A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional Modelagem, na perspectiva da educação matemática, é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional Modelagem, na perspectiva da educação matemática, é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são."— Transcrição da apresentação:

1 A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional Modelagem, na perspectiva da educação matemática, é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a problematizar e investigar, por meio da matemática, situações com referência na realidade. (Barbosa, 2011)

2 Pra que serve esta matéria que eu estou aprendendo? Modelagem proporciona, pelas aplicações dos conceitos matemáticos, a descrição, a análise a interpretação dos fenômenos do dia-a-dia, com o propósito de gerar discussões reflexivas sobre tais fenômenos que cercam nosso cotidiano.

3 Quando fazemos Modelagem Matemática e quando não fazemos? A criação de modelos para interpretar os fenômenos naturais e sociais é inerente ao ser humano. A própria noção de modelo está presente em quase todas as áreas: Arte, Moda, Arquitetura, História, Economia, Literatura, Matemática... (Biembengut 1999)

4 Pode-se afirmar que Modelagem Matemática é um procedimento que abrange a aquisição de um modelo que tenta apresentar matematicamente um fenômeno da nossa realidade para tentar compreendê-lo e estudá-lo, criando hipóteses e reflexões sobre tais fenômenos.

5 Por que Modelagem? 1. Motivar os discentes e os docentes. 2. Facilitar o aprendizado. O teor matemático passa a ter sentido, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto. 3. Preparar para possíveis ocupações em variadas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo matemático com outras disciplinas. 4. Desenvolver o raciocínio, lógico. 5. Ajudar o estudante a desenvolver a sua característica de cidadão decisivo e transformador de sua realidade. 6. Compreender a função sócio-cultural da matemática, fazendo-a, mais admirável.

6 A eficácia da Modelagem Matemática Fundamental A Modelagem Matemática é um método alternativo para o ensino de Matemática que pode ser empregado em todo e qualquer ano, desde o ensino fundamental ao ensino médio Como a Modelagem Matemática é um procedimento introduzido da Matemática aplicada, habitualmente, muitos educadores a agregam unicamente a noção de trabalho com projetos.

7 Ambiente de Modelagem está associado à problematização e investigação Problematização criar perguntas e/ou problemas Investigação busca, seleção, organização e manipulação de informações e reflexão sobre elas.

8 Exemplo Ex: professor propõe aos alunos o estudo do impacto da contribuição social no salário das pessoas. Os alunos, por certo, terão que formular questões, buscar dados, organizá-los, abordá-los matematicamente, avaliar os resultados, traçar novas estratégias, etc. Alunos formulam questões e investigam formas de resolvê-las.

9 Como avaliar um trabalho de Modelagem Matemática? O Prof. Dr. Jonei Cerqueira Barbosa, recomen- da uma avaliação realizada com relatórios, con- siderando o grau de desenvolvimento do estu- dante. Sempre que possível, deve-se trabalhar os conceitos matemáticos, tendo como referencia o meio no qual os alunos estão inseridos.

10 As Três Etapas do Processo de modelagem (segundo Biembengut) Interação – fase preliminar em que ocorre o envolvimento com o tema (realidade) a ser estudado /problematizado, através de um estudo indireto ou direto. Matematização – após a interação ocorre a tradução da situação-problema para a linguagem matemática. É aqui que se formula um problema e escreve-o segundo um modelo matemático que leve à solução.

11 As Três Etapas do Processo de modelagem (segundo Biembengut) Modelo Matemático – em seguida ocorre a testagem ou validação do modelo obtido, através da análise das respostas que o modelo oferece quando aplicado à situação que o originou, no sentido de verificar o quanto as mesmas são adequadas, ou não.

12 EXEMPLO Arquivo MODELAGEM MATEMÁTICA EXEMPLO

13 Síntese Como a Modelagem Matemática é um procedimento introduzido da Matemática aplicada, habitualmente, muitos educadores a agregam unicamente a noção de trabalho com projetos. Contudo, é necessário que se leve em conta as especifi cidades do contexto escolar, no qual a Modelagem mostra-se interessante para ensino-aprendizagem da Matemática e para o desenvolvimento sócio-crítico do aluno, o que difere quanto ao propósito de sua utilização pelos matemáticos aplicados


Carregar ppt "A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional Modelagem, na perspectiva da educação matemática, é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google