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Mestranda: Camila Kami

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Apresentação em tema: "Mestranda: Camila Kami"— Transcrição da apresentação:

1 Mestranda: Camila Kami
COMPUTER AND LANGUAGE LEARNING: AN OVERVIEW (Warschauer and Healey, 1998) Mestranda: Camila Kami Doutoranda: Azenaide Abreu Soares Vieira Profa. Dr: Maria Helena Vieira-Abrahão

2 Organização do texto - A evolução das tecnologias e o uso das mesmas nos processos de ensino e aprendizagem de línguas; Softwares completos X Professor; Softwares como ferramentas do professor e complemento às aulas; Pesquisas; Comunicação síncrona, assíncrona, Internet; Letramento digital

3 A história do CALL CALL behavorista (1950-1970) CALL comunicativo
( ) CALL integrative ( ) - teoria behavorista; - mainframe; - computador considerado um tutor mecânico; - drills; - PLATO: drills, explicações gramaticais e tradução de textos. -teorias cognitivas; - PC - foco na interação entre os alunos enquanto trabalham no computador; - atividades com foco no uso das formas; - ensino implícito da gramática; - encorajar os alunos a produzir enunciados originais; - programas de reconstrução de textos e simulações. - teoria sócio-cognitiva; - computador multimídia; - aprender a ler, escrever e comunicar por meio do computador; - foco no uso da língua em contextos sociais autênticos; - task-based, project-based, content-based - integrar as quatro habilidades; - integrar a tecnologia mais completamente no processo de aprendizado.

4 Os administradores esperam que um dado software:
CALL software Os administradores esperam que um dado software: forneça modelos reais e de linguagem do falante nativo em uma variedade de mídias; ofereça um currículo de aprendizado da língua; faça uma avaliação das necessidades dos aprendizes; determine o próximo passo para o aprendiz e promova prática da habilidade específica de que necessita; grava o que os aprendizes fazem, juntamente com uma avaliação; esteja disponível a qualquer hora e não exija pagamentos ou benefícios adicionais.

5 CALL software Os softwares mais completos, os quais “substituem” o professor: incluem currículo; são destinados a determinados públicos; não oferecem oportunidades para que o professor modifique o conteúdo. o objetivo é que os alunos trabalhem através do currículo baseado no computador independentemente do que acontece em sala de aula; o professor avalia as repostas livres, quando estas ocorrem. espera-se que o aprendiz juntamente com o professor decida quais as habilidades a serem trabalhadas e quais mídias usar.

6 CALL software Softwares mais limitados, porém mais flexíveis são grandes aliados do professor: vários tipos de prática com feedback; individualização em uma sala grande; pares ou grupos pequenos trabalham em projetos, tanto de forma colaborativa como competitiva; são divertidos; variedade em recursos disponíveis e estilos de aprendizado; aprendizado exploratório com grandes quantidades de insumo; desenvolvimento de habilidades reais com o manuseio do computador.

7 CALL software Outras vantagens:
- ainda existem drills de gramática e vocabulário, mas o vocabulário passou a ser contextualizado, a incorporar gráficos, gravação e reprodução de áudio, vídeo; correções de erro são mais sofisticadas e podem ajudar os alunos ao fornecerem feedback; programas de pronúncia incorporaram gravação e reprodução de voz, que podem ser comparadas a um modelo; drills incluíram jogos;

8 - simulações que despertam o trabalho colaborativo;
CALL software - simulações que despertam o trabalho colaborativo; programas de reconstrução de texto; o professor encoraja as estratégias produtivas no computador; os programas facilitaram a preparação das atividades pelo professor; alguns programas ajudam os alunos a gerar e organizar as idéias antes de escrevê-las; os processadores de texto possuem verificador ortográfico; dicionários podem ser acessados no computador; Concordancers → programas que buscam grandes quantidades de texto através de palavras específicas ou frases.

9 Pesquisa em atividades baseadas em software
quantidade e tipos de interação no computador; efeitos dos softwares no desenvolvimento de habilidades (escrita); respostas à multimídia; atitudes em relação aos computadores e ao CALL; como os alunos interagem no e com o computador; atitudes dos aprendizes com relação aos drills e a eficiência dos mesmos; uso do concordancer como ferramenta para exploração de vocabulário e gramática;

10 Pesquisa em atividades baseadas em software
listening; como os alunos se sentem e qual o desempenho dos mesmos com processadores de textos (escrita); o uso do como forma de melhorar a motivação e as habilidades de escrita; vídeos interativos; atitudes do professor ao introduzir o CALL em dados contextos.

11 A internet Aprendizes podem comunicar-se com outros aprendizes ou falantes da língua-alvo no mundo todo. A comunicação pode ser síncrona ou assíncrona Os aprendizes de diferentes línguas possuem acesso a uma grande quantidade de informações autênticas na língua-alvo e também podem publicar suas próprias informações para uma audiência internacional.

