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Cefet/ RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Curso: Ensino de Línguas Estrangeiras Disciplina: Metodologia do ensino.

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1 Cefet/ RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso: Ensino de Línguas Estrangeiras Disciplina: Metodologia do ensino de línguas estrangeiras I: perspectivas teóricas e abordagens Professora: Cláudia Valéria Vieira Nunes Farias Aluna: Thaís Duarte

2 THE LEXICAL APPROACH

3 Todas as palavras usadas em um língua em particular ou no dicionário.
CONCEITOS INICIAIS: LÉXICO (lexicon) Todas as palavras usadas em um língua em particular ou no dicionário. ABORDAGEM (approach) O modo como se relata e/ou se ensina algo. (Cambridge, 2000)

4 Ensino contextualizado
Um pouco de história: Ensino contextualizado Oralidade como fonte de interação e inovação Uso de materiais autênticos e listas de palavras que dinamizam o aprendizado Ensino descontextualizado Oralidade praticada por meio de leitura em voz alta Lista de palavras fixas apenas para memorização LÍNGUA LATINA LÍNGUA INGLESA

5 ABORDAGENS ANTECESSORAS:
The Lexical Syllabus (Willis, 1990) Lexical Phrases and Lexical Teaching (Nattinger & De Camino, 1992)

6 Dados iniciais: Refere-se a blocos pré-programados da língua para efeitos de comunicação. Não há abordagem de tópicos gramaticais e/ou funcionais. Trabalho pautado apenas no léxico, ou seja, nas combinações de palavras. Centraliza o aprendizado de uma segunda língua na retenção e uso das “chunks of the language”

7 Chunks of language> sequências de duas ou mais palavras que operam como se fosse uma coisa só, em unidade. Também chamados de HOLOPHRASES, MULTI- WORDS e READY-WORDS. Exemplos: By the way; terrible accident Utilizamos chunks desde a primeira aula de LE: What´s your name?, How old are you?

8 The Lexical Approach: propriamente dito
Idealizador: Michael Lewis (The Lexical Approach: the state of ELT and a way forward (LTP, 1993) Ano: 1993 Motivo: Recusa à visão tradicional de língua bipartida (estruturas de língua e vocabulário). Base: Valorização e ênfase às estruturas fixas e semi-fixas da língua quando produzidas na oralidade ou na escrita por falantes nativos em situações reais de uso da linguagem.

9 “ a língua consiste de léxico gramaticalizado, não de gramática lexicalizada” (Lewis, 1993) segue a máxima de máxima de Wilkins (1972): “sem gramática, pouco é transmitido, sem vocabulário, nada é transmitido”.

10 Visão interacionista (Vigotsky propõe uma relação sujeito e cultura)
Resumo: Teoria de língua: Visão interacionista (Vigotsky propõe uma relação sujeito e cultura) Teoria de aprendizado de língua: O aprendizado ocorre quando o aprendiz é capaz de reconhecer por si mesmo as estruturas (chunks) em situações reais de comunicação.

11 Objetivos: Propor que os “chunks” elevam –e muito- a proporção e velocidade no aprendizado e na fluência de um idioma sobrepondo os princípios gramaticais. Tornar a aquisição do Léxico (vocabulário) algo mais dinâmico, prático e significativo tanto para o aluno quanto para o professor.

12 Collocations and not collocations
Syllabus: Collocations and not collocations Cobuild Bank of English Corpus The Cambridge International The British National Corpus) Papel dos Professores: Ensinar os alunos a serem autônomos Facilitar o aprendizado Expor como as estruturas lexicais são utilizadas nos mais variados contextos

13 Papel do aluno: Descobridor Analista de discursos Papel do material: Oferecer maior facilidade de aprendizado aos aprendizes proporcionando contato com situações autênticas da língua que tornem o aprendizado significativo e prazeroso.

14 Atividades de aprendizado:
Distinção e utilização de sentenças recorrentes em situações de interação social e que permeiem situações reais de comunicação. Procedimentos: Levar o aluno a autonomia na visualização, classificação e aplicação dos chunks.

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RICHARDS, J.C.; RODGERS, T.S. Approaches and Methods in language teaching. 2nd. New York. Cambridge University Press, 2003. Cambridge Dictionary American English. 1st. New York: Cambridge University Press, 2000.


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