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Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.

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1 Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005

2 Quando começa a Tabulação? 1.Definição e Qualificação do Tema 2.Elaboração do Questionário 3.Trabalho de Campo 4.Tabulação 5.Análise e Apresentação dos Resultados

3 Quando começa a Tabulação? Análise e Apresentação dos Resultados Quantas entrevistas eu vou ter para cada um dos grupos? Esta quantidade é suficiente para ser apresentada? Plano de Tabulação Como serão apresentados os resultados: Total ou por grupos? Tenho as informações para analisar diferentes grupos (sexo, idade, escolaridades, etc.) ? Elaboração do Questionário Definição da Amostra A Tabulação começa no planejamento

4 Antes de iniciar o processo de tabulação propriamente dito, a primeira etapa a ser cumprida consiste na filtragem dos questionários para verificações do tipo: Todas as perguntas têm resposta associada ou alguma está em branco As perguntas-filtro foram observadas Coerência das respostas entre si Ambigüidade (qual dos itens recebeu o x) PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A TABULAÇÃO

5 Outra etapa antes da tabulação consiste na codificação de perguntas, que pode se dar em 2 momentos: Pré-codificação associação de um código a cada opção de resposta já na elaboração do questionário (perguntas fechadas). Pós-codificação associação de códigos às respostas somente no retorno dos questionários, após a listagem de todas as respostas obtidas e análise das respostas com mesmo significado, que ficarão sob o mesmo código (perguntas abertas). PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A TABULAÇÃO

6 A tabulação consiste, simplesmente, em contar o número de casos que caem em cada uma das várias categorias de respostas. Os objetivos da tabulação são: –Determinar a distribuição de frequência –Calcular a estatística descritiva, médias ou porcentagens. A TABULAÇÃO

7 TIPOS DE PERGUNTAS PERGUNTAS FECHADAS MÚLTIPLA ESCOLHA Resposta única Respostas Múltiplas PERGUNTAS ABERTAS NÃO ESTRUTURADA RESPONDIDA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS AMPLIA A GAMA DE RESPOSTAS NA LINGUAGEM DO ENTREVISTADO DIFICULDADE DE EXPRESSÃO DO ENTREVISTADO REGISTRO TRABALHOSO E DEMORADO EXIGE TRABALHO DE CODIFICAÇÃO

8 Perguntas de resposta única – PROPORÇÕES (porcentagens) Ex: AVALIAÇÃO DA PUC-SP NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHO Total das respostas = 100%

9 Ex: NOTAS DE 0 A 10 PARA ITENS ESPECÍFICOS Professores Relacionamento entre professor e aluno Possibilidade de expressão dos alunos Localização do Campus Eventos culturais Segurança Higiene Infra-estrutura 8,3 8,1 8,0 7,8 7,7 5,6 5,3 4,7 Nota média Perguntas de resposta única – MÉDIA

10 Perguntas de resposta Múltipla Ex: Entre estas, quais as razões mais importantes para que os alunos escolham a PUC? (aceitar 1 ou mais respostas) Total das respostas > 100%

11 A PUC-SP EM UMA PALAVRA (atributos positivos) Perguntas Abertas

12 Na tabulação cruzada, a amostra é dividida em subgrupos, para que se verifique como as respostas variam de grupo para grupo. A tabulação cruzada é um importante componente da análise dos dados. Na grande maioria das vezes com uma leitura bem feita das tabulações cruzadas, chega-se a grandes conclusões, sem a necessidade de análises estatísticas mais sofisticadas. A TABULAÇÃO CRUZADA

13 SEXO MASCULINO 47% FEMININO 53% SEXO MASCULINO 47% FEMININO 53% IDADE De 17 a 19 anos 32% De 20 a 22 anos 42% 23 anos ou mais 25% IDADE De 17 a 19 anos 32% De 20 a 22 anos 42% 23 anos ou mais 25% CIDADE DE ORIGEM SÃO PAULO (CAPITAL) 68% Interior de SP 24% Demais Estados 7% Outros países 1% CIDADE DE ORIGEM SÃO PAULO (CAPITAL) 68% Interior de SP 24% Demais Estados 7% Outros países 1% TIPO DE INSTITUIÇÃO ESCOLA PÚBLICA20% ESCOLA PARTICULAR 80% TIPO DE INSTITUIÇÃO ESCOLA PÚBLICA20% ESCOLA PARTICULAR 80% Em princípio, todas as variáveis demográficas podem ser utilizadas (sexo, idade, etc...) CURSO DIREITO 21% PSICOLOGIA 14% ECONOMIA 11% ADMINISTRAÇÃO 10% CIÊNCIAS SOCIAIS 8% SERVIÇO SOCIAL 7% OUTROS (9 cursos) 29% CURSO DIREITO 21% PSICOLOGIA 14% ECONOMIA 11% ADMINISTRAÇÃO 10% CIÊNCIAS SOCIAIS 8% SERVIÇO SOCIAL 7% OUTROS (9 cursos) 29% Exemplo de variáveis de cruzamento

14 A TABULAÇÃO CRUZADA A TABULAÇÃO CRUZADA Outras variáveis (perguntas) podem ser utilizadas como elementos de cruzamento Ex: Avaliação sobre a PUC x Condição do Aluno Resultado da Tabulação

15 TABULAÇÃO CRUZADA Cuidados na Análise Leitura na vertical: 25% do Total dos entrevistados acham o ensino na PUC Muito Bom Entre os entrevistados que Só Estudam esta proporção é ainda mais alta, atingindo 29% Leitura na horizontal 57% dos que avaliam menos positivamente o ensino na PUC (Regular) são pessoas que Só Estudam Tal dado é ainda mais significativo se consideramos que apenas 45% dos entrevistados (Perfil da Amostra) não trabalham, Só Estudam


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