A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses 1.4 Objetivos 1.4.1 Objetivo geral (final) 1.4.2 Objetivos específicos (intermediários) 1.5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses 1.4 Objetivos 1.4.1 Objetivo geral (final) 1.4.2 Objetivos específicos (intermediários) 1.5."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses 1.4 Objetivos Objetivo geral (final) Objetivos específicos (intermediários) 1.5 Justificativa 2 Metodologia 3 Fundamentação teórica 4 Considerações finais Referências bibliográficas Anexos

2 Problemática Problema é uma questão não resolvida. É algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa. Problemas formulados de maneira inadequada podem colocar por terra todo um trabalho que, em geral, consome bastante tempo e energia de seu realizador. A definição adequada de um problema, por si só, não garante o êxito de uma produção científica. Porém, a definição inadequada, certamente, garante seu insucesso.

3 Problemática Uma questão não resolvida pode estar referida a: Lacuna epistemológica ou metodológica percebida. Alguma dúvida quanto à sustentação de uma afirmação geralmente aceita. Alguma necessidade de pôr à prova uma suposição. Interesses práticos. Vontade de compreender e explicar uma situação do cotidiano. Outras situações.

4 Problemática REGRAS PRÁTICAS PARA A FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Verificar, antes de tudo, se o que se pensou é, realmente, um problema cientifico. O problema deve ser formulado sob a forma de pergunta. A pergunta deve ser redigida de forma clara e concisa. O problema deve ser definido de tal forma que a solução seja possível. O problema deve ser colocado dentro de um tamanho que contribua para a factibilidade da solução.

5 Exemplos de Problemas É possível medir a eficiência e a eficácia da administração de material? Como efetuar tal medição? Que tratamento dar aos indicadores produzidos para obter parâmetros interpretativos? Até que ponto o Banco Central se aproxima ou se afasta do que se caracteriza como uma organização de aprendizagem? Quais as possibilidades e dificuldades da implantação da Gestão pela Qualidade Total no Serviços de Recursos Humanos da Petrobrás?

6 Exemplos de Problemáticas Em que medida os padrões culturais da TELERJ podem facilitar ou dificultar o atendimento às mudanças ambientais? Em que medida os padrões culturais da TELERJ podem facilitar ou dificultar o atendimento às mudanças ambientais? Quais as alternativas para o maior aproveitamento dos rios, lagoas e baías potencialmente adequados à navegação interior? Quais as alternativas para o maior aproveitamento dos rios, lagoas e baías potencialmente adequados à navegação interior? Até que ponto empresas públicas federais estão explorando o potencial da nova geração de tecnologia da informação? Até que ponto empresas públicas federais estão explorando o potencial da nova geração de tecnologia da informação? Como a dimensão simbólica permeia as relações de trabalho na Método Engenharia? Como a dimensão simbólica permeia as relações de trabalho na Método Engenharia?

7 EXEMPLOS DE PROBLEMAS Há congruência entre as expectativas e as percepções dos usuários do Serviço de Cardiologia do Hospital Miguel Couto quanto à qualidade dos serviços prestados? Se há congruência, o que a explica? Se não há, o que explica a ausência? Há congruência entre as expectativas e as percepções dos usuários do Serviço de Cardiologia do Hospital Miguel Couto quanto à qualidade dos serviços prestados? Se há congruência, o que a explica? Se não há, o que explica a ausência? No âmbito da prestação de serviços de informática e telecomunicações por parte do Serviço de Recursos da Informação – Serinf – da Petrobrás, existe diferença entre os fatores que levam o cliente a classificar o encontro de serviço como satisfatório ou insatisfatório e os fatores que julga que levam o cliente a tal satisfação? No âmbito da prestação de serviços de informática e telecomunicações por parte do Serviço de Recursos da Informação – Serinf – da Petrobrás, existe diferença entre os fatores que levam o cliente a classificar o encontro de serviço como satisfatório ou insatisfatório e os fatores que julga que levam o cliente a tal satisfação?

8 Exemplos de Problemáticas Os cursos de pós-graduação em administração pública, existentes no Brasil, atendem quantitativa e qualitativamente à demanda do mercado? Os cursos de pós-graduação em administração pública, existentes no Brasil, atendem quantitativa e qualitativamente à demanda do mercado? Qual a relação da formação em administração pública e eficácia na prática gerencial dos gerentes da Petrobrás? Qual a relação da formação em administração pública e eficácia na prática gerencial dos gerentes da Petrobrás? Como reduzir o índice de acidentes de trabalho na construção civil? Como reduzir o índice de acidentes de trabalho na construção civil? Em que ramo da indústria há a ocorrência do maior índice de acidentes de trabalho? A que se pode atribuir tal índice? Em que ramo da indústria há a ocorrência do maior índice de acidentes de trabalho? A que se pode atribuir tal índice? Qual a influência dos programas de qualidade total na redução dos acidentes de trabalho? Qual a influência dos programas de qualidade total na redução dos acidentes de trabalho? Como o mercado brasileiro tem-se comportado em relação à estratégia de franchising? Como o mercado brasileiro tem-se comportado em relação à estratégia de franchising? Por que o mercado brasileiro se tem mostrado atraente para a prática do franchising? Por que o mercado brasileiro se tem mostrado atraente para a prática do franchising? Quais as vantagens e as desvantagens do franchising para uma pequena indústria de roupa feminina? Quais as vantagens e as desvantagens do franchising para uma pequena indústria de roupa feminina?


Carregar ppt "Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses 1.4 Objetivos 1.4.1 Objetivo geral (final) 1.4.2 Objetivos específicos (intermediários) 1.5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google