A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia Trabalhos Prof. Ms. luigi chiaro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia Trabalhos Prof. Ms. luigi chiaro."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia Trabalhos Prof. Ms. luigi chiaro

2 Seminário 1 Tema: desigualdade e discriminação: do gênero à etnia. Material a ser estudado: Todos: arquivos: Desigualdades (Word) Etnocentrismo (PDF) Individual: Ribeiro, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 cada um o parágrafo/capítulo indicado.

3 1.2 atividade de apresentação Na 9ª semana haverá apresentação Etapa única: apresentação individual. Ênfase: a desigualdade étnico-racial e de gênero como formadora de uma identidade econômica do Brasil atual. (o ser negro e o ser mulher é motivo de discriminação econômica e cultural no Brasil?)

4 1.2 atividade de apresentação Cada discente deverá apresentar por escrito uma, com base nos textos indicados, um texto que poderá vir a ser aproveitado como parte inicial do seminário 2 e Extensão. Valor: 3,0/10 1,3/10 o material escrito (pontualidade, conteúdo,metodologia) 1,0/10 eventual apresentação (por sorteio) 0,7/10 presença e participação (desde o inicio dos trabalhos até o final).

5 A colonização de Guarapuava nas marcas de hoje. Atividade de pesquisa a ser desenvolvida em conjunto com as turmas de 2º; 6º; 8º ENGP, tendo como tema específico a realidade sócio-étnica-cultural dos colonizadores da cidade A questão racial e a os afro-descentens: um enfoque da questão sócio-cultural-econômica desde a colonização da região de Guarapuava até os nossos dias.

6 Seminário 2º Bim. A questão racial e a os afro-descentens: um enfoque da questão sócio-cultural-econômica desde a colonização da região de Guarapuava até os nossos dias. Haverá levantamento de informações em escolas municipais e estaduais de Guarapuava e nas escolas municipais e estaduais das cidades de origem dos discentes do ENGP sobre a etnia dos atendidos, trabalho, titulação acadêmica e outros indicadores econômicos (casa, carro, etc.)

7 cidades (de origem) Guarapuava Pitanga

8 Com base nas informações coletadas sobre as raízes étnica de Guarapuava e região, e sobre o perfil sócio-económico- cultural, inferir qual é o motivo da diferente (se é que será assim detectada) construção de uma identidade que poderia vir a ser definida extra nacional ou relativamente distinta.

9 Seminário 2º Bim. As informações deverão ser levantadas via questionário (com cerca de 5 a 7 perguntas). Com base nas informações serão elaborados gráficos e realizadas leituras relacionadas à etnia dos entrevistados relevando a quantidade de afro descendentes. Caso seja, de acordo hipótese, buscar a origem do fenômeno.

10 Possíveis pontos da entrevista Número de filhos Escolaridade do pai e da mãe Casa/apartamento; próprio/alugado Carro Trabalho: cargo

11 Apresentação Se antecipadas as etapas de estudo, poderá vir a ser apresentado na semana de cultura (11º) ou na 18º de acordo programa. Se apresentada na 18ª será no salão nobre com possibilidade de auditório. Cada grupo (definir a modalidade se por cidade ou blocos de cidades), apresentará ou via banner ou via paper ou tipo conferência as conclusões. Será entregue para o docente material explicativo da pesquisa. Valor: 1,5/10 0,5/10 trabalho escrito 1,0/10 apresentação, presença e provocação à anticipação.

12 Extensão (em conjunto com os períodos 2º; 6º e 8º). As raízes étnica de Guarapuava e região e a construção de uma identidade sócio- econômico-cultural. Uma análise das características sócio-econômico-cultural, com ênfase nos afro-descentes na construção econômica e cultural da região. regional.Valor: 2,0/10.

13 Desenvolvimento As informações coletadas no seminário 2 serão alicerce para o trabalho. No formulário de pesquisa serão inseridas perguntas estratégicas para detectar as características sócio-econômico-cultural dos entrevistados. De modo a formular um identiquite dos habitantes da região de Guarapuava.

14 Objetivo Entender a originalidade do povo da região objeto da pesquisa. Averiguar se a origem étnica tem direta influência sobre a formação econômica e cultural de um grupo social ou uma inteira região Justificar o porque a região não apresenta uma significativa presença (numérica) de descendentes afro na época da colonização mantendo essa caracterísitca até hoje.

15 Apresentação Caso venha a ser realizada em tempo hábil, poderá ser apresentada na semana de iniciação Científica (13ª) ou de Cultura (11ª). Haverá apresentação da atividade (que engloba o seminário 2) na 19º semana. O local e a modalidade de apresentação será viabilizado de acordo com os demais cursos citados no projeto. Valor: 2,0/10.


Carregar ppt "Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia Trabalhos Prof. Ms. luigi chiaro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google