A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela"— Transcrição da apresentação:

1 Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela

2 Estatuto científico da Ciência da Educação
Didática: ensino – aprendizagem. Questão epistemológica da Educação Exame, origem, poder, limites...

3 Estatuto científico da Ciência da Educação
A educação não tem sido suficientemente tematizada como área de investigação de uma ciência. Necessidade de se construir um campo específico da ciência da educação. Sujeito e objeto se imbricam mutuamente e se constituem mutuamente.

4 Estatuto científico da Ciência da Educação
Pela investigação o homem transforma a educação e é transformado por ela. Prática social histórica que se transforma pela ação dos homens em relação.

5 Ciências da Educação ou Pedagogia
Campo de aplicação de outras ciências. Qual é o campo da Pedagogia? O campo da Pedagogia, no caso da educação escolar, é o ato pedagógico que envolve o aluno, o saber, o professor, a situação institucional. Análise do comportamento em uma situação.

6 Ciências da Educação ou Ciência específica da Educação
Desafio da ciência da educação é “construir um conhecimento que ultrapasse a tapeçaria dos conhecimentos dispersos pelas ciências” Especificar o objeto educativo.

7 Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa
Natureza do objeto da Pedagogia – educação como prática social Pedagogia como ciência prática e normativa da educação, preocupada com a ação de educar, com o ato educativo e com a intervenção no ato. Ciência da educação – objeto: educação enquanto prática considerará a educação em seus diferentes níveis: nível institucional, nível dos movimentos pedagógicos e o nível dos programas de investigação científica.

8 Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa
Pedagogia como uma ciência de um objeto inconcluso, histórico, que se modifica pela ação (relação) que o sujeito estabelece com ele e que, por sua vez, o modifica, não podendo ser, pois apreendido integralmente. Ciência da Educação (Pedagogia) será dialética na medida em que torna possível a antecipação de uma práxis educacional transformada.

9 Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa
O empreendimento da Pedagogia dialética é proceder à análise situacional da educação para elucidação de situações como sendo educativas, a interpretação do sentido da educação como formação humana, a auto-reflexão dialética sobre possibilidades e limitações de enunciados pedagógicos da e para a prática educacional. A Pedagogia precisa revelar de modo crítico/analítico as contradições sociais, os movimentos de alienação na práxis educacional e socialização anteriores, para daí criar as precondições teoricamente conscientes para uma revelação prática desta alienação.

10 Do objeto da Ciência da Educação: a prática educativa
Método Dialético: Apreensão do caráter histórico do objeto de conhecimento. Categorias totalidade, contradição, mediação. Relação parte-todo, todo-parte. Caráter relativo, parcial, provisório de todo conhecimento histórico.

11 Ciência da Educação (Pedagogia) e Didática
Didática é uma área de estudo da Pedagogia – Ciência da Educação Tem caráter prático, seu objeto de estudo específico é a problemática do ensino, enquanto prática de educação, é o estudo do ensino em situação. O ensino e sua intencionalidade.

12 Ciência da Educação (Pedagogia) e Didática
As situações de ensino que tradicionalmente constituem preocupação da Didática são aquelas desenvolvidas em “aula”, nas escolas. Ultrapassar a sala

13 Ciência da Educação (Pedagogia) e Didática
Aula é um microcosmo no qual estão presentes as contradições sociais. Considerar a situação de ensino como situação dialética. O objeto de estudo da Didática é a problemática do ensino em situação. O estudo vai além de conhecer a estrutura e funcionamento dos processos que já existem, deve estudar possibilidades.

14 Professora Márcia Gomes
Construções de uma nova realidade. [...] os processos de ensino aprendizagem são fenômenos intencionais e ocorrem nas instituições da sociedade, na prática social. Captar a tensão dialética (contraditória e conflitiva) entre necessidade de transmissão cultural e transformação social. Professora Márcia Gomes

15 Tensão dialética entre o existente e o necessário – cerne da investigação didática.
Reflexão didática – compromisso com a transformação social.

16 Didática fundamental – (Vera Maria Candau) estruturantes do método:
O conteúdo, a estrutura e a organização interna especificas de cada área do conhecimento (negando, portanto, a teoria do método único) Sujeito da aprendizagem. Elemento lógico O elemento contextual onde se dá a prática pedagógica. Os fins da educação.

17 Didática como disciplina:
“Programa de estudos do fenômeno processo de ensino aprendizagem – objetivando preparar os professores para a atividade sistemática de ensinar em uma dada situação histórico-social, inserindo-se nela para transformá-la a partir das necessidades aí identificadas de direcioná-la para o projeto de humanização.” (p.68)


Carregar ppt "Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google