A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPUTER AND LANGUAGE LEARNING: AN OVERVIEW (Warschauer and Healey, 1998) Mestranda: Camila Kami Doutoranda: Azenaide Abreu Soares Vieira Profa. Dr: Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPUTER AND LANGUAGE LEARNING: AN OVERVIEW (Warschauer and Healey, 1998) Mestranda: Camila Kami Doutoranda: Azenaide Abreu Soares Vieira Profa. Dr: Maria."— Transcrição da apresentação:

1 COMPUTER AND LANGUAGE LEARNING: AN OVERVIEW (Warschauer and Healey, 1998) Mestranda: Camila Kami Doutoranda: Azenaide Abreu Soares Vieira Profa. Dr: Maria Helena Vieira-Abrahão

2 Organização do texto - A evolução das tecnologias e o uso das mesmas nos processos de ensino e aprendizagem de línguas; -Softwares completos X Professor; -Softwares como ferramentas do professor e complemento às aulas; -Pesquisas; -Comunicação síncrona, assíncrona, Internet; -Letramento digital

3 A história do CALL CALL behavorista ( ) CALL comunicativo ( ) CALL integrative ( ) - teoria behavorista; - mainframe; - computador considerado um tutor mecânico; - drills; - PLATO: drills, explicações gramaticais e tradução de textos. -teorias cognitivas; - PC - foco na interação entre os alunos enquanto trabalham no computador; - atividades com foco no uso das formas; - ensino implícito da gramática; - encorajar os alunos a produzir enunciados originais; - programas de reconstrução de textos e simulações. - teoria sócio-cognitiva; - computador multimídia; - aprender a ler, escrever e comunicar por meio do computador; - foco no uso da língua em contextos sociais autênticos; - task-based, project- based, content-based - integrar as quatro habilidades; - integrar a tecnologia mais completamente no processo de aprendizado.

4 CALL software Os administradores esperam que um dado software: forneça modelos reais e de linguagem do falante nativo em uma variedade de mídias; ofereça um currículo de aprendizado da língua; faça uma avaliação das necessidades dos aprendizes; determine o próximo passo para o aprendiz e promova prática da habilidade específica de que necessita; grava o que os aprendizes fazem, juntamente com uma avaliação; esteja disponível a qualquer hora e não exija pagamentos ou benefícios adicionais.

5 CALL software Os softwares mais completos, os quais substituem o professor: -incluem currículo; -são destinados a determinados públicos; -não oferecem oportunidades para que o professor modifique o conteúdo. - o objetivo é que os alunos trabalhem através do currículo baseado no computador independentemente do que acontece em sala de aula; - o professor avalia as repostas livres, quando estas ocorrem. - espera-se que o aprendiz juntamente com o professor decida quais as habilidades a serem trabalhadas e quais mídias usar.

6 CALL software Softwares mais limitados, porém mais flexíveis são grandes aliados do professor: -vários tipos de prática com feedback; - individualização em uma sala grande; -pares ou grupos pequenos trabalham em projetos, tanto de forma colaborativa como competitiva; - são divertidos; - variedade em recursos disponíveis e estilos de aprendizado; - aprendizado exploratório com grandes quantidades de insumo; - desenvolvimento de habilidades reais com o manuseio do computador.

7 CALL software Outras vantagens: - ainda existem drills de gramática e vocabulário, mas o vocabulário passou a ser contextualizado, a incorporar gráficos, gravação e reprodução de áudio, vídeo; -correções de erro são mais sofisticadas e podem ajudar os alunos ao fornecerem feedback; - programas de pronúncia incorporaram gravação e reprodução de voz, que podem ser comparadas a um modelo; -drills incluíram jogos;

8 CALL software - simulações que despertam o trabalho colaborativo; -programas de reconstrução de texto; - o professor encoraja as estratégias produtivas no computador; -os programas facilitaram a preparação das atividades pelo professor; -alguns programas ajudam os alunos a gerar e organizar as idéias antes de escrevê-las; -os processadores de texto possuem verificador ortográfico; -dicionários podem ser acessados no computador; -Concordancers programas que buscam grandes quantidades de texto através de palavras específicas ou frases.

9 Pesquisa em atividades baseadas em software quantidade e tipos de interação no computador; efeitos dos softwares no desenvolvimento de habilidades (escrita); respostas à multimídia; atitudes em relação aos computadores e ao CALL; como os alunos interagem no e com o computador; atitudes dos aprendizes com relação aos drills e a eficiência dos mesmos; uso do concordancer como ferramenta para exploração de vocabulário e gramática;

10 Pesquisa em atividades baseadas em software listening; como os alunos se sentem e qual o desempenho dos mesmos com processadores de textos (escrita); o uso do como forma de melhorar a motivação e as habilidades de escrita; vídeos interativos; atitudes do professor ao introduzir o CALL em dados contextos.

