A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caros(as) professores(as): Como já é do conhecimento de vocês, oferecer um material didático de qualidade em todos os segmentos da educação básica é um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caros(as) professores(as): Como já é do conhecimento de vocês, oferecer um material didático de qualidade em todos os segmentos da educação básica é um."— Transcrição da apresentação:

1 Caros(as) professores(as): Como já é do conhecimento de vocês, oferecer um material didático de qualidade em todos os segmentos da educação básica é um compromisso assumido pela Editora Saraiva com a educação brasileira. Para que a relação dos educadores com seu material de trabalho se torne ainda mais especial, foi criado o Serviço de Assessoria Pedagógica. Trata-se de um grupo de profissionais qualificados que atua no Brasil inteiro, oferecendo suporte pedagógico às escolas para que os professores conheçam melhor a proposta de nossas coleções e ampliem ainda mais sua formação acadêmica. Disponibilizamos aos professores adotantes da coleção Português: Linguagens, bem como de outras obras dos professores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, assessoria pedagógica permanente, seja para esclarecer aspectos da metodologia e estrutura das obras, seja para desenvolver oficinas, participar de planejamentos e acompanhar o andamento dos trabalhos. Será, para nós, um prazer atendê-los e, dessa forma, estar ainda mais perto de vocês. Um grande abraço, Equipe de assessoria pedagógica da Editora Saraiva

2 Sobre a assessoria pedagógica: Dispomos de um catálogo de cursos que abrangem os eixos norteadores do ensino de Língua Portuguesa: leitura, sistematização linguística (gramática) e produção textual, cujas propostas lhes serão apresentadas a seguir. Caso nenhuma delas atenda diretamente à demanda da sua escola, podemos desenvolver um material específico, personalizado, de acordo com as suas necessidades. Para acionar o nosso serviço, você pode entrar em contato com o divulgador que atende a sua instituição ou diretamente com a equipe de assessoria pedagógica por meio do

3 O ensino de produção de texto: da era da composição à era dos gêneros Objetivo: Apresentar uma breve retrospectiva sócio-histórica do ensino de produção de texto no contexto escolar, no intuito de discutir as tendências que nortearam essa prática desde a década de 50 até a contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, propor uma discussão sobre as estratégias mais recorrentes em relação ao ensino da escrita, os equívocos comumente cometidos e as alternativas para que a produção textual torne-se uma prática social significativa, contribuindo para a formação de produtores de texto competentes em práticas de letramento em contexto escolar e extraescolar. Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

4 Avaliação em Língua Portuguesa: um convite à reflexão Objetivo: Considerando que a avaliação é uma das práticas que suscitam mais polêmicas no âmbito escolar, o presente curso pretende discutir quais são os objetivos que norteiam essa prática na área de língua portuguesa. A transição da perspectiva tradicional para a discursiva no ensino de língua materna trouxe reflexos também para os instrumentos de avaliação oficiais e extraoficiais, os quais são objeto de análise neste curso, cuja proposta é, também, discutir questões de ordem prática, como a elaboração de enunciados e as prioridades pertinentes aos eixos de ensino de língua: leitura, análise linguística e produção textual. Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

5 Competências e habilidades: construindo saberes significativos Objetivo: Discutir a sistematização dos eixos de ensino de língua portuguesa: a leitura, a análise linguística e a produção textual, no contexto escolar, sob a perspectiva do desenvolvimento de habilidades e competências. Ressaltando a importância da inter- -relação entre essas colunas centrais para a constituição da competência linguística dos usuários do idioma, o nosso propósito é discutir, a partir de exemplos práticos, de que forma o professor pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos conscientes quanto à utilização dos saberes linguísticos nas relações de interação cotidianas. Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

6 Linguagens e a formação da criança para a cidadania Objetivo: A partir da integração dos eixos de ensino de língua materna – leitura, sistematização linguística e produção textual –, discutir de que forma a escola pode contribuir para a iniciação das crianças no processo formal de letramento e perceber de que forma a aquisição da competência linguística contribui para que a criança venha a exercer o pleno exercício da cidadania. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I. Média de duração: 3 horas.

7 Leitura e interpretação de texto nas provas do ENEM Objetivo: Debater a noção de leitura enquanto prática social, bem como a aplicação desse conceito na Matriz de Referência que serve de base à elaboração das provas do ENEM. Conhecer as habilidades de leitura utilizadas no exame, que explora o uso de diversas linguagens como instrumento de verificação do nível de letramento do aluno ao fim da Educação Básica. Público-alvo: Professores do ensino fundamental II e do ensino médio de todas as áreas do conhecimento. Média de duração: 3 horas.

8 Leitura e produção de textos no Ensino Médio Objetivo: Discutir sobre o ensino de leitura e de escrita no Ensino Médio, tendo em vista as exigências dos exames oficiais – ENEM e vestibulares – para esse segmento da educação básica. Debater sobre as concepções de leitura e de produção textual que norteiam os principais instrumentos de avaliação do país, bem como os critérios de avaliação estabelecidos por essas instituições. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

9 Português: Linguagens e o trabalho com leitura de imagens Objetivo: O uso recorrente de formas pictóricas como desenhos, fotografias, animações e gráficos nos diversos gêneros textuais em circulação nos faz perceber o quanto a imagem tem sido valorizada na sociedade contemporânea. Sendo assim, o conceito de letramento sofreu ampliação e a escola percebeu a necessidade de auxiliar seus alunos a desenvolver habilidades para compreender e produzir textos visuais. Partindo desse pressuposto, este curso pretende mostrar o trabalho realizado com a leitura de imagens na referida obra e debater de que forma o professor pode fazer uso das atividades do livro para o desenvolvimento da competência leitora de seus alunos. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II. Média de duração: 3 horas.

