A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO: LOURENÇO DE OLIVEIRA BASSO

2 Estudo de caso Estudo de um caso único e bem delimitado
Pode ser simples e específico (ex: uma professora competente) Pode ser complexo e abstrato (ex: ensino noturno) Busca o que ele tem de singular. Objeto estudado é tratado como único, sendo retratado em uma realidade multimensional e historicamente situada Caso não precisa ser representativo de uma população determinada (cada caso é um caso). - Desenho: analisar uma unidade dentro do sistema Não é obrigatoriamente qualitativo: estudos de casos clínicos, de direito, biografia.

3 Características Estudos de caso qualitativos (naturalísticos) ≈ pesquisa qualitativa Visam a descoberta Parte de presupostos teóricos iniciais que servem apenas de base para a detecção de novos aspectos: conhecimento não é algo acabado. Enfatizam a interpretação em contexto Vários fatores presentes no contexto ajudam a explicar a questão estudada (ex: rendimento em escola da periferia).

4 Características Retratar realidade de forma completa e profunda.
Revelar multiplicidade de dimensões do problema/fenômeno Mostra a complexidade pela inter-relação de seus vários componentes Variedade nas fontes de informação Triangulação. Ex: escola (sala de aula, recreio, saída, período do semestre) Revelam experiência vicária e permitem generalizações naturalísticas O que posso aplicar deste caso na minha situação? Ex: comparação com estudo sobre professores bem-sucedidos

5 Características Representar os diferentes (conflitantes) pontos de vista numa situação social Realidade pode ser vista por distintas perspectivas Pesquisador revela o seu ponto de vista Leitor formula suas próprias conclusões Relatos usam linguagem mais acessível que outros relatórios de pesquisa Diversas formas: dramatização, desenho, foto, slide… Relato escrito é mais informal, narrativo, com citações e exemplos Caso é construído no processo e se materializa no relatório

6 Fases Exploratória Algumas questões ou pontos iniciais (conceitos, experiência pessoal), mas delineamento mais claro no decorrer do estudo. Fundamental para a definição mais precisa do objeto. Definir pontos críticos, estabelecer contatos, localizar informantes e fontes de dados. Abertura para a realidade tentando captá-la como ela é e não como queríamos que fosse (TODA pesquisa).

7 Fases Delimitação do estudo Análise sistemática e relatório
Após a melhor delimitação do problema, passa para a coleta das informações (dependendo do objeto estudado) Impossível observar sobre todos os ângulos, portanto, selecionar recortes a serem investigados para chegar a compreensão Análise sistemática e relatório Juntar informação, analisá-la e torná-la disponível (verificar acuidade do relato)

8 Caso típico x Caso não típico
Generalização não tem grande relevância: cada caso é único Foco vai depender do tema de interesse do pesquisador Generalização (naturalística) depende do leitor ou do usuário do estudo (conhecimento tácito)


Carregar ppt "Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google