A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Pesquisa Roteiro Prático. Projeto de Pesquisa Definição: É um documento formal que apresenta ações planejadas, as quais serão realizadas no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa Roteiro Prático. Projeto de Pesquisa Definição: É um documento formal que apresenta ações planejadas, as quais serão realizadas no."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa Roteiro Prático

2 Projeto de Pesquisa Definição: É um documento formal que apresenta ações planejadas, as quais serão realizadas no processo de pesquisa. O projeto de pesquisa consiste em um roteiro geral, anterior à pesquisa, isto é, uma primeira etapa essencial para a realização da pesquisa.

3 Na redação, deve-se utilizar o verbo no Futuro, já que o trabalho ainda vai ser realizado. A linguagem deve ser técnica, objetiva e concisa, sempre fugindo do vulgar. Norteia-se a Impessoalidade por meio do uso da terceira pessoa do singular e a partícula apassivadora se. Deve-se evitar, a construção de frases muito longas, a repetição de idéias, o pedantismo, as gírias e os termos vagos, imprecisos e ambíguos. Projeto de Pesquisa

4 Elementos e Folhas Capa Folha de rosto Sumário Justificativa Questão de Pesquisa Objetivos Referencial Teórico Procedimentos metodológicos Cronograma Referências 1 folha 1 a 2 folhas 1 folha 3 a 5 folhas 1 a 2 folhas 1/2 a 1 folha 1 a 2 folhas

5 Elementos Pré-Textuais Capa; Folha de rosto; Lista de ilustrações; Lista de abreviaturas; Sumário.

6 Modelo da Capa

7 Modelo da Folha de Rosto

8 Escolha do tema O tema é o assunto inicial que se deseja pesquisar, devendo, posteriormente, ser delimitado e problematizado. É imprescindível que, na escolha do tema, o pesquisador goste e se interesse pelo assunto, e que tenha tempo e condições materiais para a realização da pesquisa. É importante ressaltar que o tema ficará claro no momento em que for delimitado e problematizado.

9 Escolha do Tema O tema é de interesse social? É de interesse científico? Pode ser investigado? Atende ao gosto e interesse do pesquisador? Atende ao tempo disponível para a sua realização? O pesquisador tem familiaridade com o tema? Existe referencial bibliográfico sobre o tema escolhido? Existe condições materiais e econômicas para a sua realização?

10 Justificativa Por que estudar esse tema? Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar. Importância pessoal ou cultural. Deve ser convincente. Deve ser viável.

11 Na formulação do problema é imprescindível que o pesquisador leve em consideração alguns requisitos básicos: Ser formulado em forma de pergunta (interrogativo) Corresponder ao que será pesquisado, mantendo relação com o tema; Pode ser testado cientificamente e possibilita solução; Apresentar clareza, precisão e objetividade; Delimitar o campo de atuação por meio de um enfoque específico; Apresentar relação entre variáveis. O Problema

12 Questão de Pesquisa O problema de pesquisa consiste em dizer, de maneira clara, objetiva, compreensível e operacional, qual a dificuldade que se pretende resolver, para qual a questão não resolvida se pretende buscar uma solução.

13 Tema: Ensino de administração pública Problema: a) Os cursos de pós-graduação em administração pública, existentes no Brasil, atendem quantitativa e qualitativamente à demanda do mercado? b) Qual a relação da formação em administração pública e eficácia na prática gerencial dos gerentes da Petrobrás? Questões de Pesquisa

14 Tema: A qualidade de vida no trabalho Problema: Quais as estratégias implantadas na empresa que promovam a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho, segundo a percepção dos seus dirigentes, à luz de um modelo proposto? Questões de Pesquisa: Como a empresa combate os fatores que comprometam a saúde dos funcionários? Quais as estratégias implantadas para garantir a higiene e segurança no trabalho? Quais as estratégias desenvolvidas no sistema de compensação que garantam uma remuneração justa e adequada? (salários e benefícios)

15 Tema: Acidentes de trabalho Problema: a) Como reduzir o índice de acidentes do trabalho na construção civil? b) Em que ramo da indústria há ocorrência do maior índice de acidentes de trabalho? c) Qual a influência dos programas de qualidade total na redução dos acidentes de trabalho? Questão de Pesquisa

16 Tema: Cultura organizacional Problema: a) Como a cultura organizacional interfere na qualidade do trabalho prestado? Questão de Pesquisa

17 Objetivos Se o problema é uma questão a investigar, o objetivo é um resultado a alcançar. O objetivo final, se alcançado, dá resposta ao problema. Os objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo. Cada objetivo deve expressar apenas uma idéia; Cada objetivo deve apresentar apenas um sujeito e um complemento.

18 Na elaboração do objetivo geral são utilizados os seguintes verbos: analisar, estudar, explicar, entender, compreender, descrever, esclarecer, avaliar, conhecer, descobrir etc. Na elaboração dos objetivos específicos: caracterizar, distinguir, enumerar, identificar, comparar, relacionar, verificar, listar, levantar, etc. Objetivos

19 Objetivo Geral Descrever, utilizando um modelo de avaliação proposto, elaborado à luz dos modelos teóricos à QVT, quais as estratégias implantadas na Gestão de Pessoas que influenciam na qualidade de Vida no Trabalho da empresa Guadalajara S/A Indústria de Roupas – Onix Jeans em Teresina-PI

20 Objetivos específicos Identificar as estratégias implantadas na gestão de pessoas para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho. Relacionar as estratégias na gestão de pessoas com os aspectos: físico, social intelectual, ocupacional, avaliando o nível que se encontra cada um. Determinar o coeficiente de QVT da empresa analisada.

21 Referenciais Teóricos Quais as teorias que embasam os conteúdos envolvidos na pesquisa. Revisão de literatura Quem já pesquisou algo semelhante? Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos. Pesquisas e publicações na área. Levantamento Bibliográfico: livros, teses e artigos de origem nacional ou internacional, e na internet, realizados por outros pesquisadores.

22 Metodologia Como se procederá a pesquisa? Quais os caminhos para se chegar aos objetivos propostos? Qual o tipo de pesquisa? Bibliográfica Observacional Laboratorial Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Se for o caso, como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Observação Entrevista Questionário (Perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha) Formulários

23 Metodologia Quais os instrumentos de coleta de dados? Descrição de Equipamentos e Procedimentos Experimentais. Como será o processo de coleta de dados? Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde? Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como organizar os dados obtidos? Apresentação de Gráficos, Tabelas e Quadros Inclusão de Anexos se necessário. Como interpretará e analisará os dados e informações? Descrição dos Métodos Estatísticos utilizados Como os dados coletados serão analisados? Confirmar ou refutar hipótese anunciada. Pesquisa Bibliográfica Leitura como material primordial. Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.

24 Cronograma Planejamento das etapas da Pesquisa; Quanto tempo vai tomar cada etapa; Elaboração de um Quadro mostrando estas informações.

25 Referências Conjunto de elementos descritivos e essenciais que permitem a identificação e localização de um documento ou parte dele, divulgado em diferentes suportes ou formatos. Elementos complementares poderão ser acrescentados, sempre que necessário, para facilitar a identificação do documento. As referências devem ser apresentadas de forma normatizada, segundo as orientações de organismos específicos. No Brasil utilizamos a NBR6023 de 2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.


Carregar ppt "Projeto de Pesquisa Roteiro Prático. Projeto de Pesquisa Definição: É um documento formal que apresenta ações planejadas, as quais serão realizadas no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google