A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes."— Transcrição da apresentação:

1 O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes

2 Por que a linguagem é um objeto complexo? Envolve operações de que tipos?

3 Nas atividades de linguagem, são necessários e simultaneamente mobilizados : 1.o conhecimento linguístico (do léxico e da gramática); 2.o conhecimento de mundo (dos acontecimentos, dos esquemas em que a realidade da vida está organizada); 3.o conhecimento das regularidades textuais (tipos, gêneros, unidade temática, coesão, relevância etc.); 4.o conhecimento das normas sociais de uso da língua (quem pode falar a quem; como; quando etc).

4 Portanto: 1.o conhecimento linguístico (do léxico e da gramática); 2. ????????? 3.??????????? 4. ?????????? é necessário, mas não suficiente...

5 Aquele conjunto de conhecimento está articulado, e essa articulação se manifesta também na interdependência entre a: a oralidade; a leitura; a escrita; o saber lexical e o gramatical.

6 Se assim é no uso, não deveria ser diferente no ensino. Ou seja, adotar no ensino a perspectiva da linguagem como atividade global e integrada implica saber articular diferentes tipos de conhecimentos e de habilidades.

7 Ditado de frases. Uma atividade de linguagem? Interativa e funcional? Vovó vai a vila. A pipa é do papai. O pião é do Dudu. Vovó vê o ovo. Lili caiu.

8 Em primeiro lugar, vale a pena entender que: falar, escutar, ler, escrever são ações de linguagem, são atividades de INTERAÇÃO entre duas ou mais pessoas.

9 Em segundo lugar, lembremos que: todas as ações de linguagem respondem a uma determinada INTENÇÃO. (Ninguém fala por falar, simplesmente)

10 Em terceiro, as ações de linguagem se concretizam, sempre, em um TEXTO, de determinado TIPO e GÊNERO, que segue certas regras próprias de composição.

11 Mais especificamente, o ato de escrever se articula com o outro da LEITURA: requer intimidade com a leitura de outros textos escritos. Por quê?

12 O ato de escrever requer empenho permanente : de quem APRENDE e de quem ENSINA: de um aluno que não crê na predestinação inata; e de um professor, que é LEITOR e que ESCREVE frequentemente. Não existe uma PREDESTINAÇÃO INATA para escrever.

13 O domínio da linguagem: é marca do MUNDO MODERNO; atualmente, as informações, em grandessíssima escala, são mediadas pela escrita e pela oralidade formal, sob os mais distintos meios e nos mais variados contextos.

14 É inadiável, pois: que a PRIMAZIA do ensino seja desenvolver as capacidades para a LEITURA, para a ESCRITA, para o uso da ORALIDADE FORMAL e da ESCUTA ATENTA E RESPEITOSA.

15 Sem dúvida, é possível compreender por que a gramática APENAS não preenche os objetivos de uma escola que pretenda contribuir para um mundo mais humano!


Carregar ppt "O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google