A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach: Tentando Combater o Problema da Negligência Nadilene Nery Orientadora: Profa. Ma. Flávia Maria F. B. da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach: Tentando Combater o Problema da Negligência Nadilene Nery Orientadora: Profa. Ma. Flávia Maria F. B. da."— Transcrição da apresentação:

1 O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach: Tentando Combater o Problema da Negligência Nadilene Nery Orientadora: Profa. Ma. Flávia Maria F. B. da Cunha

2 Introdução O ensino do Inglês como língua estrangeira. A importância do ensino de pronúncia para o Communicative Approach. O problema da negligência.

3 Objetivos Encontrar fatores que conduziram à negligência. Entender como esta acontece em cursos livres do Rio de Janeiro. Buscar alternativas para que o ensino de pronúncia seja integrado ao currículo.

4 Metodologia Pesquisa Bibliográfica. Entrevistas de cunho quali-quantitativo.

5 O ensino da pronúncia teve enfoques diferentes ao longo dos diversos métodos e abordagens desenvolvidos. Apesar da pronúncia não ser o foco principal do método comunicativo, esta é relevante, haja visto que é importantíssima para a inteligibilidade. O ensino da pronúncia está diretamente relacionado ao conceito de inglês como Língua Franca. Constatações

6 Fatores que conduzem à negligência: ausência de materiais que abordem o ensino de pronúncia sob uma orientação comunicativa. Falta de preparação dos docentes em estágio de formação acadêmica. Poucas pesquisas na área.

7 Resultados das Entrevistas Professores: Utilização de estratégias de métodos anteriores à abordagem comunicativa. Ausência de atividades de pronúncia no material trabalhado. Falta de preparação para o ensino de pronúncia.

8 Resultados das Entrevistas Alunos: Insegurança no domínio da pronúncia. Vontade de se aprimorar na área. Consciência da importância de tal domínio para a comunicação inteligível.

9 O professor deve entender que: um aluno sobrecarregado tende a não aprender coisa alguma de maneira adequada. (Gilbert, 2012) A pronúncia é tão importante quanto a escrita. É necessário contrastar a língua alvo com a língua materna. Alguns conteúdos devem ser priorizados: Nível suprassegmental; Acentuação tônica; Ritmo; Entonação.

10 Atividades para que o ensino de pronúncia faça parte do currículo: Pares mínimos; Drills; Ditados; Uso do dicionário; Performance de diálogos; Listening; Leitura de textos.

11

12

13 Considerações Finais A comunidade docente deve buscar orientação e aprimoramento na área para que o ensino de pronúncia faça realmente parte do currículo. É necessário que outros estudos sejam desenvolvidos na área focando as necessidades do estudante brasileiro. É necessário que as atividades propostas sejam implementadas em aulas reais para se comprovar ou não a eficácia das mesmas em estudos futuros.

14 Muito obrigada! Contato:


Carregar ppt "O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach: Tentando Combater o Problema da Negligência Nadilene Nery Orientadora: Profa. Ma. Flávia Maria F. B. da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google