A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Setembro de 2010 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Programa de Interven.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Setembro de 2010 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Programa de Interven."— Transcrição da apresentação:

1 Setembro de 2010 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Programa de Interven ç ão Pedag ó gica INGLÊS

2 O PAAE compreende três avaliações com objetivos diferenciados. (1) Avaliação Diagnóstica (2) Avaliação Contínua (3) Auto-avaliação do aluno Ensinar e Avaliar: dois lados da mesma moeda Avaliar Avaliar significa identificar o que o aluno sabe, o que ele não sabe e os diferentes fatores que contribuem para os resultados observados O PAAE é um Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar que oferece suporte didático pedagógico e informações diagnósticas que viabilizam uma gestão curricular de acordo com o estágio de desenvolvimento dos alunos e ao Currículo Básico Comum. (SEE-MG) Lets hold a debate, shall we?

3 Aspectos te ó rico-metodol ó gicos da lingu í stica aplicada ao ensino e aprendizagem de LE. Abordagem de ensino via gêneros textuais. Da frase ao texto: elemento chave. Diversidade de gêneros textuais De textos artificiais para textos autênticos Tanto para ensinar quanto para avaliar

4 Textos autênticos, que circulam socialmente, evitando os que são artificialmente produzidos para a situação de aprendizagem para o estudo de aspectos lexicais e gramaticais (pretextos)

5 CBC: Matriz de referência para o ensino-aprendizagem e avalia ç ão de inglês no Ensino Fundamental. Reflexão: Consultem o CBC e respondam: O que deve ser ensinado e avaliado … …. em leitura? …. em escrita? …. na compreensão oral? …. na produção oral? …. sobre gramática e itens lexicais?

6

7 1. as capacidades de ação - condições de produção do texto = contextualizando 2. as capacidades discursivas - organização interna do texto, incluindo o layout da página e os elementos não-verbais = caracterizando 3. as capacidades linguístico-discursivas - elementos léxicos e sistêmicos que formam a teia (tessitura) do texto ou que contribuem para a organização do texto de cada gênero específico = compreendendo Ações de ensino: desenvolvimento das TRÊS capacidades da linguagem

8

9

10

11

12

13 a.How often does he/she to the dentists? b.How often do they take a big shower? c.How often do they have a party at home? d.How often does he/she drink coffee or tea? e.How often do they travel together? f.How often does he/she visit his/her relatives Interview people from your school (principal, coordinators) or from your family (parents, sister, brother etc.) Speaking - Create a podcast.

14

15

16

17 Eixo articulador: Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira Tema 1: compreensão escrita (leitura) + Tema 5 Tema 2: produção textual + Tema 5 Tema 3: compreensão oral + Tema 5 Tema 4: produção oral + Tema 5 Tema 5: Conhec. Léxico-sistêmico Sempre com interrelações com as tecnologias digitais.

18 Mantenham contato pelo Fórum, por favor Acessem o STR com frequência Feel free to contact us at: Obrigada pela atenção.


Carregar ppt "Setembro de 2010 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Programa de Interven."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google