A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Cunho Etnográfico Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa Alexandre B. dos Santos Beatrice S. Iensen Vinícius M. Tavares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Cunho Etnográfico Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa Alexandre B. dos Santos Beatrice S. Iensen Vinícius M. Tavares."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Cunho Etnográfico Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa Alexandre B. dos Santos Beatrice S. Iensen Vinícius M. Tavares

2 Antropologia É a ciência da humanidade e da cultura, bem como uma ciência social e comportamental (Hoebl e Frost). Busca a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social do homem (Marconi e Presotto).

3 Etnografia É a especialidade da Antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição de uma sociedade em particular. É a escrita do visível.

4 Objetivo do estudo Avaliar a relação e a experiência dos jovens brasileiros com a língua inglesa, com o intuito de assim poder refletir sobre o preparo destes jovens em relação à apropriação deste instrumento de conhecimento e comunicação.

5 Público Alvo Jovens do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público de certa forma elitizado. Entretanto, a pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

6 Justificativa Público Alvo: - Nível cultural; - Exposição à língua inglesa; - Futuro profissional.

7 Instrumento de pesquisa Questionário com perguntas objetivas e subjetivas.

8 Realização da Pesquisa Data: 28 de maio de Local: Colégio Estadual do Paraná. Série: 3º ano do Ensino Médio. Disciplina: Inglês. Duração: em torno de 20 minutos. Total de entrevistados: 33 alunos.

9 Dados Gerais

10

11 Análise dos questionários 1. Você escolheu o inglês:

12 Análise dos questionários 2. Você estuda o inglês:

13 Análise dos questionários

14 3. Você pratica o inglês:

15 Análise dos questionários

16 4. O que o motiva a estudar inglês é:

17 Análise dos questionários 5. Para você aprender inglês é:

18 Análise dos questionários 6. Qual a sua avaliação sobre o programa de inglês desenvolvido pelo colégio?

19 Análise dos questionários 7. Você tem dificuldades para o inglês?

20 Análise dos questionários Dificuldades Gramática Tradução Pronúncia Interpretação / compreensão Professor do fundamental fraco Vocabulário Memorização do vocabulário Conteúdo descontextualizado Escrita Sai-se melhor com espanhol Não gosta da língua Não pratica o ouvido Entender quando apenas escuta Tudo Quantidade de alunos

21 Análise dos questionários 8. Sugestões para tornar o ensino de inglês mais atrativo e eficaz: - Uso de filmes - Uso de músicas - Conversação nas aulas - Atividades mais dinâmicas / interessantes - Aumento da carga horária de inglês - Dinâmica de grupo (diálogos) - Participação dos alunos, pais e professores - Mais prática - Método e material didático mais diversificados - Professores mais bem preparados - Turmas menores - Melhor infra-estrutura para professores e alunos - Uso de textos de interesse dos alunos

22 Análise dos questionários - Jogos de palavras - Visitas voluntárias de estrangeiros - Aulas em inglês - Método e material didático similares aos de cursos particulares - Maior apoio do governo - Oferta de cursos extracurriculares - Esclarecimento enfatizado dos verbos - Ensino do inglês do dia-a-dia - Ensino de pronúncia e escrita antes da gramática - Ensino reforçado desde o primário - Menor enfoque na tradução, e maior enfoque na comunicação verbal - Maior cobrança por parte dos professores

23 Conclusão Existe um equilíbrio entre a escolha do inglês por motivação pessoal e por obrigação. A maioria dos alunos estuda inglês apenas no colégio, mas quase a totalidade pratica o inglês fora da sala de aula (músicas e filmes). Poder comunicar-se com estrangeiros é uma das principais motivações para o estudo do inglês.

24 Conclusão Aprender inglês ainda é visto como um pré-requisito profissional, mas já passa a ser considerado importante para promover o contato com outras culturas. O inglês oferecido pelo colégio é conforme o esperado, mas a maioria tem dificuldades com o idioma. A partir das sugestões levantadas, percebe-se que existe uma necessidade de mudança de abordagem do inglês em sala de aula.


Carregar ppt "Estudo de Cunho Etnográfico Os Jovens Brasileiros e a Língua Inglesa Alexandre B. dos Santos Beatrice S. Iensen Vinícius M. Tavares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google