A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA Sandra Coldibeli Tatiana Canziani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA Sandra Coldibeli Tatiana Canziani."— Transcrição da apresentação:

1 O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA Sandra Coldibeli Tatiana Canziani

2 CRONOGRAMA Atividades 1ª2ª3ª4ª5ª6ª Referencial teórico X X Elaboração do projeto de pesquisa X Realização das entrevistas XXX Análise dos dados XX Relatório final X

3 INSTRUMENTOS PARA O ESTUDO Questionário aplicado a 40 professores de LEM de diferentes escolas de idiomas em Curitiba.

4 QUESTIONÁRIO APLICADO Idade: Sexo: Descendência: Escolaridade/ Área: Idioma que leciona: Há quanto tempo leciona? Qual o motivo que o levou a estudar uma língua estrangeira? Por que escolheu essa língua? Com que idade começou a estudar a língua? Como surgiu o interesse por lecionar uma língua estrangeira? Quando? Quais os requisitos necessários para ser um professor de língua estrangeira?

5 ANTROPOLOGIA A antropologia é comumente definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. (...) por uma espécie de acordo tácito, os antropólogos tornaram como campos principais o estudo das origens dos homens, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos primitivos. (LINTON, 2000, p.18)

6 ETNOGRAFIA O termo etnografia refere-se a análises descritivas - descrições diretas da cultura e vida social - de sociedades humanas. (BEATTIE, 1971)

7 ETNOLOGIA A etnologia é a ciência que classifica os povos a partir das suas características raciais e culturais e tenta explicá-los por referência à sua história ou à sua pré-história. (BEATTIE, 1971)

8 OBJETIVOS Verificar qual é a formação dos professores de LEM que atuam nas escolas de idiomas de Curitiba. Descobrir qual é o fator determinante para a escolha de determinada língua estrangeira como segunda língua.

9 FAIXA ETÁRIA

10 FORMAÇÃO

11 GÊNERO (SEXO)

12 DESCENDÊNCIA

13 MOTIVAÇÃO

14 INÍCIO DA APRENDIZAGEM

15 PROFISSÃO: PROFESSOR

16 REQUISITOS

17 CONCLUSÕES Entre os entrevistados há uma predominância de profissionais com formação em Letras. Muitos professores das escolas de LEM visitadas não responderam o questionário. O que poderia falsear a primeira conclusão.

18 CONCLUSÕES A descendência não parece ser um fator determinante para a escolha da língua. Muitos são levados a estudar línguas como inglês e espanhol devido às exigências do mercado de trabalho.

19 CONCLUSÕES A influência dos pais é um dos fatores determinantes para se iniciar o estudo de uma LEM. A maioria dos atuais professores de LEM - sem formação em Letras - fizeram intercâmbio ou se destacaram enquanto alunos.


Carregar ppt "O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA Sandra Coldibeli Tatiana Canziani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google