11 A internet Aprendizes podem comunicar-se com outros aprendizes ou falantes da língua-alvo no mundo todo. A comunicação pode ser síncrona ou assíncrona Os aprendizes de diferentes línguas possuem acesso a uma grande quantidade de informações autênticas na língua- alvo e também podem publicar suas próprias informações para uma audiência internacional.

12 Comunicação síncrona Discussão assistida pelo computador por meio de redes locais. pesquisa: questões de participação, uso da língua e aprimoramento da escrita. Comunicação síncrona a distância por meio de chats resulta em sentenças mais curtas e simples. É utilizada quando há a necessidade de comunicação entre parceiros distantes ou como uma atividade extra para dar mais tempo aos aprendizes em uma dada tarefa.

13 Comunicação assíncrona via , grupos, conferência pela internet. Objetivos: promover oportunidades de escrita autêntica por meio de grupos de discussão via (atividades de escrita na universidade); fornecer aos aprendizes maiores oportunidades de comunicação autêntica (em todos os níveis de ensino); realizar projetos colaborativos; Pesquisa Os processos e resultados do uso do durante um semestre. diários dialogados via .

14 A Internet Usos: -fornecer exercícios lingüísticos; -acessar materiais autênticos de leitura; -estimular exercícios comunicativos; -publicar materiais dos alunos.

15 Letramento digital Preparar os aprendizes para agir em uma sociedade digital; Os aprendizes terão que desenvolver novas habilidades digitais devido a necessidade de acessar e responder a uma grande quantidade de materiais disponíveis em língua inglesa: Encontrar, avaliar e interpretar criticamente as informações na rede; Escrever no computador de forma eficaz: gêneros da comunicação eletrônica, relação de textos a outras mídias, publicação de páginas da web. Ensino a distância.

16 The changing global economy and the future of English teaching Warschauer(2000)

17 Contexto Mudanças ocasionadas pela globalização e desenvolvimento tecnológico; Informacionalismo; Ênfase da abordagem comunicativa, na interação, em vez de buscar a perfeição de um nativo; Inglês é falado por muitos grupos de falantes não-nativos.

18 Inglês global -Muitas pessoas ao redor do mundo usam o inglês para se comunicarem, mas enfatizam a variedade local; -Os professores de inglês precisarão repensar a relação entre língua e cultura; -É necessário considerar as diferentes culturas das pessoas que falam inglês ao redor do mundo; -Multidialetismo – até mesmo os nativos precisarão aprender novos dialetos para comunicarem-se de forma eficaz no cenário internacional; -No séc. XXI – Inglês não será mais considerado a língua do outro.

19 Críticas ao inglês global - um meio de imperialismo lingüístico; -genocídio; -visão mais balanceada: aponta as vantagens de uma língua franca embora expresse preocupação com relação à diversidade lingüística; -a expansão do inglês privilegia certos grupos de pessoas e pode prejudicar outros que possuem menos oportunidade de aprendê-lo.

20 Emprego Mudança da produção e serviço para trabalhos que exigem processamento de informações e habilidades de análise; Três categorias de emprego: routine production service workers; in-person service workers; symbolic analysts Novas habilidades exigidas: análise crítica, avaliação, experimentação, colaboração, comunicação, abstração, reflexão e persuasão.

21 Emprego Conseqüências: -o papel do inglês como língua internacional para comunicação global; -mudança nos tipos de comunicação exigida em inglês; -abordagens baseadas em projetos darão aos aprendizes a oportunidade de aprender e praticar os tipos de solução analítica de problemas e argumentação. -inglês instrumental para as outras categorias de emprego. -educadores de língua precisam estar cientes da desigualdade e tentar diminuí-la.

22 Tecnologia Novas habilidades de língua e letramento exigidas pelo amplo uso da tecnologia da informação: leitura/pesquisa escrita/autoria

23 Leitura/pesquisa - Necessidade de processos psicolingüísticos diferentes para decodificar informação a partir da tela; - Mudança na maneira de ensinar estratégias de leitura; - Pensar sobre a combinação de textos com gráficos, imagens e conteúdo áudio-visual para comunicar uma mensagem; -Ler a partir da tela consiste em um ato menos passivo de decodificar uma mensagem de um autor e mais um ato consciente de criar conhecimento a partir de uma variedade de fontes.

24 Escrita/ autoria O auge do informacionalismo e o amplo uso de computadores e da Internet exigem uma escrita mais apurada. Habilidades exigidas: -Integrar textos, gráficos e material áudio-visual em apresentação multimídia; -Escrever de forma eficaz no gênero hipertexto; -Usar links internos e externos para comunicar bem uma mensagem; -Escrever para um público incerto; -Utilizar estratégias pragmáticas eficazes em várias circunstâncias da comunicação mediada pelo computador. -Habilidades de publicação necessárias para uma apresentação eficaz do material.

25 A divisão digital -

26 -

27 -


Carregar ppt "COMPUTER AND LANGUAGE LEARNING: AN OVERVIEW (Warschauer and Healey, 1998) Mestranda: Camila Kami Doutoranda: Azenaide Abreu Soares Vieira Profa. Dr: Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google