A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quadro geral das Ciências da Educação. Vera Baptista Nº 12338 Marta Martins Nº 12547.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quadro geral das Ciências da Educação. Vera Baptista Nº 12338 Marta Martins Nº 12547."— Transcrição da apresentação:

1 Quadro geral das Ciências da Educação. Vera Baptista Nº Marta Martins Nº 12547

2 Ciências de Educação: 3 categorias: 3 categorias: As que estudam as condições gerais e locais de educação; As que estudam as condições gerais e locais de educação; As que estudam a situação de educação e os próprios factos de educação; As que estudam a situação de educação e os próprios factos de educação; As da reflexão e da evolução. As da reflexão e da evolução.

3 Quadro das ciências da Educação 3. Ciências da reflexão e da evolução: evolução: - Filosofia de Educação - Planificação da Educação e teoria dos modelos 2. Ciências que estudam a relação pedagógica e o próprio acto educativo (estudam as condições imediatas do acto educativo) - Fisiologia da Educação - Psicologia da Educação - Psicossociologia dos pequenos grupos - Ciências da Comunicação Ciências da didáctica das diferentes disciplinas Ciências dos métodos e técnicas Ciências da Avaliação 1. Ciências que estudam as condições gerais e locais da instituição social: - História da Educação - Sociologia Escolar - Economia da Educação Educação Comparada

4 História da Educação e Pedagogia 3 Tipos de História da Educação 3 Tipos de História da Educação –História das Ideias Pedagógicas –História dos Métodos e Técnicas Pedagógicas –História das Instituições. A história da Educação permite-nos compreender a evolução e os processos de mudança. A história da Educação permite-nos compreender a evolução e os processos de mudança. Dá-nos elementos de compreensão e reflexão indispensáveis á cultura geral do educador. Dá-nos elementos de compreensão e reflexão indispensáveis á cultura geral do educador.

5 A Sociologia da Educação A Sociologia da Escola situa-se a 2 níveis A Sociologia da Escola situa-se a 2 níveis –A Escola na sociedade; –Escola enquanto sociedade. Aborda questões como a origem social dos alunos, carreira escolar, organização do ensino e do mercado de trabalho… Aborda questões como a origem social dos alunos, carreira escolar, organização do ensino e do mercado de trabalho…

6 Demografia Escolar Fenómenos demográficos têm influência sobre as situações de educação: Fenómenos demográficos têm influência sobre as situações de educação: –Determinam a relação entre o numero de alunos e o numero de professores; –Estado da população dos alunos (ano de escolaridade, tipo de estabelecimento, idade e sexo) –Estatística de abandono escolar ou continuação.

7 A Economia da Educação Qualquer instituição seja ela qual for precisa de ter um orçamento: Qualquer instituição seja ela qual for precisa de ter um orçamento: –Garantir o funcionamento da instituição e o bom estado das instalações. –Apoio a alunos desfavorecidos (sase, bolsas de estudo)

8 A Educação Comparada Diz respeito á analise e ás interpretações das diferentes praticas e politicas na matéria da educação nos diferentes países e culturas. Diz respeito á analise e ás interpretações das diferentes praticas e politicas na matéria da educação nos diferentes países e culturas.

9 Fisiologia da Educação Deriva da necessidade de estudar condições fisiologias de qualquer acto educativo. Deriva da necessidade de estudar condições fisiologias de qualquer acto educativo. As pessoas devem estar de boa saúde, ter uma boa alimentação e um tempo suficiente de sono. As pessoas devem estar de boa saúde, ter uma boa alimentação e um tempo suficiente de sono. Desde muito cedo pode estar ligado ao comportamento da criança. Desde muito cedo pode estar ligado ao comportamento da criança.

10 Psicologia da Educação Conjunto de analises sob o ângulo psicológico das instituições, dos métodos e das estruturas de um sistema escolar. Conjunto de analises sob o ângulo psicológico das instituições, dos métodos e das estruturas de um sistema escolar. A psicologia da educação é pois constituída pelo conjunto de estudos sobre as condutas e os processos utilizados ou provocados pelo acto e situação de educação. A psicologia da educação é pois constituída pelo conjunto de estudos sobre as condutas e os processos utilizados ou provocados pelo acto e situação de educação.

11 Psicossociologia dos pequenos grupos O educador encontra-se em relação com o grupo de educandos. A analise de uma situação de educação supõe pois a analise dos fenómenos que regulam a vida dos pequenos grupos. O educador encontra-se em relação com o grupo de educandos. A analise de uma situação de educação supõe pois a analise dos fenómenos que regulam a vida dos pequenos grupos. Classe : Classe : As normas As normas Os fins do grupo Os fins do grupo As comunicações As comunicações Os papeis Os papeis Coesão de grupo Coesão de grupo

12 Ciências da Comunicação Existem diferentes condições do estabelecimento e do funcionamento das comunicações na situação de educação. Existem diferentes condições do estabelecimento e do funcionamento das comunicações na situação de educação. É possível estudar as condições para que uma boa mensagem possa ser transmitida e recebida. É possível estudar as condições para que uma boa mensagem possa ser transmitida e recebida.

13 Ciências da didáctica das diferentes disciplinas O quê? Conteúdo dos programas Como? Métodos e técnicas pedagógicas A quem? Problemas psicológicos Resultados avaliações Porquê? objectivos

14 Ciências dos métodos e técnicas Fundamentos Filosóficos, Psicológicos, Pedagógicos Educador Condições escolares criadas Tipos de estimulação -Classes - Grupos de nível -Sem classe -Ensino magistral -Animação -Não-directivada Modo de trabalho -Colectivismo -Equipa -Individualismo Aluno Modo de transmissão -Palavra -Objectos -Imagens Material utilizado Técnicas A.V. Computador Tipos de trabalho Executado pelos alunos -Imitação -Descoberta -Criatividade

15 Ciências da avaliação Os exames e as avaliações já não têm exactamente as mesmas funções passando de uma avaliação sumativa para uma avaliação formativa. Os exames e as avaliações já não têm exactamente as mesmas funções passando de uma avaliação sumativa para uma avaliação formativa. Existência ou ausência de exames, os modos de avaliação adoptados influenciam o conjunto da situação da educação e determinam as relações professor alunos e alunos entre si. Existência ou ausência de exames, os modos de avaliação adoptados influenciam o conjunto da situação da educação e determinam as relações professor alunos e alunos entre si.

16 Filosofia da Educação Investiga as condições de possibilidade de educação, determinando o numero de princípios sem os quais a análise não pode passar, e sem os quais a educação não pode existir.

17 Planificação da educação e teoria dos modelos Ciências que se voltam para o futuro: Situa-se um novo limiar da planificação da educação, esta questão coloca-se aos que estão encarregados de modelar o futuro e prover os problemas da amanhã, criando novas soluções a: –A curto prazo; –Médio –E logo prazo.

18 Questão Tendo nós tantas ciências ligadas á Educação, como podemos explicar o facto de estarmos tão atrasados em relação a outros países desenvolvidos?


Carregar ppt "Quadro geral das Ciências da Educação. Vera Baptista Nº 12338 Marta Martins Nº 12547."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google