A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quadro geral das Ciências da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quadro geral das Ciências da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Quadro geral das Ciências da Educação.
Vera Baptista Nº 12338 Marta Martins Nº 12547

2 Ciências de Educação: 3 categorias:
As que estudam as condições gerais e locais de educação; As que estudam a situação de educação e os próprios factos de educação; As da reflexão e da evolução.

3 Quadro das ciências da Educação
1. Ciências que estudam as condições gerais e locais da instituição social: - História da Educação - Sociologia Escolar - Economia da Educação Educação Comparada 2. Ciências que estudam a relação pedagógica e o próprio acto educativo (estudam as condições imediatas do acto educativo) - Fisiologia da Educação - Psicologia da Educação - Psicossociologia dos pequenos grupos - Ciências da Comunicação Ciências da didáctica das diferentes disciplinas Ciências dos métodos e técnicas Ciências da Avaliação 3. Ciências da reflexão e da evolução: - Filosofia de Educação - Planificação da Educação e teoria dos modelos

4 História da Educação e Pedagogia
3 Tipos de História da Educação História das Ideias Pedagógicas História dos Métodos e Técnicas Pedagógicas História das Instituições. A história da Educação permite-nos compreender a evolução e os processos de mudança. Dá-nos elementos de compreensão e reflexão indispensáveis á cultura geral do educador.

5 A Sociologia da Educação
A Sociologia da Escola situa-se a 2 níveis A Escola na sociedade; Escola enquanto sociedade. Aborda questões como a origem social dos alunos, carreira escolar, organização do ensino e do mercado de trabalho…

6 Demografia Escolar Fenómenos demográficos têm influência sobre as situações de educação: Determinam a relação entre o numero de alunos e o numero de professores; Estado da população dos alunos (ano de escolaridade, tipo de estabelecimento, idade e sexo) Estatística de abandono escolar ou continuação.

7 A Economia da Educação Qualquer instituição seja ela qual for precisa de ter um orçamento: Garantir o funcionamento da instituição e o bom estado das instalações. Apoio a alunos desfavorecidos (sase, bolsas de estudo)

8 A Educação Comparada Diz respeito á analise e ás interpretações das diferentes praticas e politicas na matéria da educação nos diferentes países e culturas.

9 Fisiologia da Educação
Deriva da necessidade de estudar condições fisiologias de qualquer acto educativo. As pessoas devem estar de boa saúde, ter uma boa alimentação e um tempo suficiente de sono. Desde muito cedo pode estar ligado ao comportamento da criança.

10 Psicologia da Educação
Conjunto de analises sob o ângulo psicológico das instituições, dos métodos e das estruturas de um sistema escolar. A psicologia da educação é pois constituída pelo conjunto de estudos sobre as condutas e os processos utilizados ou provocados pelo acto e situação de educação.

11 Psicossociologia dos pequenos grupos
O educador encontra-se em relação com o grupo de educandos. A analise de uma situação de educação supõe pois a analise dos fenómenos que regulam a vida dos pequenos grupos. Classe : As normas Os fins do grupo As comunicações Os papeis Coesão de grupo

12 Ciências da Comunicação
Existem diferentes condições do estabelecimento e do funcionamento das comunicações na situação de educação. É possível estudar as condições para que uma boa mensagem possa ser transmitida e recebida.

13 Ciências da didáctica das diferentes disciplinas
O quê? Conteúdo dos programas A quem? Problemas psicológicos Como? Métodos e técnicas pedagógicas Porquê? objectivos Resultados avaliações

14 Ciências dos métodos e técnicas
Fundamentos Filosóficos, Psicológicos, Pedagógicos Educador Condições escolares criadas Tipos de estimulação Material utilizado Técnicas A.V. Computador Modo de transmissão -Palavra -Objectos -Imagens -Classes -Grupos de nível -Sem classe -Ensino magistral -Animação -Não-directivada Tipos de trabalho Executado pelos alunos -Imitação -Descoberta -Criatividade Modo de trabalho -Colectivismo -Equipa -Individualismo Aluno

15 Ciências da avaliação Os exames e as avaliações já não têm exactamente as mesmas funções passando de uma avaliação sumativa para uma avaliação formativa. Existência ou ausência de exames, os modos de avaliação adoptados influenciam o conjunto da situação da educação e determinam as relações professor alunos e alunos entre si.

16 Filosofia da Educação Investiga as condições de possibilidade de educação, determinando o numero de princípios sem os quais a análise não pode passar, e sem os quais a educação não pode existir.

17 Planificação da educação e teoria dos modelos
Ciências que se voltam para o futuro: Situa-se um novo limiar da planificação da educação, esta questão coloca-se aos que estão encarregados de modelar o futuro e prover os problemas da amanhã, criando novas soluções a: A curto prazo; Médio E logo prazo.

18 Questão Tendo nós tantas ciências ligadas á Educação, como podemos explicar o facto de estarmos tão atrasados em relação a outros países “desenvolvidos”?


Carregar ppt "Quadro geral das Ciências da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google