A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO. um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO. um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos."— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO

2 um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados. ONU

3 Reconhecer a necessidade de intervenção diante de um problema, analisar esta necessidade, estabelecer alternativas de intervenção, analisar e tomar decisões frente à elas.

4 - Onde estou? - Onde quero chegar? - Como chegar lá?

5 Segundo Danilo Gandin A construção em conjunto acontece quando o poder está com as pessoas. Todos crescem juntos, transformam a realidade, criam o novo em proveito de todos e com o trabalho coordenado.

6 Essa etapa inclui a escolha do público-alvo, seus problemas e necessidades e a definição da missão do projeto. Inclui ainda a definição dos objetivos de resultados e de alguns princípios de trabalho.

7 Aqui desenhamos o plano de trabalho, como linhas de ação e atividades dispostas no tempo. Inclui a definição de papéis e responsabilidades das pessoas envolvidas.

8 Essa etapa aborda o acompanhamento constante do projeto, a busca de conclusões parciais e finais e a disseminação para a sociedade.

9 Etapa final: é a elaboração do orçamento do projeto, com uma análise sobre os valores financeiros.

10 - Ter objetivos e resultados claramente definidos.- Construir um clima de colaboração e envolvimento da equipe.- Sempre contar com a participação de potenciais beneficiários diretos do projeto em todas as principais atividades planejadas.- Ouvir todos os integrantes envolvidos de forma a harmonizar divergências.- Realizar um diagnóstico consistente. - Ter objetivos e resultados claramente definidos.- Construir um clima de colaboração e envolvimento da equipe.- Sempre contar com a participação de potenciais beneficiários diretos do projeto em todas as principais atividades planejadas.- Ouvir todos os integrantes envolvidos de forma a harmonizar divergências.- Realizar um diagnóstico consistente.

11 O diagnóstico não é neutro – ele é conduzido e estruturado pela visão político ideológica da situação problema.

12 - O levantamento detalhado de dados e informações que possam caracterizar as condições de vida dos potenciais beneficiários. - A identificação das dinâmicas sócio políticas econômicas e culturais que explicam a situação problema. - A identificação e avaliação das iniciativas similares de caráter público ou privado.

13 - A identificação das percepções, das experiências e das expectativas dos potenciais beneficiários em relação à problemática. - O envolvimento genuíno dos atores sociais e institucionais relevantes no processo. - O levantamento da bibliografia relevante sobre o tema, tanto do ponto de vista teórico quanto da análise de experiências similares.

14 - Reuniões com grupos beneficiários.- Pesquisa documental.- Entrevistas qualitativas com informantes chave.- Oficinas de análise da problemática a partir dos dados e informações levantados. - Reuniões com grupos beneficiários.- Pesquisa documental.- Entrevistas qualitativas com informantes chave.- Oficinas de análise da problemática a partir dos dados e informações levantados.

15 - Título do projeto. - Sumário da proposta.(último) - Apresentação da instituição. - O contexto do projeto. - Objetivos : geral e específicos. - Justificativa do projeto. - Metodologia a ser utilizada.

16 - Cronograma das atividades.- Cronograma financeiro.- Recursos humanos e materiais.- Critérios ou sistema de acompanhamento e avaliação.- Bibliografia utilizada. - Anexos. - Cronograma das atividades.- Cronograma financeiro.- Recursos humanos e materiais.- Critérios ou sistema de acompanhamento e avaliação.- Bibliografia utilizada. - Anexos.

17 - S ã o o s o b j e t i v o s e s t a b e l e c i d o s q u e i r ã o a p o n t a r a d i r e ç ã o d o t r a b a l h o. - P o d e m o s d e f i n i r o b j e t i v o c o m o r e s u l t a d o d i r e t o o b t i d o a t r a v é s d a i m p l e m e n t a ç ã o d o p r o j e t o, e x p r e s s o d e m a n e i r a c l a r a e p r e c i s a. - O s o b j e t i v o s d e v e m s e r o p e r a c i o n a l i z á v e i s e e x e q ü í v e i s.

18 - A justificativa é o espaço onde você vai expor seus argumentos, articular as considerações entre as deficiências locais, suas necessidades e potencialidades. - É ela que fundamenta sua proposta, esclarecendo suas hipóteses, mostrando, em uma seqüência lógica, sua importância no avanço da solução dos problemas.

19 - Deve haver lógica e seqüência entre as ações. - Coerência entre as atividades previstas, os objetivos e a justificativa. - Relação causal entre as ações previstas e o alcance dos resultados desejados. - Deve esclarecer o nível de participação da população.

20 Deve descrever como será feita a avaliação do projeto, citando ou relacionando alguns indicadores que serão utilizados.

21 Em uma Metrópole existe uma Sociedade Espírita localizada em bairro pobre da cidade, em que as crianças frequentadoras da Escola de Evangelização vão sozinhas e apresentam dificuldades na leitura e escrita, algumas vão com roupas precárias, alimentam-se pouco em casa, nota-se que são oriundas de famílias em situação de risco social. Um grupo de pessoas do centro, se interessou em fazer uma aproximação com essas f amílias e ajudar dentro das necessidades ali encontradas. Não possuem muitos recursos, nem espaço, mas há possibilidade de parcerias. Em uma Metrópole existe uma Sociedade Espírita localizada em bairro pobre da cidade, em que as crianças frequentadoras da Escola de Evangelização vão sozinhas e apresentam dificuldades na leitura e escrita, algumas vão com roupas precárias, alimentam-se pouco em casa, nota-se que são oriundas de famílias em situação de risco social. Um grupo de pessoas do centro, se interessou em fazer uma aproximação com essas f amílias e ajudar dentro das necessidades ali encontradas. Não possuem muitos recursos, nem espaço, mas há possibilidade de parcerias.

22 Instituição localizada em área central distribui sopa tres vezes por semana a todos que ali buscam saciar a fome, porém os recursos são escassos e terão que suspender a distribuíção em pelo menos duas vezes.

23 Em um Centro Espírita, o DAPSE atende várias Papeleiras que não possuem qualificação para outros ofícios, embora algumas até tivessem interesse em aprender algo novo. Também possuem baixa escolaridade. Um grupo de pessoas desse centro, tem o interesse de ajudar e desenvolver um projeto da área de qualificação e geração de renda. O que podem fazer?


Carregar ppt "ELABORAÇÃO. um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google