelas que pretendemos conhecer, compreender, interpretar ou explicar. Independentes: são aquelas que tomamos como dadas, não procuramos interpretar nem explicar, mas consideramos que afetam, de algum modo, as variáveis dependentes. Intervenientes: são aquelas que interferem nas relações entre duas ou mais outras variáveis, alterando essas relações.

15 Como definir o status das variáveis?
 a partir de fatos óbvios. Ex: idade, sexo, etc  a partir do contexto da pesquisa: a condição atribuída à variável resultará da pergunta de pesquisa que se pretende responder.  a partir do conhecimento teórico do problema. Tipos de Hipóteses Casuísticas: referem-se a algo que ocorre em determinado caso. Afirmam que um objeto, pessoa ou fato possui determinada característica. São utilizadas em fatos tidos como únicos, no sentido de que não se repetem.

16 H. de freqüência: antecipam que determinada característica ocorre, com determinada intensidade, em um contexto qualquer. Geralmente têm natureza descritiva. H. de Associação: são as que denotam a associação de duas variáveis que interagem e se afetam mutuamente de forma equilibrada. Não se trata de causalidade. H. de Dependência: expressam condicionamento: uma variável é condição necessária para um certo efeito.Não se trata de causalidade. H. Causais: afirmam que uma variável é causa necessária e suficiente de alguma coisa.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google