A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIP - Projeto Integrador de Pesquisa - Prof. Mateus Dall Agnol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIP - Projeto Integrador de Pesquisa - Prof. Mateus Dall Agnol."— Transcrição da apresentação:

1 PIP - Projeto Integrador de Pesquisa - Prof. Mateus Dall Agnol

2 Conceito O projeto integrador consiste numa atividade curricular que contextualiza, articula e inter- relaciona os saberes aprendidos. A partir da atitude de desconstrução e reconstrução do conhecimento, mediante a técnica de estudo de caso.

3 Objetivos Promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; Fortalecer a articulação entre teoria e prática, a contextualização e motivação ; Possibilitar a avaliação dos estudantes sob circunstâncias próximas às de um ambiente real.

4 Projeto de Pesquisa O que é? Constitui um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que serão necessários realizar na pesquisa de forma concreta, isto é, dentro de um certo cronograma estabelecido por uma instituição ou pelo pesquisador.

5 A Escolha do Tema Palavra de ordem: DELIMITAÇÃO; Deve ocorrer em todo o trabalho; A internet pode auxiliar nessa fase; Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa: Fatores internos: Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal; O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido; Fatores externos: A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais; O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho; Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

6 Título Ainda que provisório, deve: ◦Refletir a pesquisa que será realizada; ◦Ser claro, preciso, e informativo.

7 Problema Apresenta relação entre variáveis. Exemplo: ◦Desaparecimento espontâneo do tumor cancerígeno do estomago de um paciente; ◦O que provocou o desaparecimento espontâneo do tumor cancerígeno?

8 Problema Eliminar a incógnita - Introduzir uma variável – competências exigidas: Imaginação criativa e conhecimento disponível; “Um problema é uma questão que pergunta como as variáveis estão relacionadas.” Kerlinger (1980, p.35) ? Desaparecimento do câncer? Variável Variável Desconhecida Conhecida

9 Problema “O problema diz respeito à relação entre um elemento real e um elemento explicativo inadequado, ou à relação entre dois elementos concorrentes do mesmo fato. Se houvesse apenas um elemento não seria um problema, mas apenas um tema.” Metodologia da Pesquisa-Ação – Michel Thiollent, 2002.

10 Problema Delimitação do problema: Trabalho mental de construção teórica, com o objetivo de estruturar as peças soltas do quebra-cabeças; Exemplos: Qual a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho? Como o clima organizacional afeta o desempenho administrativo?

11 Problema Algumas regras práticas: -Deve ser formulado em forma de pergunta; -Pergunta deve ser redigida de forma clara e concisa; -Deve possuir uma solução possível.

12 Problema Diferença entre Tema e Problema: Do tema procede o problema a ser investigado; Tema: Cultura Organizacional; Problema: Como a dimensão simbólica permeia as relações de trabalho no método Engenharia?

13 Problema A apresentação de um problema de pesquisa deve incluir: Introdução: Onde é apresentado o tema; Situação problema: Caracterização do problema, delimitando e justificando o estudo; A pergunta propriamente dita.

14 Problema Não deve ser um problema de engenharia (como fazer as coisas) nem de valor (indagar se uma coisa é boa ou má, desejável, certa ou errada); Deve ser científico!

15 Dicas Guarde as fontes de todos os materiais consultados; Faça sempre cópias dos seus arquivos; Tenha sempre uma cópia dos seus arquivos eletrônicos.

16 Etapas de uma pesquisa 1. Escolha do tema (+) 2. Revisão de literatura (+) 3. Justificativa (+) 4. Formulação do problema (+) 5. Determinação de objetivos (+) 6. Metodologia (+) 7. Coleta de dados (-) 8. Tabulação dos dados (-) 9. Análise e discussão dos resultados (+) 10. Conclusão da análise dos resultados (+) 11. Redação e apresentação do trabalho científico (-).

17 Etapas de uma pesquisa 1. Escolha do tema: O que vou pesquisar? Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver; Assunto interessante para o pesquisador; Originalidade não é pré-requisito; Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões; 2. Revisão de literatura: Quem já pesquisou algo semelhante? Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos; Pesquisas e publicações na área.

18 Etapas de uma pesquisa 3. Justificativa: Por que estudar esse tema? Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar; Importância pessoal ou cultural; Deve ser convincente; Oportunidades; Viabilidade; 4. Formulação do problema: Que respostas estou disposto a responder? Definir claramente o problema; Delimitá-lo em termos de tempo e espaço; 5. Determinação de objetivos: O que pretendo alcançar com a pesquisa? Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa? Objetivos específicos – abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos).

19 Etapas de uma pesquisa 6. Metodologia: Como se procederá a pesquisa? Caminhos para se chegar aos objetivos propostos Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como interpretará e analisará os dados e informações? Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório é bastante importante; Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial; Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, Construir seu texto, etc.

20 Etapas de uma pesquisa 7. Análise e discussão dos resultados: Como os dados coletados serão analisados? Confirmar ou refutar hipótese anunciada; 8. Conclusão da análise dos resultados: Sintetizar os resultados obtidos; Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo; Indicar as limitações e as reconsiderações; Apontar a relação entre fatos verificados e teoria; Contribuição da pesquisa para o meio acadêmico, empresarial ou desenvolvimento da ciência e tecnologia.

21 O que deve ser entregue?  Formulário Fase I; (X pontos)  Cronograma;  Relatório contendo: (X pontos) Escolha do tema; Revisão de literatura; Justificativa; Formulação do problema; Determinação de objetivos; Metodologia;  Execução prática conforme cronograma; (X pontos)  Relatório final contendo: (X pontos) Análise e discussão dos resultados; Conclusão da análise dos resultados.

22 Regras  Citações e bibliografia conforme ABNT;  Critérios para avaliação: Clareza e pertinência do material produzido; Qualidade geral do projeto; Correção do projeto; Fundamentação das pesquisas e argumentos; Respeito ao cronograma;  Serão descontados 60% dos pontos da entrega feita fora do prazo;  Caso o item não seja entregue, o grupo perderá a respectiva pontuação do cronograma e também no projeto final.


Carregar ppt "PIP - Projeto Integrador de Pesquisa - Prof. Mateus Dall Agnol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google