Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarianne Rapoza Alterado mais de 10 anos atrás
1
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
Sandra Coldibeli Tatiana Canziani
2
CRONOGRAMA Atividades 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª X Referencial teórico
Elaboração do projeto de pesquisa Realização das entrevistas Análise dos dados Relatório final
3
INSTRUMENTOS PARA O ESTUDO
Questionário aplicado a 40 professores de LEM de diferentes escolas de idiomas em Curitiba.
4
QUESTIONÁRIO APLICADO
Idade: Sexo: Descendência: Escolaridade/ Área: Idioma que leciona: Há quanto tempo leciona? Qual o motivo que o levou a estudar uma língua estrangeira? Por que escolheu essa língua? Com que idade começou a estudar a língua? Como surgiu o interesse por lecionar uma língua estrangeira? Quando? Quais os requisitos necessários para ser um professor de língua estrangeira?
5
ANTROPOLOGIA “A antropologia é comumente definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. (...) por uma espécie de acordo tácito, os antropólogos tornaram como campos principais o estudo das origens dos homens, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos primitivos.” (LINTON, 2000, p.18)
6
ETNOGRAFIA O termo etnografia refere-se a análises descritivas - descrições diretas da cultura e vida social - de sociedades humanas. (BEATTIE, 1971)
7
ETNOLOGIA “A etnologia é a ciência que classifica os povos a partir das suas características raciais e culturais e tenta explicá-los por referência à sua história ou à sua pré-história.” (BEATTIE, 1971)
8
OBJETIVOS Verificar qual é a formação dos professores de LEM que atuam
nas escolas de idiomas de Curitiba. Descobrir qual é o fator determinante para a escolha de determinada língua estrangeira como segunda língua.
9
FAIXA ETÁRIA
10
FORMAÇÃO
11
GÊNERO (SEXO)
12
DESCENDÊNCIA
13
MOTIVAÇÃO
14
INÍCIO DA APRENDIZAGEM
15
PROFISSÃO: PROFESSOR
16
REQUISITOS
17
CONCLUSÕES Entre os entrevistados há uma predominância de profissionais com formação em Letras. Muitos professores das escolas de LEM visitadas não responderam o questionário. O que poderia falsear a primeira conclusão.
18
CONCLUSÕES A descendência não parece ser um fator determinante para a escolha da língua. Muitos são levados a estudar línguas como inglês e espanhol devido às exigências do mercado de trabalho.
19
CONCLUSÕES A influência dos pais é um dos fatores determinantes para se iniciar o estudo de uma LEM. A maioria dos atuais professores de LEM - sem formação em Letras - fizeram intercâmbio ou se destacaram enquanto alunos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.