10 A gramática na perspectiva discursiva Objetivo: Refletir sobre a mudança ocorrida no ensino de gramática a partir da década de 90, quando ocorreu a transição da perspectiva tradicional, estrutural, centrada no ensino da norma, para a perspectiva discursiva, que privilegia o texto como objeto de ensino e introduz, na análise linguística, outros elementos da enunciação, tais como quem produz o texto, para quem, com que finalidade, em que gênero, etc. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

11 Gêneros textuais e ensino: uma proposta sociodiscursiva Objetivo: É consensual o fato de que nos comunicamos através de textos que se materializam socialmente na forma de gêneros textuais. Sendo o desenvolvimento da competência comunicativa o foco do ensino de língua materna na contemporaneidade, este curso tem como objetivo refletir sobre a teoria de gêneros textuais e suas implicações para o ensino de língua portuguesa através de exemplos práticos, que contemplam situações de interação do cotidiano escolar e extraescolar. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

12 Letramento Objetivo: Analisar o conceito de letramento e a importância dessa perspectiva para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista atividades planejadas, que levem em consideração o desenvolvimento da leitura e da escrita de textos orais, escritos, pictóricos e híbridos, que perpassam pelo cotidiano dos alunos. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

13 Português: Linguagens: a proposta da coleção Objetivo: Explanar a proposta pedagógica da coleção para o ensino de língua portuguesa em todos os segmentos da educação básica, bem como os conceitos-chave que dão suporte teórico à obra. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 2 horas.

14 Leitura e produção de textos no 1º ano do ensino fundamental: alfabetização e letramento Objetivo: Discutir o trabalho com textos no primeiro ano do ensino fundamental, levando em conta que as crianças, desde muito pequenas, têm contato com a escrita nas práticas sociais de que participam. Dessa forma, ao recebermos as crianças de 6 anos na escola, é importante considerar que elas já chegam com algum conhecimento dos textos que circulam em nossa sociedade, e, portanto, o aprendizado será certamente mais significativo se a escola tomar como ponto de partida os textos presentes nas práticas de letramento das quais seus alunos já participam, ainda que eles não sejam alfabetizados, no sentido estrito do termo. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I. Média de duração: 3 horas.

15 A coleção Português: Linguagens e o currículo do Estado de _____ Objetivo: Correlacionar a coleção Português: Linguagens com o currículo específico do Estado de ____, visto que a coleção é utilizada em todo o território nacional e pode atender às especificidades de cada região. A assessoria pedagógica, nesse caso, pretende trabalhar em conjunto com gestores e professores, para possibilitar às escolas adotantes da obra uma abordagem contextualizada e que esteja de acordo com as exigências específicas dos currículos locais, considerando a importância de se levarem em conta as práticas de letramento dos diferentes Estados brasileiros. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

16 Gêneros orais e oralidade Objetivo: Discutir a exploração da modalidade oral, que é ainda tímida nas escolas. Para tanto, a coleção Português: Linguagens propõe um trabalho sistematizado com gêneros orais, tais como a entrevista, a discussão em grupo, o debate deliberativo, o debate regrado público, o seminário, a mesa-redonda. Além disso, há na obra propostas em que se promovem situações de interação verbal oral, como contar histórias, fazer entrevistas, declamar poemas, encenar textos teatrais, realizar conferências. Nesse sentido, vale ressaltar a importância de não se reduzir o trabalho com a oralidade à oralização de gêneros escritos, visto que cada modalidade tem seu funcionamento específico. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

17 O texto literário nas escolas Objetivo: Discutir a importância da presença do texto literário nas escolas, tendo em vista a grande variedade de gêneros que vem sendo incorporada ao trabalho com leitura e escrita nas salas de aula brasileiras. Especialmente na última década, notícias, entrevistas, tirinhas, cartas, entre diversos outros gêneros, disputam o espaço privilegiado de leitura e produção textual, que durante muito tempo foi dominado pelos textos literários. Essa variedade de material textual é extremamente válida, especialmente quando o objetivo principal é aproximar as práticas escolares das práticas sociais das quais os alunos participam. Entretanto, não se pode deixar de lado a leitura de textos literários e a formação de leitores competentes também nessa esfera. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.

18 Produção e avaliação de textos na escola Objetivo: Contrapondo o ensino de produção pela perspectiva dos gêneros do discurso ao tradicional ensino da redação escolar, este encontro objetiva discutir as vantagens da primeira abordagem, que busca aproximar as práticas de linguagem na escola das práticas sociais de linguagem, instrumentalizando o aluno para o pleno exercício de uma vida cidadã. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e ensino médio. Média de duração: 3 horas.

19 Português: Linguagens e os projetos de ensino Objetivo: Repensar o ensino tradicional de língua portuguesa, buscando fugir do chamado objetivo circular da escola: ler para aprender a ler e escrever para aprender a escrever. Pretende-se, assim, trabalhar a leitura e a escrita com real função, produzindo com os alunos textos que atenderão a um objetivo específico no qual eles se engajam. Para tanto, os projetos de ensino são uma interessante proposta, pois promovem a leitura e a escrita, tendo em vista que nas práticas sociais de que participamos em nosso cotidiano sempre interagimos por meio de textos, sejam eles verbais ou mistos, sejam orais ou escritos. Público-alvo: Coordenadores e professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Média de duração: 3 horas.


Carregar ppt "Caros(as) professores(as): Como já é do conhecimento de vocês, oferecer um material didático de qualidade em todos os segmentos da educação básica é um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google