A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
ECOPLI – Agosto 2012

2 Questões para leitura/debate do CBC
1. Ao planejar suas aulas, você realmente está atento às ‘preocupações educacionais’ e à ‘formação para a cidadania’ defendidas pelos documentos oficiais que regulamentam/orientam o ensino de LEs em seu contexto? Justifique. 2. Que fatores apresentados no documento em voga justificam o uso e a aprendizagem crítica de linguagem, e por conseguinte, de LEs? Você percebe essa orientação para o ensino em sua prática? Comente. 3. Qual é o papel e quais são as influencias que a globalização exerce na educação contemporânea de acordo com o texto? 4. Como você entende a relação global x local apontada na p. 15 do texto?

3 Questões para leitura/debate do CBC
5. O que há de novo nas formas de leitura e escrita contemporâneas? Que demandas elas geram para a escola básica? 6. Como a perspectiva de letramento crítico se difere do letramento tradicional? Qual delas você favorece mais em suas aulas (mesmo que inconscientemente)? 7. Descreva com suas palavras e pense em experiências cotidianas que se alinhem às perspectivas dos letramentos: Multissemiótico (Multimodalidade); Multicultural e Crítico, descritos nas p 8. O que é discrepante entre o papel da língua inglesa no mundo globalizado e o ensino de línguas preconizado pela abordagem comunicativa para ensinar/aprender línguas? Que objetivos devem ser almejados hoje?

4 Objetivos da disciplina LEM na escola
Desenvolver competências e habilidades relevantes de natureza linguística, sociocultural e educacional, de acordo com as demandas contextuais das esferas local e global de ensino e aprendizagem; Conscientizar os alunos sobre os benefícios que podem ser conquistados ao se aprender uma LE, em especial no que respeita ao acesso à cultura, à ciência e ao trabalho; Conscientizar os alunos sobre a importância das LEs no mundo globalizado e sem fronteiras; Formar cidadãos capazes de exercer cidadania plena e protagonista;

5 Objetivos da disciplina LEM na escola
Incentivar a reflexão acerca de valores e conhecimentos globais x locais, bem como da aceitação das diferenças e da formação de identidades; Reforçar o debate e a consciência crítica sobre cidadania, trabalho, cultura, sustentabilidade e meio ambiente por meio de tarefas comunicativas na língua-alvo; Promover a aprendizagem crítica de LE de forma a desenvolver a autonomia e a colaboração, aliadas ao uso eficiente das tecnologias, especialmente da internet; Trabalhar a LE nas suas manifestações orais e escritas sob a forma de gêneros textuais representativos das linguagens e práticas sociais dos alunos da escola pública.

6 Objetivos da disciplina LEM na escola
Em dupla, reflita sobre possíveis maneiras de colocar tais objetivos em prática por meio de procedimentos, temas, sequências didáticas, projetos, atividades, etc

7 Seqüência didática 1

8 Seqüência didática 1

9 Seqüência didática 2: Part 1
Who was Steve Jobs? What did he accomplish in his life?

10 Seqüência didática 2: Part 1
Use the visual aids to answer the questions. Who is he talking to? Where is he? What is he talking about? What devices is he using in order to communicate?

11 Seqüência didática 2: Part 2
Which of these devices did he mention? In what order?

12 Seqüência didática 2: Part 3
Do you have any of the devices mentioned in the video? Which ones? Would you like to have na Iphone? Why? What are some of the pros in having a cell phone? What about the cons? How long would you survive or do you usually survive without technology? Are you ok with that? Would you like to have more technology in your English lessons? How?

13 Sequencia didática 3 Who am I? Where I come from When my birthday is
Who I live with Where I live / study Things I like to do Things I don’t like to do Who are my classmates? Who are the people in my neighborhood?

14 Sequencia didática 3


Carregar ppt "Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google