A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO ETNOGRÁFICO FALANTES DE TRÊS IDIOMAS Elizabeth Hecke Helaine Ceccon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO ETNOGRÁFICO FALANTES DE TRÊS IDIOMAS Elizabeth Hecke Helaine Ceccon."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO ETNOGRÁFICO FALANTES DE TRÊS IDIOMAS Elizabeth Hecke Helaine Ceccon

2 Etnografia & Estudo Etnográfico Etnografia é uma especialidade da antropologia que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião e manifestações de suas atividades. O estudo etnográfico analisa um objeto por vivência direta da realidade onde este se insere.

3 Escolha do objeto de estudo Experiência pessoal Seqüência de aprendizado Motivos da escolha dos idiomas Terceiro idioma mais aprendido Interferência entre os idiomas

4 Universo de estudo 11 entrevistados 9 brasileiros e 02 argentinos Aplicação de questionário

5 Banco de dados Idade Escolaridade dos entrevistados e de seus pais Nacionalidade Idiomas falados e fluência em cada um Língua-mãe Forma de aprendizado Tempo de estudo Tempo necessário para fluência Seqüência de aprendizado Motivo do aprendizado Facilidade de aprendizado após segunda língua Interferência Utilização atual

6 Idiomas falados Inglês e espanhol falados por todos os entrevistados (todos se consideram fluentes). Francês é a terceira língua mais falada.

7 Forma de aprendizado 1. Escolas de idiomas e viagens 2. Professores particulares

8 Tempo médio de estudo e fluência

9 Seqüência de aprendizado

10 Motivos de escolha dos idiomas Inglês e espanhol: trabalho e línguas faladas em todo o mundo. Demais idiomas: lazer, curiosidade, interesse cultural, viagens e leitura de obras em idioma original. Mesmas respostas obtidas para a questão de utilização atual dos idiomas.

11 Maior facilidade no aprendizado da 3ª língua

12 A habilidade de pensar em outra língua já havia sido criada. Por ter um léxico grande, identificar e gravar fonemas de outra línguas, foi mais fácil.

13 Interferência entre as línguas

14 No início há confusão entre as regras gramaticais e vocabulário. Mistura de palavras!

15 Conclusões Seqüência de aprendizado: inglês – espanhol – francês Inglês e espanhol falados por toda a amostra por principal motivo o trabalho. Terceira língua estrangeira escolhida para lazer Entrevistado que fala mais línguas é o que apresenta menos fluência em cada língua Clara divisão entre entrevistados que alegam extrema facilidade para aprendizado de línguas e os que sentem dificuldades pela interferência Alta interferência negativa no aprendizado de línguas Falantes de português aprendendo espanhol alegam alta interferência, porém o tempo de aprendizado é a metade do aprendizado de inglês

16 OBRIGADA!


Carregar ppt "ESTUDO ETNOGRÁFICO FALANTES DE TRÊS IDIOMAS Elizabeth Hecke Helaine Ceccon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google