A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação do QFD Para Desenvolver Produtos Estratégicos Manoel Alexandre Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação do QFD Para Desenvolver Produtos Estratégicos Manoel Alexandre Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação do QFD Para Desenvolver Produtos Estratégicos Manoel Alexandre Vieira

2 Sumário * O que é QFD? * Quando surgiu o QFD? * Quais as vantagens e desvantagens do QFD? * Estudo de Caso. -> Uso do QFD no Desenvolvimento de Softwares. * Metodologia

3 Manoel Alexandre Vieira O que é QFD? Segundo Gustafsson & Johnson, 1997, a QFD é uma ferramenta que pode auxiliar as empresas a vencerem a lacuna que existe entre a satisfação do cliente e o desenvolvimento de qualidade em produtos e processos.

4 Manoel Alexandre Vieira Surgiu no Japão na década de 60 com o Dr. Yogi Akao, cientista japonês, estudioso do assunto até a atualidade e considerado um dos papas da metodologia. Quando surgiu o QFD? primeiramente utilizada pela Mitsubishi – KOBE Shipyard na fabricação de navios.

5 Manoel Alexandre Vieira Metodologia 1- Busca de Dados dos Clientes 2 - Casa da Qualidade 3 - Análise

6 Manoel Alexandre Vieira Busca de Dados dos Clientes 1- Preparação 2 - Descoberta 3 - Organização 4 - Medidas de Percepção

7 Manoel Alexandre Vieira Casa da Qualidade Dados de Mercado Requisito dos Clientes Avaliação técnica e especificação do produto Relacionamentos Características Correlações É onde se inicia o trabalho de diagramação e tradução dos desejos e necessidades dos clientes em características mensuráveis.

8 Manoel Alexandre Vieira Análise Através de análises sistemáticas dos Resultados, decisões estratégicas podem ser tomadas para aumentar o market share tais como: * a priorização de recursos de desenvolvimento; * melhoria de certas características chave do produto ou serviço; * redução de custos em características pouco importantes para o mercado.

9 Manoel Alexandre Vieira Vantagens * Diminuir as taxas de insucesso no lançamento de novos produtos. * Aumentar a eficácia do próprio processo de desenvolvimento. * Obter produtos ganhadores, capazes de encontrar os clientes e superar concorrentes.

10 Manoel Alexandre Vieira Desvantagens * Alguns problemas podem ocorrer quando aplicamos técnicas de gerência orientais. * Se o exame for executado de uma maneira pobre, então a analise inteira pode resultar em fazer o dano à empresa. * As necessidades e desejos dos clientes mudam rapidamente hoje em dia.

11 Manoel Alexandre Vieira Estudo de Caso A Ph.D. Informática é uma pequena softwarehouse situada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Sua principal atividade é desenvolver soluções personalizadas às necessidades dos seus clientes e assessorá-los.

12 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática Objetivo: * Ingressar no mercado com um produto padrão e está avaliando a possibilidade de desenvolver um sistema avançado de gerenciamento de custos, capaz de suprir às necessidades atuais de seus clientes.

13 Manoel Alexandre Vieira * Identificação do Problema Ph. D Informática O problema se resume em identificar junto aos clientes em potencial quais as características desejadas para este software. Verificando as características e informações que o programa deverá conter para atender as necessidades dos clientes. * Definição da Pesquisa 1- Busca de Dados dos Clientes

14 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática * Determinação das Fontes de Dados foram utilizados questionários aplicados a clientes já existentes e clientes em potencial. * Coleta de Dados Os questionários foram aplicados aos clientes pessoalmente pelos pesquisadores.

15 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática * Processo de Pesquisa Por amostragem não-probabilística por conveniência, pois havia a necessidade de concluir-se o estudo no menor tempo possível.

16 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática 2 - Casa da Qualidade * Qualidade Tempo de aprendizado; tempo médio para a entrada de dados; número de erros não detectados automaticamente; número de atendimentos ao usuário; Quantidade de horas de treinamento; Quantidade de horas pra customização; Defasagem de atualização do sistema.

17 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática * Características Nível de controle de Erros; Nível de segurança; Tempo de resposta; Quantidade de métodos de custeio suportados; Tempo de carga dos dados; Quantidade de exemplos e exercícios; Número de comandos suportados.

18 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática * Parâmetros dos Processos Pontos das revisões; Método do ponto de função; Tempo médio de implantação do software; Questionário de avaliação do instrutor; Questionário de avaliação do assessor; % de consultas com êxito ao help. Tempo manutenção x desenvolvimento;

19 Manoel Alexandre Vieira Ph. D Informática * Custos Avalia o custo dos processos de desenvolvimento e manutenção do software; Proporcional a importância dos diversos processos;

20 Manoel Alexandre Vieira 3 - Análise * Plano da Melhoria da qualidade permite fazer a transição necessária para o desenvolvimento de um produto com qualidade superior; Os itens priorizados em cada etapa são contemplados no plano de melhorias. Ph. D Informática

21 Manoel Alexandre Vieira Conclusões QFD é um método que comprovadamente traz vantagens competitivas para o mercado, não só no desenvolvimento de softwares mas em outros ramos, pois exige a definição e priorização de indicadores que possibilitam o controle do processo.

22 Manoel Alexandre Vieira Referências 23_qfd_software.pdf uimar tion_deployment_pt.html proptnilma.pdf

23 Manoel Alexandre Vieira Perguntas 1- Por quem deve ser implementado um projeto QFD? 2 - Como você definiria as três etapas da implementação de uma QFD mostrada nesse estudo de caso? 3 - De todos os benefícios trazidos pela QFD qual você acha mais importante? Por que?


Carregar ppt "Aplicação do QFD Para Desenvolver Produtos Estratégicos Manoel Alexandre Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google