12 Discussão assistida pelo computador por meio de redes locais.
Comunicação síncrona Discussão assistida pelo computador por meio de redes locais. pesquisa: questões de participação, uso da língua e aprimoramento da escrita. Comunicação síncrona a distância por meio de chats resulta em sentenças mais curtas e simples. É utilizada quando há a necessidade de comunicação entre parceiros distantes ou como uma atividade extra para dar mais tempo aos aprendizes em uma dada tarefa.

13 Comunicação assíncrona
via , grupos, conferência pela internet. Objetivos: promover oportunidades de escrita autêntica por meio de grupos de discussão via (atividades de escrita na universidade); fornecer aos aprendizes maiores oportunidades de comunicação autêntica (em todos os níveis de ensino); realizar projetos colaborativos; Pesquisa Os processos e resultados do uso do durante um semestre. diários dialogados via .

14 A Internet Usos: fornecer exercícios lingüísticos;
acessar materiais autênticos de leitura; estimular exercícios comunicativos; publicar materiais dos alunos.

15 Preparar os aprendizes para agir em uma sociedade digital;
Letramento “digital” Preparar os aprendizes para agir em uma sociedade digital; Os aprendizes terão que desenvolver novas habilidades digitais devido a necessidade de acessar e responder a uma grande quantidade de materiais disponíveis em língua inglesa: Encontrar, avaliar e interpretar criticamente as informações na rede; Escrever no computador de forma eficaz: gêneros da comunicação eletrônica, relação de textos a outras mídias, publicação de páginas da web. Ensino a distância.

16 The changing global economy and the future of English teaching
Warschauer(2000)

17 Mudanças ocasionadas pela globalização e desenvolvimento tecnológico;
Contexto Mudanças ocasionadas pela globalização e desenvolvimento tecnológico; Informacionalismo; Ênfase da abordagem comunicativa, na interação, em vez de buscar a perfeição de um nativo; Inglês é falado por muitos grupos de falantes não-nativos.

18 Inglês global Muitas pessoas ao redor do mundo usam o inglês para se comunicarem, mas enfatizam a variedade local; Os professores de inglês precisarão repensar a relação entre língua e cultura; É necessário considerar as diferentes culturas das pessoas que falam inglês ao redor do mundo; Multidialetismo – até mesmo os nativos precisarão aprender novos dialetos para comunicarem-se de forma eficaz no cenário internacional; No séc. XXI – Inglês não será mais considerado a língua do “outro”.

19 Críticas ao inglês global
- um meio de imperialismo lingüístico; genocídio; visão mais balanceada: aponta as vantagens de uma língua franca embora expresse preocupação com relação à diversidade lingüística; a expansão do inglês privilegia certos grupos de pessoas e pode prejudicar outros que possuem menos oportunidade de aprendê-lo.

20 Emprego Mudança da produção e serviço para trabalhos que exigem processamento de informações e habilidades de análise; Três categorias de emprego: routine production service workers; in-person service workers; symbolic analysts Novas habilidades exigidas: análise crítica, avaliação, experimentação, colaboração, comunicação, abstração, reflexão e persuasão.

21 Emprego Conseqüências:
o papel do inglês como língua internacional para comunicação global; mudança nos tipos de comunicação exigida em inglês; abordagens baseadas em projetos darão aos aprendizes a oportunidade de aprender e praticar os tipos de solução analítica de problemas e argumentação. inglês instrumental para as outras categorias de emprego. educadores de língua precisam estar cientes da desigualdade e tentar diminuí-la.

22 Tecnologia Novas habilidades de língua e letramento exigidas pelo amplo uso da tecnologia da informação: leitura/pesquisa escrita/autoria

23 Leitura/pesquisa - Necessidade de processos psicolingüísticos diferentes para decodificar informação a partir da tela; - Mudança na maneira de ensinar estratégias de leitura; - Pensar sobre a combinação de textos com gráficos, imagens e conteúdo áudio-visual para comunicar uma mensagem; Ler a partir da tela consiste em um ato menos passivo de decodificar uma mensagem de um autor e mais um ato consciente de criar conhecimento a partir de uma variedade de fontes.

24 Escrita/ autoria O auge do informacionalismo e o amplo uso de computadores e da Internet exigem uma escrita mais apurada. Habilidades exigidas: Integrar textos, gráficos e material áudio-visual em apresentação multimídia; Escrever de forma eficaz no gênero hipertexto; Usar links internos e externos para comunicar bem uma mensagem; Escrever para um público incerto; Utilizar estratégias pragmáticas eficazes em várias circunstâncias da comunicação mediada pelo computador. Habilidades de publicação necessárias para uma apresentação eficaz do material.

25 A divisão digital -

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